ABES
(Associação Brasileira das Empresas de Software)
Órgão que regulamenta em âmbito nacional a criação e a distribuição de softwares.

ABS
A função ABS é utilizada em praticamente todos os aplicativos que realizam cálculos matemáticos, bem como em linguagens de programação. Retorna o módulo ou valor absoluto de um número.
Por exemplo: ABS(1) = 1 e ABS(-1) = 1.

Abstrato | Abstract
Um tipo de dado definido pelas operações que podem ser realizadas sobre eles e não por suas propriedades,  dados abstratos.

Acelerador | Accelerator
Em Software uma tecla ou um atalho para executar uma determinada função. Em Hardware, um dispositivo que melhora o desempenho de um outro Hardware e dos programas vinculados.
Por exemplo: Acelerador gráfico.

Acelerador gráfico
Uma placa de vídeo de alto desempenho. Sua função é aumentar a velocidade de apresentação das telas no monitor.

Acessibilidade | Accessibility
Capacidade que um sistema tem de possibilitar acesso de Hardware ou Software para pessoas com deficiências físicas como: dificuldades de locomoção, cegueira ou surdez.

Acrobat
Um programa que trabalha com documentos multiplataforma no formato PDF (Portable Document Format). Este documento pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais como Windows, Macintosh e UNIX.

ActiveX
Componentes utilizados para permitir a conexão via objetos ativos, com aplicações do lado servidor. É uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft como alternativa para o Java e roda apenas em plataforma para Windows.

Acumulador | Accumulator
Um registrador utilizado para processar cálculos lógicos e aritméticos. Aparece sempre que os programas necessitam contar itens ou acumular uma soma.

AD
(Analogic-Digital ou Analógico-Digital)

ADA
Linguagem de programação desenvolvida em 1979 pelo Departamento de Defesa Americano. Utilizada para resolver problemas de multiprogramação e multiprocesso em tempo real, tanto para fins científicos como para fins administrativos.

ADC
(Analogic-Digital Conversor ou Conversor Analógico-Digital)
Dispositivo que transforma sinais analógicos em sinais digitais.

Agent
Um programa de computador ou processo que opera sobre uma aplicação cliente ou servidor e realiza uma função específica, como uma troca de informações.
Veja também: Aplicação.

AGP
(Accelered Graphics Port ou Porta Gráfica Acelerada)
Desenvolvida pela Intel, para melhorar a performance e a qualidade de imagens 3D.
Veja também: Acelerador gráfico

Aiff
Um dos muitos formatos de arquivos de som para Macintosh.

AIS
(Wide Area Information Service ou Serviço de Informação de Longo Alcance)
É o sistema em que o usuário conecta-se e obtém as informações que deseja ou o fornecedor do serviço distribui as informações de acordo com as necessidades do usuário.

AlgoL
(Algorithmic Language ou Linguagem Algorítmica)
Linguagem de programação desenvolvida em 1958, exclusivamente voltada para fins matemáticos.

Algoritmo | Algorithm
Seqüência de procedimentos bem definidos que, quando seguida, leva à solução de uma determinada classe de problemas. Os algoritmos eficazes devem ter as seguintes propriedades: finitos, determinísticos e gerais.

Alias
Significa o segundo nome, ou apelido. Pode referenciar um endereço eletrônico alternativo de uma pessoa ou grupo de pessoas, ou ainda um segundo nome de uma máquina. É também um dos comandos básicos do UNIX.

Alpha geek
Apelido atribuído ao mais sabichão e competente de uma empresa de computação.

Alta Densidade
(High Density ou HD)
Identifica a espessura de gravação do disco. Acompanha normalmente a designação de disquetes de 3½” ou 5¼”. O de 3½” HD pode armazenar 1,44 megabytes e o de 5¼” HD chega a 1,2 megabytes de dados.

Alta Vista
Serviço de pesquisa e obtenção de informações na Internet, desenvolvido e oferecido pela Digital no site http://www.altavista.com ou http://www.altavista.digital.com.

ALU | ULA
(Arithmetic Logic Unit ou Unidade Lógica e Aritmética)
Circuito de alta velocidade da CPU que efetua cálculos de dados numéricos e comparações entre dados alfanuméricos.

Analógico
Sistema onde o sinal tem a propriedade de variar continuamente em força ou quantidade, como a intensidade de um som.

Âncora
Elemento de um hipertexto, ou de um sistema hipermídia, ao qual é associado um elo de ligação. Um link para o próprio documento html.

AND
Operador lógico utilizado para combinação de dois bits. Retorna 1 se ambos os operadores forem 1 e retorna 0 caso outra combinação.

Anonymous
(Anônimo)
Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar que trata-se de um usuário não registrado na máquina em questão. A password a fornecer de seguida deve ser o endereço eletrônico. O sistema permitirá apenas o acesso aos arquivos públicos.
Veja também: FTP anônimo.

ANSI
(American National Standards Institute ou Instituto Nacional Americano de Padronização)
Uma organização afiliada à ISO formada por grupos da comunidade industrial e comercial. É a principal organização norte-americana envolvida na definição de padrões básicos em normas técnicas. Por exemplo o padrão ASCII.

ANSI.SYS
Controlador de dispositivo que pode ser instalado no arquivo CONFIG.SYS e  permite habilitar o uso dos comandos ANSI. Esses comandos permitem um controle muito maior do teclado comparado com o oferecido pelo DOS.

Antialiasing
Processo que suaviza as bordas serrilhadas de linhas curvas ou angulares, provocado por uma resolução de vídeo inadequada. Também usado em algumas impressoras para produzir saídas impressas de qualidade superior, sem aumentar a resolução.

AOL
(America Online)
Um dos principais provedores de serviços de Internet dos EUA. São oferecidos recursos educacionais, correio eletrônico, notícias, entretenimento e  suporte técnico.

API
(Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos).
É um conjunto de rotinas e funções pré-compiladas e prontas que realizam uma tarefa comum. Aparecem normalmente no formato de dll's. Estas interfaces foram concebidas para padronizar recursos do sistema operacional utilizados pelos aplicativos. Entre as API's mais utilizadas, temos a API do Windows, de correio eletrônico (MAPI) e de vinculação de objetos (OLE).

Aplicação
Programa que faz uso da máquina, executando tarefas, utilizando serviços de rede tais como transferência de arquivos, login remoto e correio eletrônico.

Aplicação Internet
Também conhecida como aplicação TCP/IP, são os programas de aplicações que utilizam os protocolos da rede conhecidos como FTP e HTTP. Trata-se de navegadores, correio eletrônico, bate-papo, transferência de arquivos e outros.

Aplicação Java
São programas de aplicação, desenvolvidos na linguagem de programação orientada a objetos Java. Possuem comportamento similar a de outras aplicações.

Aplicativo
É todo arquivo executável que possa rodar sob um sistema operacional. Compõe um programa destinado a executar uma tarefa específica, como processamento de texto, processamento de imagens ou gerenciamento de banco de dados.

Appeasing engineer
Apelido atribuído ao técnico apaziguador. Define o profissional que, chamado para resolver um problema no micro, vem rapidamente, dentro do prazo estipulado, e verifica se o computador está ligado na tomada. Aí, em vez de consertar, telefona para o chefe para perguntar o que fazer.

Applet
É um pequeno programa construído na linguagem de programação Java. Os Applets são executados a partir do código HTML no cliente quando a página é acessada. Estes pequenos programas podem executar tarefas de controle de acessos, efeitos gráficos, sons e segurança, como por exemplo a criptografia. Este nome Applet, tem uma alusão à palavra application do inglês.

Arackers
Apelido atribuído aos "hackers-de-araque". Pessoas que tentam burlar a segurança dos sistemas, mas apenas conseguem inventar histórias.

Archie
Um serviço de busca de arquivos armazenados em FTP anônimo. Pouco disseminado no Brasil. É uma Ferramenta que permite a procura de arquivos e informações em servidores FTP. Indica-se ao archie o nome do arquivo ou parte dele, que deseja encontrar e ele dá-lhe o nome (endereço) dos servidores onde o pode encontrar.

Architorture
Nome atribuído ao campo da computação que lida com Hardware, devido aos constantes conflitos.

ARPA
(Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas).
A instituição de defesa norte-americana responsável pela investigação avançada e pela criação da ARPANET.

ARPANET
(Advanced Research Projects Agency Network ou Rede da ARPA).
Rede de computadores de longa distância criada em 1969 pelo Departamento de Defesa norte-americano, interligando na época instituições militares. Em meados dos anos 70 várias grandes universidades americanas aderiram à rede, que deu lugar à atual Internet, sendo conhecida como a rede-mãe da Internet que funciona até hoje com a tecnologia de comutação de pacotes de informações.

Arquitetura Cliente/Servidor
(Client/Server Architeture).
É toda arquitetura de rede onde estações (microcomputadores) executam aplicações clientes (usam). Estas utilizam-se de programas servidores (fornecem) para transferência de dados do próprio servidor ou comunicação com outras estações e suas aplicações clientes.

Arquitetura de rede
É a coleção de regras lógicas (conjuntos hierárquicos de protocolos) que estabelece a comunicação entre os computadores interligados fisicamente em uma rede.

Arquivo
É um conjunto de dados, passíveis de serem entendidos pelo computador. O Software do computador é definido através de arquivos. O sistema operacional, os aplicativos e os documentos que são manipulados pela máquina são compostos de milhares de arquivos.
Cada arquivo possui um nome que o identifica. No sistema operacional MS-DOS possuía nome de até 8 caracteres e extensão de até 3, não suportando todos os caracteres como o espaço. No Windows 95 e 98 um arquivo pode possuir até 255 caracteres inclusive espaço onde a extensão torna-se importante ainda para identificar o tipo do arquivo. No Unix o nome do arquivo é corrido, podendo ter ou não extensão e há diferença entre maiúsculas e minúsculas.
Exemplos de arquivos:
arquivos.wav - arquivos de som para Windows;
arquivos.au – arquivos de som para Unix;
arquivos.exe – arquivos executáveis para Windows.

Arrab
Palavra utilizada para representar quando estiver sendo ditado, o caracter "\". É a barra invertida.

Artigo | Article
Um texto existente na Usenet/News.

Árvore binária
Veja Binary tree.

Árvore de Decisão
Ferramenta gráfica para retratar a hierarquia de condições independentes e as atividades resultantes de cada combinação válida das condições.
Veja também: Binary tree.

ASCII
(American Standard Code Information Interchange ou Código Padrão Americano para Troca de Informação)
Tabela de códigos padronizada onde as letras são representadas por valores numéricos, dígitos, símbolos e etc. Funciona como um vocabulário padrão entre os computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 255. Englobando todos os caracteres maiúsculos e minúsculos da língua Inglesa e mais alguns símbolos.

ASIC
(Application Specific Integrated Circuit ou Circuitos Integrados de Aplicação Específica)
São Chips que fazem funcionar produtos de consumo, como fornos de microondas, automóveis, equipamentos de telecomunicações, robôs e linhas de produção industrial.

ASP
(Association of Shareware Profissionals ou Associação de Softwares Demonstrativos Profissionais)

Assembly
Linguagem de programação de baixo nível, um pouco acima da linguagem de máquina. Cada instrução Assembly é convertida em uma instrução de máquina. É voltada especialmente para o tipo de computador onde está sendo usada.

Assinatura
Um arquivo pequeno, geralmente três ou quatro linhas, inserido no final de mensagens eletrônicas. Também pode representar o ato de subscrever uma lista de discussão ou newsgroup. Apresenta a extensão .sig ou .signature.

Assíncrono
Um processo é considerado assíncrono se não depende de outros para funcionar. Por exemplo: Dois programas funcionando paralelamente, fora de sincronia, um não dependendo do outro.
Veja também: Multitarefa e Síncrono.

ATA
Drive de disco que integra a controladora e o próprio disco numa mesma unidade. Há várias versões desse dispositivo. ATA (ou ATAPI) corresponde ao IDE. ATA-2 é o EIDE. ATA-3 (ou Ultra ATA), transfere dados a 33,3 Mbps.

ATM
(Asynchronous Transfer Mode ou Modo de Transferência Assíncrono)
Protocolo de comunicação de alta velocidade, criado para o tráfego de dados e aplicações multimídia (som, voz, imagem, ...) sem atraso considerável. Divide a informação em pacotes muito pequenos, que são enviados sem uma seqüência. Estes pacotes se reorganizam quando chegam ao destino.

Attach | Attachment
Na Internet, significa o arquivo que se anexa a uma mensagem de correio eletrônico.

AUI
(Attchment Unit Interface ou Interface de Acoplamento de Unidade)
É o conector para cabo grosso 10Base5, usado em grandes redes. Por exemplo, proporciona conectividade entre o hub Ethernet isócromo e os hubs 10BaseT existentes.

AUP
(Acceptable Use Policy ou Acordo de uso)
Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus serviços. Pode ser um documento distribuído ao novo usuário de um determinado sistema.

Authoring tools
(Ferramentas de criação)
Programas para criar conteúdo não limitado, inclusive editores de texto, processadores de palavras, gravação de áudio, vídeo e cinema, processando e aplicando imagens.

Auto-estrada da informação eletrônica
Uma ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, de preferência com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome abusivamente usado para designar a(s) rede(s) atualmente existente(s), em particular a Internet.

Autoexec.bat
Arquivo que reúne comandos para o carregamento de dispositivos e/ou a execução de programas, assim que o computador é ligado: como o mouse, a placa de som. Um erro em qualquer das linhas da "lista de tarefas" impede o correto funcionamento da máquina.

Autopark
Função que os modernos discos rígidos possuem, responsável pela sua desativação do uso. Tecnicamente é o recuo das cabeças de leitura e gravação para a trilha zero, quando os mesmos não estão em operação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA