Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Tutorial

Torne-se um mestre da 7a arte
Aprenda a montar o seu próprio filme e abra as portas para Hollywood

Quase todos nós temos em casa uma fita VHS com algum acontecimento familiar gravado. E isso é terrível! Aqueles vídeos antigos de casamentos e festas de aniversário são incrivelmente enfadonhos, e começamos a sentir pena das visitas as quais são forçadas a assistir horas e horas de um vídeo mostrando o seu tio Alfredo, bêbado, fazendo um discurso em cima do bolo da noiva, seu filho estourando os balões da festa do priminho ou, ainda, pessoas que você nunca viu antes, comendo aquelas empadinhas insípidas como se fosse a última refeição do mundo.

Deveria haver alguma lei que protegesse a integridade moral das visitas quando entrassem em nossa casa. Uma coisa é registrar um momento humilhante da sua família, outra coisa bem diferente é querer compartilhar esse momento com cada pessoa que vem nos visitar. Basta reparar na expressão de pavor e desespero que se apodera do rosto de alguém quando mencionamos a frase: "Você já viu a fita da festa de 5 anos do Julinho?" - e o "Julinho", a essa altura, está casado há 3 anos.

Muito bem, todos concordamos que esse tipo de vídeo agrada apenas à pessoa que o gravou, mas, e se utilizarmos a filmadora para algo mais... divertido? Muitas pessoas, quando pegam uma câmera nas mãos, começam a ter idéias bem criativas. A inspiração é igual diarréia: quando menos se espera, sai - perdoem-me a escolha das palavras. E, baseando-se nesses seus momentos de imensa criatividade e completa falta do que fazer, a PC Expert apresenta o tutorial para editar e montar o vídeo mais engraçado que você puder produzir.

Arrumando as ferramentas

Como desgraça pouca é bobagem, esse tutorial será apresentado em duas partes, onde ensinaremos a escolher desde a trilha sonora até a compactação final do filme, no formato AVI (DivX). Logicamente, para realizar tal façanha, será necessário um verdadeiro coquetel de softwares, um para cada função específica. Para facilitar a sua vida, todos os programas citados nesta matéria estão disponíveis em nosso CD 1, em versões Trial ou Demo. Aqui está a lista do que iremos utilizar: Flash 5, Adobe Premiere 6.0, Sound Forge 5 e o Audiograbber 1.8. Vamos entender melhor a tarefa que cada programa realizará.

Flash 5

Com o Flash 5, da Macromedia, criaremos a animação de "abertura" do filme, com título, nome dos "atores" e o que mais você quiser colocar ali. Não é nada complicado, ao contrário, faremos uma animação bem simples, porém, muito eficiente para o nosso propósito. O Flash também será utilizado para criar os "créditos finais" do filme, afinal, estamos falando de uma superprodução. Quem sabe você não ganha um Oscar?

Audiograbber 1.8

Todo filme precisa de uma trilha sonora, certo? A música certa, na hora certa, é a "azeitona da empada" na edição final do filme - perdoem-me novamente a escolha das palavras. E, a menos que você seja um compositor, precisará selecionar uma música que se adapte ao estilo do seu filme. Procure na sua coleção de CDs algo que supra essa necessidade e deixe o resto por conta do Audiograbber, que se encarregará de transformar a faixa do CD em um arquivo WAV ou MP3.

Sound Forge 5.0

Talvez seja necessário editar a música escolhida para a sua trilha sonora. Especialmente, se você escolheu mais de uma. Por exemplo, pode haver uma música para a abertura, uma para o tema principal, uma para a trilha incidental e a música dos créditos finais. Já temos 4 temas e, às vezes, você não quer utilizar uma música inteira. Pode ser que apenas alguns segundos de determinada música sejam mais do que suficientes, então, o Sound Forge é a ferramenta ideal para a editoração de áudio, permitindo cortes e mixagens, trabalhando tanto com os arquivos no formato WAV quanto MP3.

Adobe Premiere 6.0

Finalmente, chegamos à grande vedete deste tutorial: o Adobe Premiere. Muitos de vocês já conhecem esse software, a versão trial foi distribuída na PC Expert 24, mas, como vamos utilizá-lo novamente, resolvemos repetir a sua publicação, facilitando a vida dos nossos leitores. Sinceramente falando, o Adobe Premiere é um dos melhores editores de vídeo com os quais já trabalhamos. Seus recursos são inúmeros e estamos sempre descobrindo alguma função nova. Com o Premiere, iremos editar todo o filme, adicionando as seqüências de abertura, final, trilha sonora e efeitos especiais. Certamente, esse será o programa no qual você passará a maior parte do seu tempo para editar o filme.

Antes de começar

Logicamente, se estiver lendo este tutorial, você deve possuir uma placa de captura de vídeo instalada no micro ou, pelo menos, uma Webcam. Sem esses dispositivos, é melhor esquecer a idéia de tornar-se o novo George Lucas. Supondo que você possua uma placa de captura, seu trabalho será um pouco maior, porém, com um resultado melhor, afinal, as filmagens poderão ser realizadas em qualquer lugar com uma filmadora e, depois, passadas para o computador. Já uma Webcam está limitada ao alcance do fio e, dependendo do modelo, ela não gravará o áudio. Tudo isso deve ser levado em conta antes de começarem as filmagens. Verifique todas as suas limitações e somente depois elabore o roteiro.

Iniciando as filmagens

Não perderemos tempo aqui ensinando a criar o enredo do seu filme, entretanto, podemos dar algumas dicas.

Os filmes de terror são sempre os mais fáceis de se produzir, já que não precisam de diálogos inteligentes ou de roteiros bem elaborados - as cenas da mocinha tropeçando durante uma fuga e alguém sendo atacado dentro do carro por um monstro são clássicas. Reúna os seus amigos e decidam como será o filme.

Uma vez resolvido esse problema, comecem a filmar. Vamos nos basear na hipótese de que você possua uma filmadora e uma placa de captura de vídeo, isso facilitará o trabalho.

Muito bem, você passou todo o fim de semana filmando e, depois de muita confusão, seu filme ficou pronto.

Agora é hora de digitalizá-lo. Provavelmente, a sua placa de captura possui um software específico para essa função.

Caso contrário, o próprio Adobe Premiere dispõe do recurso de captura. Clique em File, Capture e, em seguida, selecione a opção Movie Capture.

Existem dois problemas que as pessoas enfrentam quando vão fazer a captura de um vídeo: a falta de som e a escolha do tamanho.

É irritante passar 20 minutos na frente do micro para descobrir que a captura não foi feita com o som. A solução mais comum para esse problema encontra-se no próprio Windows.

Clique duas vezes sobre o ícone do volume na barra System Tray, ao lado do relógio, e os controles de volume (Volume Control) serão abertos.

Selecione Opções, Propriedades e marque a área especificada como Gravação. As opções de gravação (Recording Control) serão abertas e, provavelmente, você verá a opção Microphone selecionada, o que significa que o Windows está configurado para gravar pelo seu microfone.

Para inverter essa opção, simplesmente desmarque a seleção Microphone e marque a Line in, habilitando o recurso de gravação interna e resolvendo seu problema de captura de som.

Agora, vamos falar sobre o tamanho do vídeo a ser editado.

Antes de começar a captura, é melhor saber como deseja veicular esse filme: por meio de mídias digitais, como CDs ou Zip drives, ou você planeja transformar o arquivo final em uma fita VHS?

Se optar pela primeira opção, então, economize megabytes escolhendo a resolução de 320 x 240, que lhe dará um bom resultado.

Agora, se você prefere repassar esse filme para uma fita VHS, selecione a resolução de 640 x 480, a qual é a resolução utilizada por televisores.

Tenha em mente que a resolução maior não o impede de manter um arquivo AVI do filme, mas podem ocorrer alguns problemas com a imagem, como linhas "vazias" ou "tremidas", principalmente quando a câmera fizer algum movimento brusco.

Esse aparente defeito nada mais é do que a resolução da TV sendo reproduzida no micro, afinal, o monitor possui muito mais "linhas" do que a televisão. Com a resolução de 320 x 240, esse problema não ocorrerá.

Supondo que você já tenha realizado todas essas etapas, vamos nos concentrar na seqüência inicial do seu filme, onde aparecerão os nomes dos atores, do diretor, da produtora, etc.

Créditos de abertura

Como foi dito, não criaremos nada mirabolante ou cheio de efeitos especiais. Será uma animação simples. Faremos os nomes de todas as pessoas envolvidas no filme cruzarem a tela em direções diferentes e desaparecerem em um fundo preto. Se você quiser utilizar um filme real como referência, experimente assistir à seqüência de abertura do filme Highlander: A Batalha Final, lançado recentemente em vídeo. Então, arregace as mangas e mãos à obra.

Vamos criar a abertura do seu filme utilizando o Flash 5

1 - Inicie o Flash 5 e abra um novo documento. Clique duas vezes sobre o número 12.0 fps, localizado abaixo da barra de layers, e você abrirá a janela de propriedades do filme (Movie Properties). Altere a cor do fundo (Background Color) para preto e, se preferir, redimensione o tamanho do filme para ficar compatível com o da sua escolha na captura do vídeo.

2 - Clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro layer e selecione Insert Layer. Você criará uma nova camada de linha do tempo, que será utilizada para adicionar outros textos. Clique uma vez sobre o primeiro espaço do layer azul.

3 - Clique sobre a letra "A", na barra de ferramentas do canto esquerdo da tela e, em seguida, clique no quadro preto. Agora, você já pode começar a escrever o primeiro nome. Para uma melhor visualização, prefira uma fonte como a Impact e utilize letras maiúsculas e brancas. O tamanho da fonte pode ser entre 40 e 50.

4 - Com a seta escura da barra de ferramentas do Flash, posicione a palavra no lugar onde você deseja que ela apareça e clique em um dos espaços vazios no layer azul, por volta do número 10 da régua e, em seguida, pressione a tecla F6. Isso criará uma barra cinza no layer. Selecione toda a barra cinza clicando no último e no primeiro espaço com a tecla Shift pressionada. Com o botão direito do mouse, clique sobre a seleção e escolha Create Motion Tween. A barra cinza será transformada em uma barra roxa com uma seta.

5 - Você criou uma seqüência de animação, mas ainda precisa estipular o movimento da palavra e o efeito de fading. Clique no primeiro ponto preto à esquerda da seta, na barra roxa. Posicione a palavra no lugar onde você deseja que ela apareça e, clicando no último ponto, após a seta, mova a palavra para o lugar onde ela desaparecerá.

6 - Clique em um espaço vazio no layer da barra de timeline roxa, por exemplo, 5 espaços após a seta, e pressione a tecla F6. Esse será o tempo de duração da palavra na tela.

7 - Repita a etapa 6. Repare que você possui 3 setas de movimento. A terceira seta será o tempo que a palavra levará para desaparecer. Volte, agora, para o primeiro ponto de início da animação. Abra o menu Instance e clique na guia Effects. Selecione, então, a opção Alpha.

8 - Ajuste Alpha para um número baixo, próximo a zero. Isso deixará a palavra transparente e, dessa forma, dará a impressão de que ela surgirá do nada. Aplique esse mesmo efeito no último quadro da animação, para fazer a palavra desaparecer após alguns segundos. Repita esse passo-a-passo para cada nome que você deseja incluir na abertura do filme. Seja criativo, entretanto, e faça com que esses nomes andem em direções diferentes.
 

 

Adicionando a música para teste no filme de abertura
Ensinaremos a adicionar uma música à sua animação em Flash, mas o arquivo final não será editado com essa música, pois ela será adicionada mais tarde, no Adobe Premiere. O que faremos a seguir é apenas para que você tenha uma noção da duração dos créditos de abertura.

1 - Para saber o tempo de duração da sua apresentação, é melhor adicionar a música temporariamente em um layer do Flash, assim, você terá um controle melhor das ações. Abra o arquivo FLA, onde está a animação dos nomes.

2 - Perceba que em nosso exemplo da foto, foram criados apenas 2 layers para a animação dos nomes. Dessa maneira, fica mais fácil de se trabalhar, e você obtém um controle maior das ações.

3 - Crie mais um layer em branco. Esse é o layer onde a música será inserida e, dessa forma, você controlará o tempo de duração das palavras no filme de abertura.

4 - Clique em File, Import e navegue até a pasta onde está a música em MP3 que você selecionou para essa parte do filme. Clique em Abrir, e o arquivo será armazenado na área Sound do Flash.

5 - Agora, clique uma vez sobre o primeiro quadro do novo layer e, em seguida, no menu Sound. Selecione a música clicando na seta ao lado da palavra Sound.
6 - Pronto! Você acaba de inserir uma música na sua animação. Perceba que o layer do som possui uma linha azul. Por meio dessa linha, é possível saber quais as partes em que a música fica mais alta ou baixa, facilitando o seu trabalho na criação das palavras. Pressionando a tecla Enter no início dos layers, você terá um preview de como a sua animação ficou.
7 - Se a apresentação do filme ficou do jeito que você queria, clique com o botão direito do mouse sobre o layer do som e selecione Delete Layer, removendo a música do projeto. Em seguida, clique em File, Export Movie e digite um nome para o arquivo, que será salvo em formato AVI.
8 - Parabéns, você já pode assistir ao seu filminho pelo Windows Media Player. As coisas estão começando a tomar forma.
 

No mês que vem...
Como? Já acabou? Mas nós nem explicamos como utilizar os outros programas. Não se desespere, na próxima edição, você saberá como converter as trilhas do seu CD de áudio em arquivos MP3 com o Audiograbber, editá-las com o Sound Forge e misturar tudo no Premiere. Aproveite esse mês para conhecer melhor os programas que estão em nosso CD e familiarize-se com as suas interfaces. Podemos apostar que você já estará copiando suas músicas antes que precisemos ensiná-lo.
De qualquer forma, nos vemos em 30 dias!
 
«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados