DA
(Digital-Analog ou digital-analógico)

DAC
(Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico)

Daemon
Programa em execução num computador servidor e está sempre pronto para receber solicitações de outros programas, executar determinada ação e retornar a resposta adequada.

DAT
Tipo de fita magnética que suporta dados e até áudio digital.

Datagram
(Datagrama)
É um pacote de informação que contém os dados do usuário, permitindo sua transferência numa rede de pacotes.

Datamining
(Mineração de dados)
Técnica utilizada para explorar a base de dados em busca de informações específicas que possam auxiliar na tomada de decisões e inferir no comportamento empresarial.

DBASE
Primeiro sistema de gerenciamento de banco de dados relacional completo para computadores pessoais, desenvolvido originalmente para máquinas CP/M. O formato de arquivo DBF do dBASE tornou-se um padrão usado por muitos aplicativos.
Veja também: Clipper

DBMS
(DataBase Management System ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)

DCE
(Data Communication Equipment ou Equipamento de Comunicação de dados)

DCI
(Display Control Interface ou Interface de Controle do Vídeo)

DDE
(Dynamic Data Exchange ou Troca de Dados Dinâmicos)
Consiste num método de troca de informações. Quando dois aplicativos que fornecem suporte ao DDE se encontram ativos, eles podem trocar dados entre si de uma forma rápida. O DDE foi o primeiro conceito de atualização de arquivos entre aplicativos desenvolvido para interfaces gráficas. Ele funciona através do binômio copiar/colar.

DDI
(Device Driver Interface ou Interface de Driver de Dispositivo)
Permite aos fornecedores oferecem a vantagem de características específicas de aceleração de Hardware. Através da interface o usuário pode configurar o drive que é o controle lógico do Hardware.

DDN
(Defense Data Network ou Rede de Dados de Defesa “Militar”)
Uma parte da Internet que conecta bases militares norte-americanas e seus fornecedores. É usada para comunicações não-confidenciais. A MILNET (rede militar) é uma das redes DDN.

Deadlock
(Abraço mortal)
Situação em que um processo espera por um recurso que nunca poderá alocar. Um caso típico é quando um processo A está utilizando um recurso X e espera pelo recurso Y, já alocado por um processo B, que por sua vez espera pelo recurso X.

Debug
(Depurar)
Em Software significa encontrar e corrigir erros (bug's). Em Hardware significa corrigir problemas de funcionamento.

Debundling
Venda de produtos que só poderiam ser comercializados juntamente com um Hardware. Um exemplo típico é a violação de kits multimídia.

Default
Valor e/ou informação assumida em determinada situação, quando nenhuma outra é especificada para o seu lugar.

Defragmentador
É um arrumador de discos. Cada arquivo que você grava no HD é dividido em vários pedaços, que vão sendo gravados pelo disco. Isto causa uma diminuição no desempenho de acesso a estes arquivos. Se você corrige este problema, poderá economizar um bom tempo. É necessário rodar antes o Scandisk para corrigir falhas físicas e depois o defragmentador de discos.

Delete
Excluir, eliminar, apagar algo.

Delphi
Linguagem de programação criada pela Borland e muito difundida comercialmente. É considerada a versão da linguagem Pascal para a plataforma Windows, o Object Pascal. Apresenta códigos totalmente compiláveis, ferramentas visuais e tecnologia para a composição de bases de dados escaláveis, possui facilidades para um rápido desenvolvimento de sistemas e aplicações Cliente/Servidor.

Demo
Demonstrativo de Software (programa), geralmente ele está incompleto propositadamente, para aguçar e forçar você a comprar um original/registrado.

Demodulação
Reconversão de tons acústicos novamente em sinais digitais, que passam para o micro. Operação realizada pelo microcomputador receptor da transmissão.

Designossauro
Nome atribuído aos desenhistas que se recusam a usar o computador.

Desktop
Em português, “topo da mesa”. No computador, é a tela que funciona como uma mesa, sobre ela você pode colocar as ferramentas que mais usa. O recurso do Desktop está presente nos sistemas operacionais System7, para Mac, e Windows95, para PC.

Developer
(Programador)
É a pessoa responsável pela criação dos Softwares. Utiliza as linguagens de programação de forma lógica, esta lógica de programação pode ser estrutural ou orientada à objetos.

Device Bay
Nova especificação que padroniza o tamanho e o formato das conexões de periféricos como: drives de disco, modems e dispositivos de áudio. As portas de comunicação do Device Bay aceitam conexões dos padrões FireWire e USB.

Device drivers
(Drivers de Dispositivo)
Programas que gerenciam o funcionamento de periféricos e outros programas.

DFD
(Diagrama de Fluxo de Dados)
Ferramenta gráfica de análise utilizada para detectar as participações de um sistema dentro de uma rede de atividades e suas interfaces, juntamente com suas origens, destinos e depósitos de dados.

DHCP
(Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de Configuração de Host Dinâmico)
Serviço que utiliza os recursos do protocolo TCP/IP para atribuir um endereço IP temporário automático à um host.

DHTML
(HTML dinâmico)
Uma versão mais recente da linguagem de formatação de marcas para a Web. Esta tecnologia permite atribuir elegância, interatividade e recursos gráficos às páginas da Internet.

Dial-In
Designação de um tipo de ligação ou de um ato de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de uma chamada (telefônica - Dial) para um computador, através de um modem. Método de acesso a uma rede ou computador remoto via rede telefônica, discando o número onde está a rede ou computador.

Dial-Up
A rede ou conexão Dial-Up é a porta de comunicação entre o computador e a Internet. É composto por uma série de funções e protocolos, principalmente o TCP/IP, que permitem ao computador entrar em rede e conversar com a Net através de um modem. Informando um número de linha discada de um provedor pago e um endereço da Web, o usuário pode facilmente conectar-se à rede mundial através de alguns cliques do mouse.

Dicionário de Dados
Repositório de definições de todos os fluxos de dados e depósitos de dados de um diagrama de fluxo de dados. Define dados compostos em termos de seus componentes e dados elementares em termos do sentido de cada valor que ele possa assumir.

Digital
Sistema onde o sinal não tem a propriedade de variar. É a informação processada de forma binária através de bits (dígitos binários).

Digitalização
Processo de conversão de um dado analógico para um formato de representação digital, possível de ser armazenado e manipulado através do computador.

Dígito
Um caracter usado para indicar um número inteiro em um sistema de numeração.

DIMM
(Dual In-line Memory Modules ou Módulos de Memória em Linha Dupla)
Tipo de memória RAM do computador. Uma versão mais avançada e mais recente que o padrão SIMM.

Dinamic mounting
Mecanismo utilizado pelo sistema operacional para associar volumes com sistemas de arquivos.

Direct  draw
Um dos 4 elementos iniciais da Direct-X. Se parece com a DCI pelo controle que oferece sobre o Hardware de vídeo, apesar de oferecer mais características. Permite ao driver de vídeo contornar o GDI, aumentando assim a velocidade dos gráficos dos aplicativos, como no caso de vídeo.

Direct  input
Um dos 4 elementos iniciais da Direct-X. Oferece a possibilidade de trabalhar com joysticks digitais e outros dispositivos de entrada.

Direct  play
Um dos 4 elementos iniciais da Direct-X. Oferece uma maneira independente de protocolo para o programa se comunicar em redes e por serviços on-line.

Direct  sound
Um dos 4 elementos iniciais da Direct-X. Permite o controle direto do equipamento de áudio.

Diretório
Uma área do disco onde são guardadas várias informações de um mesmo programa. Como se fosse uma gaveta onde as fichas (arquivos no caso) são colocadas. Um diretório possui um nome semelhante ao nome de arquivo, e pode possuir subdiretórios ramificados.  Por exemplo, os arquivos do Windows estão arquivados no diretório Windows.

Disco  de boot
Um disquete com os arquivos necessários para fazer o computador "dar a partida". É usado ao surgir algum problema no PC, ou com as configurações especiais. Por exemplo, para rodar certos jogos ou programas.

Disco  rígido
(Hard-disk, HD ou Winchester)
Disco de metal recoberto com material magnético capaz de gravar, ler ou guardar grande quantidade de informações. É o grande arquivo do computador, pois é nele que fica gravado o sistema operacional, os programas e tudo o que é importante. É representado normalmente pela letra C e encontra-se dentro da CPU, onde fica protegido em uma câmara de vácuo para melhorar sua performance e evitar poeira e umidade.

Disk Duplexing
Técnica em que os dados do disco rígido da rede são duplicados em um outro disco rígido idêntico. Desta forma, se ocorrer uma falha, o outro poderá continuar a operar. Cada disco rígido tem a sua própria placa controladora.

Disk Mirroring
Técnica em que os dados do disco rígido da rede são duplicados em um outro disco rígido idêntico. Desta forma, se ocorrer uma falha, o outro poderá continuar a operar. Os dois discos rígidos compartilham a mesma placa controladora.

Disk–drive
Unidade de disco ou simplesmente “drive”. É o dispositivo onde se processa a leitura é a gravação em um disquete. Para isso basta introduzir o disquete na unidade de disco (drive) e acionar o comando desejado para leitura e ou gravação. O funcionamento de um drive é relativamente simples. Assim que o drive é acessado, o disquete fica girando a uma velocidade constante, e as cabeças magnéticas executam a gravação e/ou leitura.

Dispositivo | Device
Representa um subsistema do computador. Por exemplo: uma impressora, uma unidade de disco rígido, um teclado, etc. Necessitam softwares de controle próprio, os chamados “drivers”.

Disquete
Disco magnético flexível para armazenar e transportar dados. É composto por trilhas e setores que tornam possível a leitura e a gravação de informações.

Disquete 3½”
Disquete coberto por uma proteção plástica rígida e possui uma abertura para gravação/leitura. O diâmetro do disco magnético é de 3,5 polegadas e pode armazenar 720KB (DD ou Dupla densidade) ou 1,44MB (HD ou Alta densidade).

Disquete 5¼”
Disquete coberto por um material semi-rígido. É recoberto internamente com determinadas fibras especiais, que mantém o disco limpo e livre de carga estática. O diâmetro do disco magnético é de 5,25 polegadas e pode armazenar 360KB (DD ou dupla densidade) ou 1,2MB (HD ou alta densidade).

Dithering
Técnica utilizada para aumentar o número de cores (ou tons) acima da capacidade do dispositivo de exibição.

DLL
(Dynamic Link Library ou Biblioteca de Vínculo Dinâmico)
Módulo de programa que contém os dados e os códigos executáveis usados pelos aplicativos ou mesmo por outras DLL’s na execução de uma tarefa específica. A DLL é ligada à aplicação somente quando o programa é executado e é descarregada quando não é mais necessária.

DLPI
Interface Fornecedora de Ligação de Dados.

DMA
(Direct Memory Acess channel ou canal de Acesso Direto à Memória)
É uma ligação direta entre um periférico e a memória sem passar pelo processador.

DMI
(Desktop Management Interface ou Interface de Gerenciamento de Desktop)

DNS
(Domain Name System ou Sistema de Nome de Domínio)
O DNS funciona como um catálogo de endereços da Internet. Vários servidores da Internet executam está função de tal forma que, se o DNS do seu provedor não conseguir resolver um endereço, ele submete essa consulta a outro DNS, e assim por diante. Se nenhum servidor da rede conseguir identificar o endereço pretendido, ele é considerado errado e a pesquisa se encerra com uma mensagem de erro no Software de navegação. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (ex: seunome.com) para um número IP (ex: 200.190.30.42). Além das conversões nome IP|nome, um DNS pode também conter informações sobre como encaminhar correio eletrônico até que ele chegue à máquina final.

Domain
(Domínio)
Nome à direita do símbolo @ num endereço eletrônico, ou a designação do endereço eletrônico de uma determinada máquina, empresa, instituição ou país. Sintaticamente, um nome de domínio da Internet consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, pepinos.horta.com.br. Neste caso, dentro do domínio horta.com.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como verduras.horta.com.br ou legumes.horta.com.br, conforme ele desejar.

domínio público
Algo que está no domínio público, por exemplo: Software, é algo que pode ser copiado, cortado, colado, queimado, distribuído, levar ao lixo e nomeadamente utilizar sem pagar o que quer que seja! O programa disponível publicamente, segundo condições estabelecidas pelos autores é sem custo de licenciamento para uso. Em geral, o Software é utilizável sem custos para fins estritamente educacionais e não tem garantia de manutenção ou atualização. Um dos grandes trunfos da Internet é a quantidade praticamente inesgotável de Software de domínio público (shareware), com excelente qualidade, que circula pela rede.

DOOM
Um dos mais famosos jogos distribuídos em shareware na Internet. Os seus criadores (3 jovens) ficaram rapidamente milionários! Tem vários níveis, efeitos sonoros, é tridimensional e permite que vários jogadores joguem simultaneamente, cada um no seu computador. Um verdadeiro clássico no gênero tiros e explosões.

DOS
(Disk Operating System ou Sistema de Operação de Disco)
Também conhecido como MS-DOS (MS=Microsoft). É o sistema operacional lançado em 1980 para computadores pessoais (PC’s). Trabalha com linhas de comando – palavras e sinais. Controla a máquina e permite que softwares sejam executados. Tornou o seu criador, Bill Gates, um dos homens mais conhecido e rico no mundo.

Dot pitch
Refere-se ao espaçamento em milímetros, entre os pontos que formam a tela do monitor. Quanto menor o "dot-pitch", melhor a resolução da imagem. Uma distância de 0,28 significa que os pontos estão separados por 28/100 de milímetro. Uma distância de 0,31 ou menor proporciona imagem nítida, especialmente para textos.

Download
O processo de transferência de uma cópia de um arquivo em um computador remoto para outro computador através da rede. O arquivo recebido é gravado em disco no computador local. O computador de onde os dados são copiados é subentendido como "maior" ou "superior" segundo algum critério hierárquico, enquanto o computador para o qual os dados são copiados é subentendido "menor" ou "inferior" na hierarquia. O sentido literal é, portanto "puxar para baixo"- “Baixar”.

Download & Upload
O ato de navegar pela via da "estrada digital" na qual enviamos informações através de uma rede é conhecido como upload. O caminho inverso, ou seja, o ato de receber informações vindas da Web (seja acessando um site, recebendo e-mails ou copiando um arquivo para nosso disco rígido) é conhecido como download.

Downsizing
Processo de substituição de grandes computadores por configurações que utilizam equipamentos de menor porte.

DPI
(Dots per Inch  ou Pontos por Polegada)
Indica a resolução de uma imagem. Quanto maior a quantidade de DPI, maior a densidade de pontos e consequentemente, maior a resolução.

DPL-DPC
Antigo sistema para transferência de arquivos entre computadores, muito utilizado em empresas não conectadas em rede. É o conhecido "disquete-prá-lá, disquete-prá-cá".

DPMI
(DOS Protect Mode Interface ou Interface de Proteção do DOS)
Padrão industrial que permite as aplicações DOS executarem código no modo operacional protegido em processadores 80286 e superiores.

drag & drop | drag and drop
(Arrastar e soltar)
Nome dado a uma operação com mouse utilizada para mover um arquivo ou folder, que se resume em clicar em um objeto e sem soltar o botão do mouse, arrastá-lo para outro folder, soltando então o botão.

Drive
Dispositivo do computador onde são colocados os disquetes de 3½  polegadas (o pequeno) ou de 5¼ polegadas (o grande), permitindo que informações sejam copiadas de um computador. Em geral recebem a letra A ou B. O CD-ROM também é um drive, mas apenas de leitura, já que nada pode ser gravado nele. Recebe normalmente a letra D.

Driver
(Software controlador)
São arquivos de configuração responsáveis pelo gerenciamento específico de alguns periféricos do computador. Por exemplo: O scanner, a impressora ou o mouse possuem um controle por Software para funcionar.

DSML
(Domain Surveys de Mark Lottor)
Contabiliza o número geral de computadores host registrados e conectados à Internet.

DSP
(Digital Signal Processor ou Processador de Sinal Digital)
Microprocessador dedicado à compressão e descompressão do som em tempo real (ASP é o nome do chip).

DSS
(Decision Support System  ou Sistema de apoio à decisão)

DTE
(Data Terminal Equipment ou Equipamento de Terminal de Dados)

Dual
Significa duplo. Por exemplo: Dual boot – dois sistemas operacionais para iniciar o computador, dual disk drive – duas unidades de disquetes e etc.

Dual Scan
Tipo de tela em que as metades de cima e de baixo são redesenhadas ao mesmo tempo.

DVD-ROM
(Digital Versatile Disc ou Disco Versátil Digital)
Disco digital com capacidade de armazenamento de informações 7 vezes maior que um CD-ROM(650MB). Um DVD normalmente possui 4,7GB de capacidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA