Mac/OS
Sistema operacional de 32 bits da Apple que trabalha com rede e aceita multitarefa, mas não multithreading. Primeiro a implantar o conceito de plug-and-play e de introduzir uma interface gráfica intuitiva para os usuários. Figurante nos microcomputadores Macintosh.

Macintosh | Mac
Linha de computadores pessoais da Apple Computer Corporation lançada em 1984. Pioneiro na interface gráfica, disquetes de 3½  polegadas e utiliza um barramento de comunicação diferente dos PC’s, ocasionando incompatibilidades resolvidas por softwares emuladores.

Macro
Pequena rotina de programação escrita numa linguagem de macros. Macros são excelentes recursos para realizar tarefas repetitivas e longas como, por exemplo, visualizar uma pequena linha de texto com todas as fontes instaladas no sistema ou, no Excel, realizar operações complexas com números variáveis.

mail
(Carta eletrônica)
Conteúdo eletrônico enviado de um remetente à um destinatário, semelhante ao sistema postal.

mail server
Programa de computador que responde automaticamente as mensagens de correio eletrônico com determinado conteúdo (textos, arquivos, etc.).

Mailing list
Grupo de discussão, uma lista de assinantes que se correspondem por correio eletrônico. Quando um dos assinantes escreve uma carta para um determinado endereço eletrônico (de gestão da lista) todos os outros a recebem, o que permite que se constituam grupos privados de discussão através de correio eletrônico.

Mainframe
Equipamento multiusuário de grande porte, projetado para gerenciar grandes quantidades de dados e tarefas complexas de processamento. Atualmente, é preferentemente chamado de "servidor corporativo".

MAN
(Metropolitan Area Network ou Rede de computadores de abrangência metropolitana)
Com extensão até algumas dezenas de quilômetros, interligando normalmente algumas centenas de computadores numa dada região.

Martian mail
(Correio marciano)
Nome atribuído ao e-mail que chega ao destinatário meses depois de enviado

Matriz ativa
Tipo de monitor de vídeo equipado com visor plano em que cada ponto da imagem é controlado por um transistor. Sua saída pode ser visualizada de diferentes ângulos para o usuário e não apenas frontal ao monitor.

Mbps
(Megabits por segundo)
Velocidade de tráfego de dados, equivalente a 10 milhões de bits por segundo.

MBR
(Master Boot Record)
Primeiro setor do disco rígido. Contém dados vitais como os que descrevem a partição ou partições do disco ( C:, D:, ... ). Se a MBR for alterada talvez não seja possível inicializar o sistema através do disco rígido, utilizando-se neste caso, a inicialização através de um disquete para reparar o erro.

MCA
(Micro Chanel Architecture)
Padrão de bus (barramento) proprietário para sistemas de computadores PS/2 e RS/600 da IBM. Caracterizado por um projeto de 32 bits.

MCI
(Midia Control Interface ou Interface de Controle de Mídia)
Permite às aplicações controlarem uma variedade de dispositivos e arquivos multimídia.

Meatspace
Oposto a cyberpace. Longe da tela de um computador.

Megabyte
Valor que corresponde a 1.048.567 bytes. Abreviado como MB.

Memória
Circuitos, componentes ou partes mecânicas de um computador que armazenam informações. Pode ser volátil (armazenamento temporário) ou não volátil (armazenamento permanente).

Memória Alta, Reservada ou Superior
É a porção de memória RAM (de 640 a 1024 KB) não utilizada pelo sistema operacional para execução de programas. É ocupada nos micros com placas de vídeo VGA ou superior, pela "RAM de vídeo" (640 a 768 KB), pelo "BIOS de vídeo VGA ou superior" (768 a 800 KB), "expansão de BIOS" (896 a 960 KB), "BIOS do sistema" (960 a 1024 KB), ficando vazia a área entre 800 e 896 KB que é utilizada como RAM quando usados programas gerenciadores de memória.

Memória Baixa ou Convencional
A memória RAM abaixo de 640 KB, que é facilmente acessada por todos os programas do sistema operacional.

Memória cache
É uma pequena quantidade de uma memória muito rápida, localizada entre a memória principal e o processador central.  É utilizado para acelerar os acessos e diminuir o tempo de execução dos programas, quanto mais memória cache melhor para o micro.

Memória Cache Primária
(level 1 cache)
Área com 16 KB (32 KB na tecnologia MMX) de armazenamento temporário de dados existente no próprio processador. A maior parte dos dados necessários ao processamento fica à disposição nesse cache, reduzindo o número de leituras no disco.

Memória Cache Secundária
(level 2 cache)
Área com cerca de 256 KB (ou 512 KB) para armazenamento temporário das últimas informações operadas pelo micro. Responde, em média, por 10% do processamento geral do computador. Se encontra entre a CPU e a memória principal.

Memória de 30 e 72 vias
É o tipo do pente de memória RAM utilizado no computador. As memórias de 72 vias são mais modernas e seguras.

Memória de Vídeo
Chips de memória usados por uma placa de vídeo para processar as imagens. Quanto mais memória uma placa tiver, maior será a resolução que ela pode atingir.

Memória Expandida ou Estendida
Espaço da memória principal acima do limite de 640 KB imposto por sistemas operacionais como o DOS. É a parte da memória utilizada para rodar os programas. Requer o uso de um programa administrador de memória. Um micro com 32 MB de RAM, por exemplo,  possui em torno de 31 MB de memória expandida.

Memória Flash
Um tipo de chip de memória que retém as informações quando a energia elétrica é interrompida (memória não-volátil). Usado em alguns computadores para armazenar as informações relativas ao BIOS, que podem assim ser atualizados sem que o chip BIOS seja substituído, à medida que surgem novos aperfeiçoamentos. A memória flash poderá ser usada no futuro para substituir unidades de disco rígido. Pode ser regravada dezenas de milhares de vezes, mas não infinitamente.

Memória Principal
É a memória de trabalho do computador. Ela é dividida em RAM e ROM.

Memória RAM
(Randon Access Memory ou Memória de Acesso Randômico)
É  volátil, ou seja, só trabalha enquanto o equipamento estiver ligado. É uma memória de leitura e gravação, que apenas processa as informações e permite ao computador fazer inúmeros cálculos e trabalhar com muitos dados ao mesmo tempo. Divide-se em:  Memória Convencional, Memória Reservada, e Memória Estendida ou Expandida.

Memória ROM
(Read Only Memory ou Memória Apenas de Leitura)
Gravada pelo fabricante do microcomputador. Contém as informações referentes às rotinas de inicialização.

Memória virtual
Memória oferecida pelo sistema operacional para ampliar o tamanho da memória principal do computador. Se trata de uma simulação da memória RAM principal em disco, o que permite que o espaço de endereçamento do computador ultrapasse a memória física disponível. Ela é dividida em páginas, trazidas para a memória real quando necessárias. Esse processo, apesar de ajudar no desempenho, é mais lento do que se o micro tivesse memória RAM suficiente para executar todas as instruções, já que o tempo de acesso ao disco rígido é bem maior que o tempo de acesso à memória RAM. Toda informação da memória virtual é apagada quando o micro é desligado.

Memory card
São pequenos cartões de memória, geralmente utilizados em notebooks para guardar informações temporárias.

Merge
Procedimento que permite inserir um arquivo em outro.

Metafile
Arquivo que contém informações sobre outros arquivos, particularmente aqueles empregados no intercâmbio de dados.

Metoobies
Nome atribuído às pessoas que são incapazes de dizer ou escrever “eu também” (me too) numa conversa.

MFM
(Modified Frequency Modulation ou Modulação de Freqüência Modificada)
Técnica usada para armazenar informações magnéticas em discos rígidos abaixo dos 40 MB. Atualmente obsoleta.

Microcomputador
É uma máquina utilizada para processar e armazenar. Seu objetivo é substituir o homem nas tarefas repetitivas e cansativas do cotidiano.

Microprocessador
É o cérebro dos computadores, responsável pelo processamento das informações. CPU alojada em um único chip com milhares de transistors em um cirtuito integrado com pouco mais de 5 cm quadrados.

MIDI
(Musical Instrument Digital Interface ou Interface Digital de Instrumentos Musicais)
Padronização internacional estabelecido por fabricantes de instrumentos musicais eletrônicos. Permite o controle dos mesmos a partir de um computador. A porta MIDI serve de conexão com instrumentos musicais.

Mídia | Media
Formato do armazenamento e distribuição de informações. Por exemplo, fita de vídeo, disco flexível, disco ótico, impressos, etc. A idéia geral é atingir a amplitude da habilidade humana em se comunicar.

mil
Sufixo dos endereços eletrônicos pertencentes às organizações militares norte-americanas. Ex: http://www.eu.mil

MIME
(Multipurpose Internet Mail Extensions)
Protocolo que permite a transferência de anexos (attachments) em mensagens de correio eletrônico. Suportando assim não apenas texto, mas arquivos de diferentes tipos como imagens e sons.

Mirror
Um espaço em disco onde se guarda uma cópia das informações, também conhecido como imagem. Utilizado, por exemplo, para recuperar discos formatados.

MMX
(MultiMedia Extensions ou Extensão de Multimídia)
Conjunto de 57 instruções multimídia incluídas nos novos processadores. Microprocessadores com tecnologia MMX podem trabalhar com várias operações multimídia, tais como o DSP (Digital Signal Processing ou Processamento de Sinal Sigital), que normalmente seriam tarefas para uma placa de vídeo ou som. Só softwares especialmente escritos para chamar instruções MMX (como os novos programas de tratamento de imagens) podem ter as vantagens dessa tecnologia.

Modem
(MOdulador/DEModulador)
Um dispositivo que adapta um computador a uma linha telefônica. Ele converte os pulsos digitais do computador para freqüências de áudio (analógicas) do sistema telefônico e converte as freqüências de volta para pulsos no lado receptor. O modem também disca a linha, responde à chamada e controla a velocidade de transmissão, em bps (bits por segundo).

Modulação
Consiste em converter os sinais digitais, gerados pelo microcomputador, em tons acústicos (sinais analógicos) com freqüência e volume compatíveis, que são enviados pela linha telefônica.

Mosaic
O primeiro browser gráfico para o WWW, concebido pela americana NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Com ele o WWW tomou um grande impulso pois foi a primeira ferramenta a permitir visualizar a informação da WEB de forma gráfica e atraente.

Motherboard
(Placa mãe)
Placa principal do computador, responsável pela conexão física através de barramentos da memória principal, da CPU e demais placas como de vídeo, de fax/modem, de TV, de Rádio e etc.

Mouse
Dispositivo de entrada usado para substituir algumas funções do teclado e agilizar as tarefas, aumentando a interação com o microcomputador. Com ele o usuário pode fazer um movimento para qualquer parte da tela, pressionar (clicar) o botão sobre o "alvo" desejado e dar andamento à operação.

Mouse pad
Superfície plana onde é colocado o "mouse". Facilitando o atrito do mesmo.

MP3
Tipo de compressão de áudio que pode reduzir arquivos digitais na proporção de 12 para 1, com perda de 0 (zero) na qualidade de som.

MPC
(Multimedia PC)
Sigla que define um micro multimídia baseado na plataforma Windows. O MPC define uma série de especificações técnicas mínimas para um micro ser multimídia.

MPEG
(Moving Pictures Experts Group)
Padrão internacional utilizado para a compactação de imagens, possibilitando a gravação de filmes digitais em CD-ROM. Resulta em elevados índices de compressão, sem apresentar perda perceptível na qualidade da imagem. O processo de compressão MPEG é extremamente demorado, leva horas para comprimir por Software um filme com duração de um minuto. A outra alternativa é usar a compressão por Hardware.

MPU-401 interface
Um padrão MIDI criado pela Roland Corporation e adotado pela maioria dos músicos profissionais que usa instrumentos MIDI.

MS-DOS
Veja DOS.

MUD
(Multi User Dungeon)
Um jogo para vários usuários, normalmente presente num servidor na Internet qualquer. É uma espécie de Mundo Virtual onde se podem encontrar e atuar vários usuários. Normalmente, passa-se tudo textualmente (nada de imagens bonitas ou sons espalhafatosos).

Multicast
Um endereço para uma coleção específica de nós numa rede, ou uma mensagem enviada a uma coleção específica de nós. É útil para aplicações como teleconferência.

Multifrequência
(Várias freqüências)
Designação para uma linha telefônica em que a marcação de um número é feita por emissão de várias freqüências, ou seja, tonalidades em vez de impulsos.

Multimídia
Tecnologia que permite a combinação de informações em diferentes formatos (vídeo, áudio, gráficos, animações, textos, etc.).

Multiprocessamento
Modo de operação no qual duas ou mais unidades de processamento conectadas em um mesmo computador dividem a execução dos processos com o objetivo de aumentar o desempenho.

Multiprogramação
Diversos programas sendo executados, porém não simultaneamente. A multiprogramação ocorre quando há apenas uma CPU disponível.

Multitarefa
Capacidade do sistema operacional de rodar dois ou mais programas simultaneamente, realizando tarefas diferentes. Por exemplo, passar um fax, formatar um disco e escrever um texto.

MVS
(Multiple Virtual Storage ou Armazenamento Virtual Múltiplo)
Sistema operacional da IBM que tem capacidade de suportar múltiplos usuários realizando múltiplas tarefas simultaneamente.
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA