Objeto
Muito utilizado na programação de sistemas, corresponde a uma variável que contém rotinas de dados e que é tratada como uma unidade separada.
Veja também: Orientação a objetos

OCR
(Optical Caracter Recognition ou Programa óptico de reconhecimento de caracteres)
Tecnologia utilizada para transformar a imagem do texto em arquivo texto editável. Geralmente utilizados junto com scanners.

Octal
Sistema de numeração de base 8, formado pelos dígitos de zero a sete.

ODI
(Open Datalink Interface)
Especificação da Novell, publicada em 1989, que permite a diversos protocolos e drivers compartilharem uma mesma placa de rede, sem conflito.

Offline
("Fora da linha")
Significa que nenhuma conexão por linha telefônica ou outra forma  está ativa no momento. Por exemplo, a leitura de e-mail offline implica que se possa lê-los no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor, tendo portanto sido transferidas previamente as mensagens para esse computador. As ligações offline não permitem a navegação interativa na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.

OIC
(Oh, I see  ou Oh!, eu vi)
Muito utilizado em bate-papos (chat's) e e-mail.

OLE
(Object Linking and Embbeding ou  Vinculação e Incorporação de Objetos)
Um padrão do ambiente Windows que permite que um trabalho criado em um programa seja inserido em um documento criado em outro programa. O OLE mantém vínculos entre o trabalho e o programa no qual foi criado, permitindo a atualização da versão inserida no documento.

Online
("Estar em linha")
Estar ligado em determinado momento à rede ou a um outro computador. Para alguém na Internet, "estar online", é necessário que nesse momento essa pessoa esteja usando a Internet e que tenha, portanto, efetuado o login num determinado computador da rede.

OnNow
Modificação no Hardware-PC para que a máquina fique pronta para o uso, sem o período de inicialização. Quando desligada, ela entra em estado de hibernação, podendo atender eventos como uma chamada telefônica.

OR
Operador lógico booleano “ou” usado para combinar dois bits. Resulta 1 quando os dois operadores forem iguais e 0 quando diferentes.

Orientação à objetos | OO
É a tecnologia aplicada em qualquer sistema ou linguagem de programação que permita o uso de objetos. Os objetos são definidos por classes e podem se relacionar entre sí.

OS/2
Sistema operacional desenvolvido pela IBM para os computadores da linha PC, baseados nos chips Intel. O OS/2 apresentou pela primeira vez uma interface gráfica e foi também o primeiro sistema operacional de 32 bits para os PC’s.

OSI
(Open Systems Interconnection ou Interconexão de Sistemas Abertos)
É um modelo conceitual de protocolo com sete camadas definido pela ISO, para a compreensão e o projeto de redes de computadores. Trata-se de uma padronização internacional para facilitar a comunicação entre computadores de diferentes fabricantes.
Veja também: ISO

Overclock
Fazer com que o processador trabalhe com maior velocidade do que com a qual ele foi testado e aprovado. Esta técnica consiste em configurar os jumpers da placa-mãe para alterar o barramento do sistema ou o multiplicador de clock do processador. Recomenda-se conhecer os prós e contras do overclock antes que se tente fazê-lo.

Overdrive
Tipo de processador que se encaixa sobre o chip já existente e lhe dá um ganho de velocidade de processamento. Dessa forma, efetua-se um upgrade no sistema.

Overflow
Indica uma tentativa de ultrapassar os valores máximos permitidos. O “estouro de pilha” é muito conhecido por programadores.

Overlay
Técnica de aproveitamento da memória principal, que permite carregar, em tempos diferentes, partes separadas de um mesmo programa adequadamente dividido.
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA