L8R
(Later ou depois)
Utilizado em e-mail e chat.

Labels
São nomes criados pelo programador para representar constantes, posições na memória ou endereços de portas de E/S. Os labels são ignorados pelo microprocessador, servindo apenas de ajuda para o programador.

Lamer
Nome atribuído à Hackers em estágio inicial.

LAN
(Local Area Network ou Rede de Área Local)
Uma rede formada por computadores localizados no mesmo espaço físico, como uma sala ou um prédio. Limitada a distâncias de até 10 KM. Existem várias tecnologias que permitem a realização de uma rede local, sendo as mais importantes, a Ethernet e o Token-Ring. Através de uma rede local é possível o compartilhamento de periféricos como impressoras, modens, CD-ROM e também arquivos de dados.

LAN Manager
Sistema operacional de rede, desenvolvido pela Microsoft e pela 3COM, executado nos micros PC’s. O servidor de arquivos é uma versão do OS/2, os PC’s clientes podem ser baseados em OS/2, DOS, Windows 95, Windows NT, Unix ou Macintosh. As funções de espelhamento de disco, duplicação de disco e monitoramento de UPS estão disponíveis como parte do sistema operacional de rede.

LanLord
O nome atribuído ao senhor das redes. Profissional que sabe de tudo de uma LAN.

LANtastic
Popular sistema operacional de rede, não hierarquizada (ponto a ponto), produzido pela Artisoft Inc. e que pode ser executado com o DOS ou o Windows. A rede pode ser executada com todas as estações compartilhando arquivos com outras estações ou, para melhorar o desempenho, com um PC atuando como servidor de arquivos dedicado. O sistema fornece suporte para até 300 usuários, apresenta um CD-ROM embutido e pode trafegar correio eletrônico de voz, além de poder ser conectado ao ambiente NetWare.

LAP
(Link Access Procedure ou Procedimento de Conexão)
Protocolo utilizado no nível de quadros de forma Simétrica.

LAPB
(Link Access Procedure Balanced ou Procedimento de Conexão Balanceada)
Protocolo usado no nível de quadros para inicializar a ligação entre o terminal e a rede. É um “subset” do HDLC.

LAPM
(Link Access Procedure for Modems ou Procedimento de Conexão para Modems)
Protocolo de correção de erros utilizado no padrão V.42 (tipo de modem).

Laptop
Denominação comum aos computadores portáteis, com tela plana e pesando menos de 5 quilos. Pode ser alimentado por baterias. A maioria tem conectores para monitor e teclado externos, transformando-se assim em computadores de mesa (Desktop).

Largura de banda
Veja Bandwidth.

Latches
Células de memória secundária, na saída acrescentado na EDORAM. Estas detectam os dados sendo alimentados para a saída, armazena-os e os mantêm disponíveis por tempo suficiente para que os sinais alcancem a CPU confiavelmente.

Latência
Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicação. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latência de um satélite VSAT é de 300 ms (nanosegundos), o que significa que um caractere enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.

LBA
(Logical Block Adressing ou Endereçamento de Bloco Lógico)
É uma das maneiras de quebrar o limite dos 528 MB nos discos rígidos e utilizar tamanhos superiores a isso endereçado logicamente.

LCD
(Liquid Crystal Display ou Visor de Cristal Líquido)
Tecnologia muito usado em portáteis e nos atuais monitores. Economizam espaço e possuem preços elevados.

LED
(Light Emitting Diode ou Diodo de Emissão de Luz)
Dispositivo eletrônico que acende quando recebe uma carga de corrente elétrica. São eficazes transmissores de informação porque são relativamente pequenos e não esquentam. Usados em painéis de todos os tipos.

Light-pen
(Caneta óptica)
Dispositivo sensível à luz, semelhante a uma caneta, que permite inserir informações num computador escrevendo sobre a tela.

LIM
(Lotus/Intel/Microsoft)
Padrão antigo de memória que algumas aplicações DOS utilizam. Pode endereçar até 32 MB de memória em computadores Intel. Também conhecida como memória expandida (EMS).

Linguagem de Macro
Linguagem de programação simplificada que permite escrever as macros que você pode executar. Sabendo manipular uma linguagem de macros, é possível, por exemplo, criar planilhas ou textos muito mais sofisticados.

Linguagem de máquina
O programa feito em linguagem de máquina é interpretado diretamente pelo microprocessador, não requerendo nenhuma adaptação e será executado de maneira seqüencial e direta. Basicamente, a linguagem de máquina só foi utilizada para programação nos primeiros computadores. Esta linguagem possui uma série de inconvenientes, tais como: os programas são extremamente longos, difíceis de serem elaborados, são mais vulneráveis a erros que tornam-se difíceis de serem encontrados e são carregados na memória.

Linguagem de Programação
Um programa utilizado para criar programas. Permite definir uma seqüência de instruções que serão processadas e executadas pelo computador. As diferentes linguagens de programação apresentam características próprias e recursos disponíveis.

Linguagem de Script
Linguagem de programação desenvolvida para um aplicativo específico cujo código fonte é interpretado pelo programa em tempo de execução. Por exemplo: o browser interpreta HTML, Javascript e Vbscript.

Linha Alugada | Leased-line
A maior parte das linhas que ligam as várias máquinas na Internet são linhas alugadas disponíveis permanentemente (conexão dedicada). Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente.

Linha dedicada
Linha telefônica que fica permanentemente ligada entre dois lugares. Linhas dedicadas são encontradas freqüentemente em conexões de tamanho moderado a um provedor de acesso.

Links ou HiperLinks
(Vínculo ou ligação)
Conexão entre duas páginas ou na mesma página (âncora), realizada através de uma figura, uma letra, número ou palavra. É o dispositivo que permite a navegação e a troca de informações no ambiente WWW.

Linus Torvalds
O inventor do Linux, aquele que teve a idéia e desenvolveu o núcleo (kernel) e algumas ferramentas/utilitários básicos. A melhor idéia dele foi talvez o fato de o disponibilizar na Internet, tornando-o um sistema operativo de domínio público. Linus foi mais tarde apoiado entusiasticamente por muitos outros "internetianos" ou "internautas", formando uma equipe que regularmente constrói novas aplicações, melhora as existentes, corrige erros, etc.

Linux
Uma versão do sistema operacional Unix, alcançou notoriedade ao ser identificado como "O Unix para PC". Foi anunciado pela primeira vez em novembro de 1991, desenvolvido por Linus Torvald, 23 anos, estudante de Ciência da computação na Universidade de Helsinki, Finlândia. Torvald preparou o sistema para rodar em computadores com processador Intel de 386 em diante.

Listserv
Software servidor que mantém os grupos de discussão, também conhecidos como newsgroups. O mais famoso conjunto de grupos de discussão é a USENET.

Local
É como se denomina o computador que solicita um serviço ou está geograficamente próximo do serviço solicitado.

Login
Identificação de um usuário perante um sistema, computador ou rede. Normalmente para ter acesso, é preciso digitar sua identificação (login), seguido de uma senha (password).

Logoff
Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

Logon
Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username (login) e uma senha (password), que serão verificados se são válidos, ou não. Pode ser usado para fins de segurança ou para que o computador possa carregar as preferências de um determinado usuário.

Logout
Ato de desconectar a sua ligação a um determinado sistema ou computador.

Lookup
Significa na Internet a impossibilidade de encontrar uma determinada página Web por parte do seu serviço Internet.

Loop
Termo utilizado para indicar a repetição de um grupo de comandos em um programa.

Lycos
Site de pesquisa que contém ferramentas para busca de informações em milhões de endereços da Internet. Permite que a procura seja configurada de acordo com as suas necessidades.

lynx
Um programa (browser) que permite a navegação do tipo WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto só se pode visualizar a informação textual, ficando a restante (imagens, sons, etc.) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA