H.320
Padrão da ITU (International Telecommunications Union) que permite a interoperabilidade entre equipamentos de videoconferência de diferentes fabricantes em serviços de comutação de circuitos, como o ISDN, tornando viável, portanto, a videoconferência por computador. O H.320 estabelece os formatos comuns necessários para tornar compatíveis as entradas e saídas de áudio e vídeo e define um protocolo que permite a um terminal multimídia a utilização de links (enlaces) de comunicação audiovisuais e sincronização.

H.323
Protocolo de interoperabilidade da ITU (International Telecommunications Union) que permite a comunicação entre produtos e aplicações multimídia em redes baseadas em pacotes. No H.323, os produtos multimídia oferecidos por um fornecedor são capazes de operar com produtos de outro fornecedor, independentemente da compatibilidade de Hardware. Por exemplo, um PC pode compartilhar fluxos de áudio e vídeo em uma intranet ou na Internet. As aplicações são, portanto, independentes de rede, plataforma e aplicação.

Hacker
É aquela pessoa que possui uma grande facilidade de análise, assimilação, compreensão e capacidades surpreendentes de conseguir fazer o que quiser com um computador. O termo hacker define uma pessoa que usa seus conhecimentos técnicos, sem autorização,  para acessar sistemas privados.

Half duplex
Transmissão onde o envio e recepção de dados são feitos em tempos diferentes. A maioria dos terminais recebem e enviam dados através desta transmissão.
Veja também: Full duplex

Handshake
Método de sinalização usado entre um computador e uma impressora ou modem, para indicar a disponibilidade de envio e recebimento de dados.

Hard disk
(HD, Winchester ou Disco Rígido)
Veja Disco Rígido

Hardware
Termo que indica todas as partes físicas, elétricas e mecânicas de um computador. Em outras palavras, o equipamento.

hareware
Sistema que permite ao usuário testar um programa e só pagar caso tenha intenção de utilizá-lo.

HD
Acrônimo de Hard disk (Disco Rígido) e High Density (Alta Densidade) para disquetes.

HDLC
(High-level Data Link Control ou Controle de Ligações de Dados de Alto Nível)
Protocolo genérico, aceito mundialmente, de transmissão de informações. O HDLC estabelece padrões mínimos de rotinas técnicas para circular dados pelo planeta.

HDTV
(High Definition Television ou Televisão de Alta Definição)
Método de transmissão e recepção de sinais de televisão que produz imagens com muito mais nitidez e luminescência do que o processo normal.

Head
(Cabeçote)
Mecanismo de leitura/gravação de uma unidade de disco ou de fita magnética. Converte variações do campo magnético em sinais elétricos e vice-versa.

Head Crash
Colisão entre o cabeçote de um disco rígido e a sua superfície magnética de gravação, que gira em alta velocidade. Como resultado, a superfície magnética e/ou o cabeçote podem ser danificados.

Heap
Parte da memória utilizada para o armazenamento das estruturas de dados de tamanho e existência não determinada, durante a execução de um programa.

Hertz
Unidade de medida para freqüência, ciclos por segundo, normalmente abreviada como Hz.

Heurística
Método de solução de problemas indutivo baseado em regras derivadas do senso comum ou da experiência de um modelo teórico da matemática. Fornece uma base geral para a solução de problemas, contrastando com abordagens estritamente algorítmicas, que nunca variam.

Hexadecimal
Sistema de numeração de base 16, que usa os algarismos de 0 a 9, seguidos das letras de A a F.

HFS
(Hierarchical File Structure ou Estrutura Hierárquica de Arquivos)
O formato nativo de CD-ROM dos Macintosh. Os PC’s não conseguem ler os discos HFS, mas os Macs podem ler os discos ISO.

HGA
(Hercules Graphics Adapter)
Modelo de monitor de vídeo que suporta apenas duas cores amarelo e preto, modo texto e um modo gráfico de 720x348 pixels.

Hierarquia
Significa a distribuição em níveis, do mais alto ao mais baixo, muito utilizada em implementações. Um exemplo é a hierarquia dos diretórios do sistema operacional, que engloba a raíz e todos os subdiretórios. Os newsgroups também estão divididos numa hierarquia, começando nos níveis de topo (início do nome do grupo: soc, comp, sci, rec, misc, etc.) e sub-divididos em vários temas, dentro de cada designação de topo. Também é de fundamental importância na programação orientada a objetos para definir a hierarquia entre as classes que definem os objetos.

HiFD
(High Floppy Disk  ou Disquete de Alta Densidade)
Tecnologia da Sony para guardar em discos de 3½ polegadas até 200 MB de dados. Também requer drive diferente do atual 1.44 MB.

High
Termo utilizado para definir avanços ou uma verão melhorada.  Por exemplo: High tech - Alta tecnologia, High resolution – Alta resolução e etc.

HIMEM.SYS
Arquivo controlador de dispositivo que gerencia o uso da memória alta do computador no sistema operacional DOS.

Hipertexto
Apresentação de textos, imagens, sons e ações interligados em uma teia não linear que permite ao usuário percorrer assuntos inter-relacionados independentemente da ordem em que são apresentados. No hipertexto é possível ir e vir, "saltando" de um trecho a outro. O hipertexto permite comunicar e refinar idéias complexas, através de ligações ou ELOS (links) interligando trechos de texto, imagem e som.

HMA
(High Memory Area ou Área de Memória Alta)
Bloco de memória que começa em 640 KB e termina em 1024 KB. Utilizado pelos componentes do Hardware do sistema.

Home page
Página base do WWW de uma instituição ou particular. Escrita em HTML, pode conter textos, imagens, sons, ponteiros ou links para outras páginas ou outros servidores da Internet, etc.

Host
Computador principal num ambiente de processamento distribuído ou o computador central que controla uma rede. Na Internet é qualquer computador ligado à rede, não necessariamente um servidor.

Hostname
Nome utilizado em um computador na rede.

Howto
Documento(s) em formato eletrônico, que acompanham o Linux (versão de domínio público do Unix, para PC's) e que constituem uma espécie de manual, onde se pode procurar informação sobre quase toda a tarefa de instalação, administração e atualização do Linux.

HPFS
(High Performace File System ou Sistema de Arquivo de Alto Desempenho)
Sistema de arquivos desenvolvido pela Microsoft e IBM que procura acabar com várias limitações da FAT.

HTML
(HyperText Markup Language ou Linguagem de Programação Baseada em Marcas)
É a linguagem padrão para escrever páginas de documentos Web (WWW). É uma variante da SGML (Standard Generalized Markup Language), bem mais fácil de aprender e usar. Com essa linguagem de formatação pode-se definir páginas que contenham informações nos mais variados formatos: texto, som, imagens, animações e links para outros documentos. Não possui compilador e os arquivos HTML são interpretados pelo Navegador.

HTTP
(HiperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de HiperTexto)
O Protocolo mais comum usado na Internet. É o método pelo qual os documentos são transferidos do servidor para o cliente (os navegadores).  Permite a navegação na Web.

HTTPS
(HiperText Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência de HiperTexto Segura)
Este protocolo faz uma transferência de dados segura com criptografia. Exige softwares especiais para comunicação entre o cliente e o servidor comercial.

Hub
(Concentrador)
Dispositivo que conecta dois ou mais equipamentos de rede. Une grupos de computadores. Um dos principais componentes em uma rede com cabos par trançado.

Hyperlinks
São palavras ou gráficos, sublinhados ou com bordas, que tem endereços na Web (também conhecidos como um URL - Universal Resource Locator ou Localizador Universal de Recursos) incorporados. Quando você clica em um hyperlink, você salta para uma determinada página em um site específico da Web.
 
 
 
 

® Pesquisa RXA