I/O
(Imput/Output  ou Entrada e Saída)

IAP
(Internet Access Providers ou Provedores de Acesso à Internet).

IBM PC
Linha de computadores pessoais lançada em 1981 e evoluiu consideravelmente passando pelos modelos XT (Extended Tecnology) e AT (Advanced Tecnology).

Ícone
Símbolos utilizados nas telas gráficas para representar funções. Muito utilizado no ambiente Windows.

ICQ
É o nome de um programa para chat em tempo real.

IDE
(Integrated Device Eletronics Interface ou Interface Eletrônica de Dispositivos Integrados)
Método para conexão de discos rígidos ao computador. Seu nome deriva do fato de o circuito de controle estar localizado na própria unidade.

IEEE
(Institute of Electrical and Electronics Engineers ou Instituto de Eletrônica e Engenheiros Eletrônicos)
Organização que estabelece regras e padrões para redes locais.

IETF
(Internet Engineering Task Force)
Um grupo de pessoas que tem a missão de criar soluções técnicas para a evolução da Internet.

Imagem Física
Expressão bastante usada pelas pessoas que trabalham na formatação de CD-ROM. Imagem física é um arquivo que o programa de CD-R cria no disco rígido, uma cópia bit-por-bit do que se pretende copiar. Ao queimar a laser o disco, o programa de "pré-master" copia a imagem real setor a setor.

IMHO
(In My Humble Opinion ou Na minha modesta opinião)
Sigla usada quando alguém deseja exprimir uma opinião e gosta de se manter modesto.

Impressora
Periférico de saída utilizado para projetar informações sobre o papel ou outro material de forma visual. Possui diversas resoluções medidas em dpi e pode ser monocromática ou colorida. Existem diferentes tipos como: matricial (com agulhas), jato de tinta e Lazer (a base de toner). É muito importante observar a velocidade de impressão.

Infonauta
Nome atribuído ao "viajante" no mundo da informação, aquele que navega à procura de informação. Assim como o astronauta, um "viajante interplanetário".

Informática
É a ciência que trata do processamento eletrônico da informação.

Information super-highway
Veja Auto-estrada da informação eletrônica.

Install
Programa ou ação de instalar um programa no micro e deixa-lo pronto para uso.

Intercasting
É o casamento de duas tecnologias: a tecnologia de transmissão dos sinais analógicos da televisão e a tecnologia digital dos computadores.

Interface
É a forma de relacionamento e interação entre o usuário, o programa e a máquina. Uma interface é um conjunto de chamadas possíveis a bibliotecas que contêm rotinas implementando determinados objetivos, neste caso, comunicação entre máquinas.

Internauta
Um internauta é um "viajante" na Web, aquele que navega na Internet.

Internet
Com um I maiúsculo, é uma rede mundial de computadores, que surgiu nos EUA  em 1969, durante a Guerra Fria, com o nome de Arpanet. A Internet ligava, inicialmente, apenas quatro computadores nos Estados Unidos. Durante muito tempo, permaneceu restrita à comunidade acadêmica. Foi só nos últimos anos que o público em geral passou a freqüenta-la. No Brasil, a rede chegou para auxiliar pesquisadores, em 1988. Em seguida, espalhou-se pelas universidades. Os consumidores puderam se conectar a ela a partir de 1995, quando diversas empresas passaram a vender o acesso à rede.

internet
Com um i minúsculo, internet designa um conjunto de redes, apenas, e não especificamente de computadores.

Internet Address
Um número que identifica de modo único um host conectado a uma rede TCP/IP. Também chamado endereço IP.

Internetiano
Nome atribuído à pessoa  que navega na Internet. Também conhecido como Internauta.

Internetwork
Diversas redes ou subredes conectadas entre si para formar uma grande rede abrangente.

Internic
Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem o pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial.

Interpolada (resolução)
Resolução aumentada devido ao uso de Software específico. Apesar de aumentar a resolução, aumenta também o tamanho do arquivo.

Interrupção
Sinal enviado por um dispositivo quando o mesmo precisa da atenção da CPU. Cada dispositivo usa uma linha de sinal de interrupção específica, com um número limitado disponível.

Intranet
(Internal Web ou Teia interna)
O World Wide Web, usado como ferramenta de comunicação e canal de distribuição de informações no âmbito interno da organização, aliado a outros recursos desenvolvidos para a Internet, como o FTP e o correio eletrônico.

IOM
(In My Opinion ou “Na minha opinião”)
Abreviatura usada na Internet em e-mail ou conversas de chat.

IOW
(In Other Words ou  “Em outras palavras”)
Utilizada em e-mail ou conversas de chat.

IP
(Internet Protocol ou Protocolo da Internet)
Responsável pela identificação das máquinas, redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. Corresponde ao protocolo de nível 3 do modelo OSI. O IP é o protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP desenvolvida e usada na Internet. É o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.

IP Address | Endereço IP
Versão numérica do nome do domínio. Usualmente, não vista pelos usuários iniciantes, pois eles acessam um nome e não um número. Todo computador na Rede tem um endereço numérico IP válido, utilizado para sua identificação.

IP spoofing
Técnica avançada para quebra de segurança, na qual um computador finge ser outro host, o qual tem a confiança daquele host que o atacante deseja quebrar a segurança.

IPX
(Internetwork Packet Exchange ou Intercâmbio de Pacotes entre Redes)
Protocolo muito utilizado em redes Novell.

IRC
(Internet Relay Chat)
Sistema que permite a troca de mensagens em tempo real entre vários usuários na Internet. Os usuários deste sistema podem entrar num grupo já existente ou criar o seu próprio grupo de discussão. É a forma mais próxima do que seria uma "conversa escrita" na rede.

IRL
(In real life ou na vida real).
Muito utilizado em e-mails e conversas de chats.

IRQ
(Interrupt Request line ou Linha de Pedido de Interrupção)
É um canal dedicado entre um periférico e o processador. Quase todas as placas precisam do uso exclusivo de um deles, chegando por vezes a pedir 3 IRQ’s. E dado que o CPU apenas dispõe de 16 IRQ’s, metade dos quais estão reservados para dispositivos na própria placa mãe, encontrar um IRQ livre nem sempre é fácil.

ISA
(Industry Standard Architecture ou Arquitetura Padrão Industrial)
Designação não-oficial para o padrão de bus (barramento) do projeto dos computadores PC/XT da IBM.

ISAPI
(Internet Server Aplication Program Interface ou Interface de Programa Aplicativo Servidor de Internet)
São aplicações, similares as CGI, que rodam do lado servidor e estendem as características do Microsoft IIS (Internet Information Server) em maquinas com sistema operacional Windows NT. Estas aplicações são geralmente escritas em C ou C++.

ISDN
(Integrated Service Digital Network ou Rede Digital Integradora de Serviços- RDIS)
É uma evolução das linhas telefônicas Atuais baseada em linhas digitais (e não analógicas) com maior custo, maior velocidade (a partir de 64 Kbps) e com melhor qualidade. Nomeadamente, é com este tipo de linhas que se pode pensar ter em casa os vídeo-telefones dos filmes. Exige cabeamento metálico e linhas de telefone especiais. Trabalha com dois canais, permitindo velocidades de 15000 Kbps. Resumidamente é o padrão para transmissão de voz, vídeo e dados através de linhas telefônicas digitais.

ISO
(International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização)
Uma organização internacional formada por órgãos de diversos países, tais como o ANSI (americano), o BSI (inglês), o AFNOR (francês) e a ABNT (brasileira). Seu objetivo é estabelecer padrões industriais de aceitação mundial.

ISP
(Internet Service Provider ou Provedor de Serviços de Internet)
Empresa que fornece serviços para os usuários da rede Internet. Algumas oferecem serviços de acesso discado através de ligação telefônica. Outras oferecem serviços de projetos de Web Sites (Home Pages).

ITU
(International Telecomunications Union ou União Internacional de Telecomunicações)
Órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pelo estabelecimento de normas e padrões em telecomunicações.

 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA