X.25
Protocolo de comunicação de computadores em grandes redes. Define a conexão elétrica entre o terminal e a rede, o protocolo de acesso e a implementação de determinados circuitos entre os usuários. O X.25 permite além da transmissão de dados, a transmissão de comandos. É um protocolo de roteamento muito utilizado em redes públicas de pacotes.

X.400
Um protocolo que especifica serviços do tipo store-and-forward (armazene e adiante), sendo o serviço de correio eletrônico Message Handle System (MHS) o mais conhecido deles, como parte das recomendações OSI/ISO.

X.500
E um padrão ITU-TSS/ISO para sistemas de diretórios, com a finalidade de localização de usuários de correio eletrônico.

XBase
Linguagem similar ao dBASE, como o Clipper e o FoxPro. Originalmente, quase idênticas ao dBASE, porém o aparecimento de novos comandos e recursos as tornaram apenas parcialmente compatível com dBASE.

XENIX
Uma versão do sistema operacional UNIX adaptada para computadores pessoais baseados em microprocessadores da Intel.

XGA
(Extended Graphics Array)
Padrão gráfico de alta resolução introduzido pela IBM em 1990. Foi desenvolvido para substituir o antigo padrão 8514/A. O XGA provê a mesma resolução (640x480 ou 1024x768 pixels), mas suporta mais cores simultâneas (64K comparado as 256 cores dos 8514/A's).

XML
(Extensible Markup Language Linguagem de Marcas Extensível)
Especificação criada pela W3C, desenvolvida especialmente para documentos da Web. Permitirá criar tags personalizadas com funcionalidades não disponíveis no HTML. A Microsoft pretende adotar esse padrão em futuras versões do Internet Explorer.

Xmodem
Primeiro protocolo de transferência de arquivos desenvolvido para computadores CP/M, produzido pela Ward Christensen. As primeiras versões usavam um checksum para detectar erros. As versões posteriores usam o método CRC, que é mais efetivo.
Veja também: Zmodem e Ymodem.

XMS
(eXtended Memory Specification)
Especificação de memória que permite aos programas DOS usarem a memória estendida nos computadores 286 e/ou superiores. Fornece um conjunto de funções para reservar, resumir e transferir dados para a memória estendida sem conflitos, incluindo a área da memória alta (HMA).

XON/XOFF
(Protocolo de comunicação assíncrona)
O fluxo de dados é controlado por caracteres especiais no qual quando o receptor não pode continuar recebendo dados, ele transmite um caractere de controle XOFF que solicita ao emissor a interrupção da transmissão.

XOR
Operador booleano que representa “ou exclusivo”.

XSL
(Extensible Style Language ou Linguagem de Estilo Extensível)
Especificação para separação de estilo e conteúdo na criação de páginas HTML ou XML. O XSL é similar ao CSS, trazendo algumas inovações como definição do modo de impressão das páginas e transferência de documentos XML através de diferentes aplicativos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA