Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Hardware

A SoundBlaster da Creative
Seu PC está fazendo greve de silêncio com você? Aqui está a ajuda que você precisava para transformar seu micro em uma potência sonora.

A competição no mercado das placas de som evoluiu, consideravelmente, desde que a SoundBlaster surgiu em 1989, mas a Creative ainda não perdeu seu toque e permanece como uma das líderes de mercado. Hoje em dia, instalar uma SoundBlaster é, geralmente, um simples caso de encaixar e ligar (o famoso Plug and Play), mas ainda existem vários problemas em potencial que podem afetar as configurações iniciais e a performance quando a placa estiver funcionando (Mesmo se você não possui uma SoundBlaster, continue lendo, pois nesta matéria existem muitas dicas que se aplicam para todos).

Instalação
Adicionar uma placa de som ao seu sistema deveria ser fácil, mas existem alguns probleminhas. Particularmente, você verá que o software de configuração, na hora da execução, pode falhar, travar, ou voltar para a área de trabalho antes mesmo da instalação estar completa. Se isso acontecer, tente desabilitar qualquer programa de antivírus que você tiver em funcionamento, e também a verificação de vírus durante a inicialização (Boot Virus Detection) no BIOS, se isso estiver disponível. Você pode restaurar as ferramentas quando a instalação da placa estiver terminada.

Quais aplicativos?
As mais novas SoundBlasters já vem com muitos aplicativos - mas, quais deles você deve instalar? Nosso voto para o menos útil vai para o Creative Launcher - uma barra de ferramentas, bem difícil de manusear, utilizada para acessar outros aplicativos (utilize a barra de ferramentas padrão do Windows, que funciona melhor).
O Creative WaveStudio é um competente editor de arquivos WAVE, mas como tudo relacionado a SoundFonts, só será de seu interesse, se você pretende criar músicas em seu PC. O Creative PlayCenter 2 é um player de CD e arquivos de áudio competente, mas não é um programa bom o suficiente para fazê-lo largar a última versão do Windows Media Player (especialmente porque ele não roda arquivos de vídeos). Confirme se você instalou todas as ferramentas e utilitários (AudioHQ, Diagnostics, Mixer, Speaker, etc.). Você vai precisar deles para ajustar as configurações do software para conseguir a qualidade de som que deseja.

Apenas drivers
Enquanto, o programa padrão de configuração da SoundBlaster é a maneira mais apropriada para instalar todo o seu software, também é possível deixar que o Windows detecte a placa e instale somente os drivers. A Creative, felizmente, fornece uma localização consistente para os arquivos de driver. Indique a localização: Audio\[Language]\Win9xdrv para o Windows encontrá-los.

De quem é a culpa?

Sua placa de som funcionou bem ontem, mas agora está com problemas. Porque? O mais provável é que haja um problema tanto com a placa de som, as caixas de som, o driver ou as configurações de software - mas essas não são as únicas causas em potencial. Uma instalação corrompida do DirectX pode causar problemas com o som, então, execute o programa para diagnosticar problemas do DirectX (Dxdiag.exe), e clique em cada janela procurando por problemas. A janela de som (Sound) oferece um medidor de rolagem que você pode utilizar para reduzir a aceleração de hardware, o que pode ajudar a resolver alguns problemas, tanto a janela de som (Sound), quanto a janela de música (Music), oferecem botões de teste (Test) que permitem a você diagnosticar problemas básicos. Tente esses botões de teste antes de tomar qualquer atitude mais drástica com as suas configurações.

Economizando recursos

Instale uma SoundBlaster e terá uma entrada para jogos também, que você pode utilizar para conectar um controle (joystick) em seu sistema. No entanto, se você não tem um controle para jogos, então, isso é apenas um desperdício de recursos do sistema - não muito, mas suficiente para fazer alguma diferença em um PC complexo. Para liberar esses recursos, abra o Painel de Controle e selecione Sistema, Gerenciador de Dispositivos, e dê um clique duplo em Som, Vídeo e Controles. Selecione a entrada de Jogos da Creative, e então, escolha Propriedades, limpe a caixa com Configurações Originais Atuais (Original Configuration), e marque a caixa Para Desabilitar (Disable in This Hardware Profile).

Fazendo o upgrade de seu software

Se você teve a placa SoundBlaster Live! E a utilizou por um tempo, então, vá direto para www.soundblaster.com/liveware e confirme se você tem a última versão do software Live!Ware da Creative - os upgrades podem adicionar novos recursos e aplicativos, assim como soluções de problemas (como "bugs"), então, definitivamente, vale a pena verificar quais atualizações estão disponíveis. Existem, também, vários outros downloads interessantes disponíveis no mesmo site, de drivers básicos (www.soundblaster.com/drivers), a novos níveis para o jogo Unreal Tournament (www.soundblaster.com/goodies).

O que vai aonde?
As placas de som, geralmente, possuem muitos conectores diferentes, e pode ser fácil se perder entre eles. Aqui vai um guia rápido, para as conexões mais comuns:

Externas

1 - Saída Análogo/Digital: fornece saída AC3 SP/DIF para conexão com caixas de som digitais. E, também, ela pode ser utilizada para conectar a central e o canal subwoofer em um sistema de caixas de som (speaker) 5.1.
2 - Entrada de Linha: dispositivos externos como um deck para cassetes ou player de MiniDisc podem ser conectados aqui.
3 - Entrada de Microfone: como você já deve saber, essa conexão está disponível para seu microfone.
4 - Saída de Linha: conecte suas caixas de som nesta saída para ouvir o som que sai de seu PC.
5 - Saída Traseira: se você tem um sistema de quatro caixas de som, conecte o segundo par neste soquete.
6 - Entrada de Controles: um controle para jogos (joystick), ou dispositivo MIDI, pode ser conectado aqui.

Internas

7 - Dispositivo de Secretária Eletrônica: esse conector (TAD) precisa ser conectado ao seu modem para receber os sinais pelo microfone (se você quiser gravar uma mensagem para a secretária eletrônica, por exemplo).
8 - Conector de CD de Áudio: isso conecta a saída analógica de áudio de seu drive de CD ou DVD (Você não conseguirá tocar nenhum CD de música se isso não estiver no lugar).
9 - Conector AUX: um soquete sobressalente que você pode utilizar para conectar uma fonte padrão de áudio, como da TV, por exemplo.
10 - CD SP/DIF: se seu drive de CD ou DVD possui uma saída de áudio digital, conecte-a aqui para alta qualidade de som.
11 - Conector de Extensão de Áudio: esse IDE que parece um soquete, só será utilizado se você comprar um adicional da Creative como uma placa digital I/O.

Quando o upgrade falha
Você pode querer fazer um upgrade ou reinstalar para resolver um problema com seu software SoundBlaster atual, mas infelizmente, o mesmo problema pode fazer com que a instalação falhe, surgindo apenas a mensagem de erro: "Sureg create key failed".
A melhor solução aqui, primeiro, é remover completamente o software anterior. Desinstalá-lo pelo Painel de Controle, em Adicionar e Remover Programas, e então, executar o Regedit e remover as chaves: HKEY_Local_Machine\Software\Creative Tech e HKEY_Local_Machine\Enum\PCI\VEM_1102&DEV_0002&
SUBSYS_00211102&VER_03. (Se você tiver outro software ou hardware da Creative instalado, apenas remova as chaves com \Creative Tech, que correspondem à sua SoundBlaster). Reinicie seu micro e tente instalar o novo software novamente.

Música

Você pode criar músicas interessantes e músicas próprias, com uma SoundBlaster e a SoundFonts (Tabela de Sons). Visite www.geocities.com/sblivewarez para um tutorial muito útil e vários downloads interessantes. Existem ainda, mais SoundFonts disponíveis para venda em companhias como a E-UM (www.meu.com/online_shop/sfont_lib/sfont_lib.html) e NTONYX (www.ntonyx.com).

Confusão no quadro do sistema

Seu quadro do sistema, provavelmente, não precisa de mais um ícone, mas a configuração da SoundBlaster, certamente, adicionará algum de qualquer forma. Uma pequena figura de uma caixa de som amarela, com margem verde representa o programa AudioHQ - dê um clique duplo nele para acessar um grupo de funções de configurações. Enquanto, algumas delas são úteis para todos - "Speaker"(caixas de som), por exemplo, permite a você configurar, obviamente, suas caixas de som, e "Mixer", muda as configurações de volume - a maioria das pessoas não utilizam esse ícone o suficiente para mantê-lo aqui. Para se livrar do ícone, selecione Options (Opções) e limpe a caixa Load on Startup (Carregar na inicialização). Para recarregá-la quando for necessário, clique no botão Iniciar, Programas, Creative, SoundBlaster, AudioHQ.
Ainda mais sem sentido, é o ícone "EAX Animation", que roda um pequeno vídeo de introdução toda vez que você dá um clique duplo nele. Ele é bem legal, mas só da primeira vez que assistir, você não vai querer vê-lo toda hora. Dê um clique com o botão direito do mouse no ícone e selecione desabilitar (Disable on Startup) para se livrar dele.

Usuários de Linux

Existem alguns jogos bons disponíveis para Linux, e eles podem tomar vantagem de sua SoundBlaster, graças aos drivers disponíveis em http://opensource.creative.com. Encontramos mais novidades e informações na página da SoundBlaster Live! Linux, em inglês (www.euronet.nl/~mailme).

Pastas

Vale a pena investigar a pasta (Arquivos de Programas\Creative) para ver, exatamente, o que o instalador da SoundBlaster colocou em seu sistema. Não por causa de 72 MB de espaço no disco ocupados por uma instalação padrão, onde 27 MB deles é utilizado pelo programa de demonstração da placa. A menos que você o utilize regularmente, e nós acreditamos que não, acesse o componente Adicionar e Remover Programas do Painel de Controle, selecione SoundBlaster e escolha SB Live! Experience no menu que aparecer. Essa, também, é a maneira mais recomendada de remover quaisquer outros elementos do software da SoundBlaster, até mesmo os drivers.

Sistema parado?
Você acabou de gastar uma nota preta em um novo PC - um rápido processador Athlon, uma placa-mãe popular VIA e uma SoundBlaster Live!. Então, o que acontece em seu novíssimo sistema, se ele trava inesperadamente, quase todo dia, principalmente quando roda jogos, transfere grandes arquivos, ou utiliza drives em seu segundo canal IDE?
Nós não temos uma solução definitiva, mas podemos afirmar que você não está sozinho - muitas pessoas passam por isso também, lotando as listas de mensagens pela Internet com problemas desse tipo. Até agora, existem três maneiras de contornar esse problema.
Talvez, a melhor opção para a área de trabalho é desativar o ACPI support nas configurações do BIOS (você deve encontrá-la no menu do gerenciador de força). Seu PC não vai mais acionar o modo de espera, ou hibernação (quando ele se desliga automaticamente, após um período de inatividade, e restaura tudo quando você toca o mouse ou o teclado), mas não existem outras implicações. Se você não quiser perder o ACPI, então, tente as seguintes configurações PCI em seu BIOS:
Impedimento Transação PCI: 0/ Off/ Disabled
Ocultar Leitura Mestre PCI: 0/ Off/ Disabled
Estado Latente PCI: Tente os valores de 0 a 32
Note que isso pode afetar a performance de outras placas em seu sistema.
Como um último recurso, desabilite a DMA, ou seja, Direct Memory Access (Memória de acesso direto), para qualquer drive em seu segundo canal de IDE (ou comece desativando-a em todo lugar, e então, tente ir reativando as opções individualmente). Para encontrar a opção, acesse o Painel de Controle e selecione Sistema, Gerenciador de dispositivos, Expandir os drives de disco e CD-ROMs, então escolha a entrada para cada drive. Clique em Propriedades, Configurações, e limpe a opção DMA. Isso afetará a performance de todo o seu sistema, assim sendo, só apele para esse recurso se nada mais funcionar.

Ajustando as configurações de som no Windows
As SoundBlasters fornecem vários utilitários para ajudá-lo a configurá-las, mas não se esqueça das opções que o próprio Windows oferece.

1 - Selecione Painel de Controle, Propriedades de Sons e Multimídia. Se você quiser que o ícone de volume do Windows fique no quadro do sistema, marque a caixa Mostrar controle de volume...

2 - Escolha Áudio, Avançado (na caixa Reprodução), Performance e, se você tiver com problemas, tente reduzir a aceleração de hardware. Ignore as amostras de taxas de conversão - a placa manuseia isso sozinha.
3 - Problemas com o microfone? Reprodução em MIDI? Controle? Clique em Dispositivos, escolha o dispositivo e selecione Propriedades para mais informações, configurações e conselhos.
 
«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados