EBCDIC
(Extended Binary Coded Decimal Interchange Code ou Código de Intercâmbio Decimal Codificado em Binário Estendido)
Código binário de 8 bits que deriva do código numérico BCD.

ECP
(Extended Capabilities Port ou Porta de Capacidade Estendida)
Porta paralela bidirecional com taxas de transferência 10 vezes maiores que as SPP's.

EDO
(Extended Data Out ou Saída Estendida de Dados)
Tipo de chips de memória que proporciona um aumento de desempenho de 10 a 30% em comparação à memória RAM tradicional. Tecnicamente a inovação do EDO é o encurtamento dos tempos de ciclo de memória e prolongar o tempo durante o qual os dados permanecem no bus do processador, reduzindo o número de estados de espera no acesso à memória principal.

EDU
Sufixo presente em variados endereços na Internet e que designa instituições de ensino/educação (edu=educational) nos EUA.

EEPROM
(Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory ou ROM Programável e Apagável Elétricamente)
Chip de memória não-volátil que é programado numa etapa posterior à sua fabricação. Um EEPROM somente pode ter a sua programação apagada e ser reprogramado eletricamente.

EGA
(Enhanced Graphics Adapter ou Adaptador Gráfico Melhorado)
Adaptador de vídeo da IBM, lançado em 1984. Suporta o modo texto e um modo gráfico de resolução média. Foi substituído pelo padrão VGA.

EIDE
(Enhanced IDE, Fast IDE ou IDE melhorada)
Conexão para periféricos com velocidades de 12 Mbps e aceita discos de até 8,4 MB aproximando-se dos padrões SCSI. É o apelido dado pela Westen Digital às várias melhorias acrescentadas à especificação ATA, a qual nós conhecemos hoje como IDE.

Eiffel
Linguagem de programação orientada à objetos desenvolvida por Bertrand Meyer em 1988. Tem por característica a extensibilidade e a possibilidade de usar módulos em diversos programas. Possui versões para DOS, Windows, OS/2 e UNIX.

EISA
(Extend Industry Standard Architecture)
Padrão de bus (barramento), lançado em 1988, por um consórcio de empresas formado pela AST T/Research, Compaq, Epson, Hewlett-Packard, NEC, Olivetti, Tandy, Wyse e Zenith.

ELM
Um programa/leitor de correio eletrônico para ambientes Unix e também possui versões para outros sistemas operacionais. À base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor.

E-Mail
(Correio eletrônico)
Sistema utilizado para troca de mensagens na Internet. Similar ao sistema postal, composto por um remetente e um destinatário.

E-mail address
Endereço de correio eletrônico. Ver endereço eletrônico.

Emoticons
Emotional icons, ou ícones que transmitem emoções. Ver Smiley

EMS
(Expanded Memory Especification ou Especificação de Memória Expandida)
Padrão antigo de memória que algumas aplicações DOS utilizam. Pode endereçar até 32 MB de memória em computadores Intel. Também conhecida como especificação LIM.

Endereço eletrônico (E-mail)
É uma cadeia de caracteres, do tipo usuário@domínio que identifica um determinado usuário dentro da Internet e permite o envio e o recebimento de mensagens e arquivos.

Endereço eletrônico (Site)
Para acesso às páginas de um site WWW é necessário um endereço do tipo protocolo://WWW.domínio. Por exemplo: http://www.coelhos.com.br.  Neste exemplo  a classificação da organização é com (comercial), mas poderá ser também edu (educacional), gov (governo), mil (órgão militar), org (outra organização) e net (provedor). O identificador de país utiliza geralmente duas letras: “br” (Brasil), “de” (Alemanha), ... Exceto para os Estados Unidos que não utiliza nenhuma ou “eu”.

Endereço IP
Série de números que designa cada computador ou grupo de computadores conectados à Internet. É um endereço de 32 bits e quatro classes A, B, C e D. Exemplo: 200.192.175.95

Energy Star
Nome atribuído ao projeto de baixo consumo de energia elétrica. Aparece em vários aparelhos como monitores de vídeo, reduzindo o consumo de energia quando o equipamento está inativo.

Eniac
(Eletronic Numerical Integrator And Calculador)
Considerado o primeiro computador digital eletrônico de alta velocidade a ter tido uso efetivo, um marco importante na história do computador. Foi o primeiro e verdadeiro computador eletrônico, isto é, sem peças mecânicas. Desenvolvido em 1946 na universidade da Pensilvânia/EUA pelos cientistas Eckert e Mauchley, com a colaboração de Turing. O ENIAC utilizava 18.000 válvulas, sendo que de dois em dois minutos uma se queimava.

Ensino à distância
De modo geral, qualquer sistema ou processo educacional ou de aprendizado em que o professor/instrutor está geográfica ou cronologicamente separado de seus alunos, ou em que os alunos estão separados de outros alunos ou de recursos educacionais. Hoje, o aprendizado à distância é realizado através da implementação da tecnologia eletrônica e da informática para a conexão entre professores e alunos em tempo real, com retardo ou conforme a necessidade.

Entrelaçado e Não Entrelaçado
É ao modo que os pontos luminosos do monitor piscam. No modo entrelaçado eles piscam "um de cada vez", o que pode acarretar canseira nos olhos, em alguns casos. Já o monitor não entrelaçado, pisca todos os pontos de uma só vez, evitando este problema.

EPP
(Enhanced Parallel Port ou Porta paralela bidirecional)
Com taxas de transferência 10 vezes maiores que as SPP’s. Normalmente usada quando se instala um Scanner.

EPROM
(Erasable Programmable Read-Only Memory ou Memória Somente para a Leitura Programável Apagável)
Tipo de memória que pode ser alterada pelo usuário, como é o caso dos cartuchos de videogame. É um Chip de memória não-volátil que é programado numa etapa posterior à sua fabricação. Uma EPROM pode ter a sua programação apagada e ser reprogramado em seguida.

Escalonamento
Tarefa executada por um sistema operacional multitarefa para dividir o tempo do processador entre os vários processos.

Escovador de bits
É o nome atribuído ao sujeito que sabe tudo do coração das máquinas. Conhece linguagens como C++, domina como poucos a sopa de letras das siglas e é um craque nas API’s de um sistema operacional.

Ethernet
Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo PARC (Palo Alto Research Center) da Xerox nos EUA. É uma das arquiteturas possíveis e muito utilizada em redes locais. As redes Ethernet usam normalmente cabos coaxiais (podem também usar outros meios como: cabo par trançado, ondas de rádio, etc.) que interligam vários computadores. Cada um deles acessa à rede em concorrência com os outros, existindo depois regras/convenções que permitem designar qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. A informação pode ser transmitida em modo "Broadcast", ou seja, para todos os outros computadores da rede e não apenas para um só.

Eudora
Um programa/leitor de correio eletrônico muito completo, existente em várias plataformas, entre elas, os Macintosh e PC (Windows).

Evento
Ocorrência externa ao aplicativo, normalmente provocada pelo usuário através de um dispositivo de entrada, que pode a qualquer instante, causar alteração no fluxo do programa.

Exabyte
Corresponde a 1.152.921.504.606.846.976 bytes (um quintilhão). É abreviado como EB.

Executável
Um arquivo de programa que pode ser executado ou rodado. Geralmente possui extensão .bat, .exe, .com ou outras.

Extranet
Extensão de uma intranet corporativa utilizando a tecnologia WWW, permitindo assim atravessar fronteiras e garantir acessos limitados a uma intranet para melhorar a comunicação de clientes e fornecedores.

Ezine
Revista eletrônica. Abreviatura de Eletrônic MagaZINE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA