Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Seu Micro
200 Novas Dicas e Ferramentas
Pegamos 20 dos melhores utilitários, colocamos no CD da PC Expert e revelamos 200 dicas que revolucionarão a maneira que você utiliza seu PC

Podemos revirar o Windows de ponta a ponta, o dia inteiro, mas no final do dia, um PC é tão bom quanto os aplicativos que ele possui. Com isso em mente, nós reunimos o que consideramos os 20 utilitários e aplicativos essenciais e compilamos nada menos do que 200 dicas de como tirar o maior proveito desses programas.
Nós cobrimos a maioria dos aspectos de computação nesta matéria, do backup de seus dados, aumentar a velocidade dos downloads de Internet e proteger o seu micro dos vírus de computador. O bloco de notas é muito restrito? Então, tente utilizar o EditPad e as nossas dicas. Frustrado com a quantidade de resíduos que são deixados quando você remove programas em seu PC? Deixe esse trabalho para o Ashampoo Uninstaller 99. Atrapalhado com as anotações e bilhetes espalhados pela sua mesa e seu computador? Experimente o ATnotes e coloque suas anotações dentro da sua área de trabalho do Windows.
Pode ser que alguns desses programas , você já conheça de edições anteriores da PC Expert, mas estas são suas versões mais novas a atualizadas, e tenha certeza, também, que as dicas são totalmente novas.
A tabela abaixo revela os 20 programas essenciais

Índice dos Programas  
Ashampoo Uninstaller 99 NoDelete
Atnotes PowerDesk
Copernic 2001 Basic PowerStrip 2.78
Download Accelerator SecondCopy 97
EasyRecovery Personal Edition SiSoft Sandra 2001 Standard
Eclipse Tiny Personal Firewall
EditPad Lite Windows Media Player 7
Font Xplorer Lite WinPIM Lite
InoculateIT X-setup
IrfanView ZipCentral

Ashampoo Uninstaller 99 Deluxe
Fazer a limpeza de seu PC com o Ashampoo não deveria ser uma tarefa árdua, e não será se você seguir estas dicas...

1 - A instalação perfeita
Para instalar devidamente esse programa, você precisa verificar o seu sistema antes do aplicativo ser instalado. Então, sempre utilize o Assistente para "Instalar o Aplicativo" antes de instalar qualquer software. Ele monitora todo o seu sistema e confirma se poderá remover tudo mais tarde.

2 - A desinstalação perfeita
Se você monitorou o sistema durante a instalação e salvou as diferenças, desinstalar esse aplicativo é fácil. Utilize o Assistente para "Remover o Aplicativo" e tenha em mãos o arquivo log dessa instalação.

3 - Sempre utilize o Ashampoo
Embora você possa remover os aplicativos utilizando o desinstalador que vem com o próprio aplicativo, essa não é necessariamente a melhor saída. Muitas dessas entradas de registro e configurações criadas após a instalação ficam perdidas no sistema. Então, sempre utilize o Ashampoo.

4 - Utilize-o pelo menos uma vez antes de desinstalar
Se você instalou um programa que nunca vai utilizar e deseja desinstalá-lo, não faça isso ainda. Primeiro, você deve utilizar o aplicativo para confirmar se ele foi completamente instalado e configurado - muitos programas não iniciam importantes configurações de registro até que eles sejam executados ou que o Windows seja reiniciado.

5 - Visualizar a fonte
Para tornar a remoção de fontes uma tarefa fácil, o Ashampoo possui um impressionante visualizador de fontes, que não só fornece uma grande gama de informações sobre as fontes, como também, possui um painel de visualização editável. Se você quiser ver como é o visual do texto de determinada fonte no painel, apenas digite.

6 - Dupla desinstalação: duplo problema
Não tente desinstalar um aplicativo utilizando o Ashampoo depois que você desinstalou o aplicativo utilizando seu próprio programa de desinstalação. Isso fará com que os DLL internos compartilhados se confundam, o que pode levar à desinstalação de um importante arquivo de sistema.

7 - Sem arquivo log
Desinstalar sem um arquivo log pode ser um pouco chato, mas não se desespere - você tem total controle sobre muitos arquivos chave do sistema e é possível removê-los. Seja cuidadoso sempre que possível e deixe o Windows e as pastas do sistema Windows intocadas, ao menos que você realmente saiba como colocar seu sistema de volta ao funcionamento sem nenhum problema.

8 - O que não monitorar
Existem alguns arquivos de sistema que não valem a pena serem monitorados quando um aplicativo está sendo instalado. O arquivo swap do Windows, Win386.swp, é um bom exemplo disso, pois ele muda continuamente. Para excluir o arquivo swap, simplesmente dê um clique com o botão direito do mouse sobre a janela dos Drives (você vai encontrá-la no diretório do Windows) e selecione Exclude files (Excluir arquivos). Você pode ver seus arquivos excluídos clicando em Option (Opções) e mudando para a janela de Icons (Ícones).

9 - Faça backup - não remova
Na forma padrão, qualquer arquivo que você remove é enviado para a Lixeira, mas se você desconhece alguns dos arquivos dos quais está se livrando, seria melhor enviá-los para um diretório de backup. Selecione Options (Opções), Settings (Configurações), Delete (Remover) e, então, escolha fazer backup de seus arquivos em outra pasta.

10 - Problemas de inicialização dupla
Se você instalou o Windows NT e o Windows 95/98 na mesma máquina em partições separadas e deseja utilizar o Ashampoo em ambos os sistemas operacionais, então, você deve instalá-lo em diferentes pastas para cada sistema. Desse modo, não haverá nenhuma confusão sobre as diferentes configurações de registro utilizadas por cada sistema.


ATnotes
Nunca mais esqueça nada com esse software de notas

11 - Faça backup de suas notas
Tudo o que o ATnotes precisa saber sobre o que você armazena em suas notas, onde estão posicionadas e tudo o mais está no arquivo Atnotes.dat (você vai encontrá-lo na pasta do programa). Utilize o SecondCopy 97 (veja mais adiante) para fazer o trabalho.

12 - Faça notas rapidamente
É muito simples fazer novas notas, basta dar um clique duplo no ícone do ATnotes no quadro do sistema. No entanto, se você tiver copiado um texto para a área de transferência, então, dê um clique com o botão direito do mouse no ícone do ATnotes e escolha Paste Note (Colar Nota) para criar uma nota instantânea!

13 - Redefina o tamanho das notas
Quando as notas são inicialmente feitas, elas são criadas com o menor tamanho possível. Não se apavore, apenas clique fora da nota, e você pode redefinir o tamanho dela, como faria com qualquer outra janela.

14 - Minimize as notas
Se uma nota estiver atrapalhando, dê um clique com o botão direito do mouse. Você terá a opção de minimizar a nota, o que a reduz para o tamanho de uma linha, ou ocultando-se completamente da visão. Se você for ocultar uma nota, terá a opção de ocultá-la por um certo período de tempo.

15 - Localize-as
Você pode rastrear todas as notas que criou clicando com o botão direito do mouse no ícone do ATnotes e selecionando Search (Procurar).

16 - Faça atalhos
Selecione a opção de Settings (Configurações), no ícone do ATnotes, e clique na janela Keyboard (Teclado). Aqui, você pode aplicar as funções de atalho do ATnotes.

17 - Envio pela rede
Se estiver conectado em uma rede, você poderá enviar mensagens de notas para as outras pessoas utilizando o ATnotes. Mas para isso, você precisará saber o nome do PC ou o endereço de IP e, então, é só dar um clique com o botão direito do mouse no ícone do ATnotes e clicar em Send note (Enviar nota).

18 - Nunca esqueça
Você pode anexar lembretes a quaisquer notas clicando com o botão direito do mouse sobre as notas e selecionando Alarm (Alarme). Você pode escolher o tempo, a data e o tipo de lembrete.

19 - Abra sites da Internet
Se você possui uma lista de URLs em uma certa nota, poderá abri-las diretamente em um browser dando um clique com o botão direito do mouse sobre a nota, escolhendo Open (Abrir) e a URL que você deseja ver.

20 - Lista de notas
Às vezes, você pode ter tantas notas na tela, que não consegue ver sua área de trabalho. Se for o caso, dê um clique com o botão direito do mouse no ícone do ATnotes no quadro do sistema e escolha Notes List (Lista de Notas). Essa lista mostra todas as suas notas em uma janela.

Copernic 2001
Essa é a melhor ferramenta de procura que você vai encontrar, e completamente grátis

21 - Personalize o Copernic
Você pode utilizar o submenu View (Exibir), Layout para mover a janela do Copernic ao redor da tela. Você também pode remover ou mover o Quick Search e as barras de rolagem das pastas clicando com o botão direito do mouse e arrastando-as respectivamente.

22 - Skins
Não gosta da aparência do Copernic? Agora, você pode personalizá-lo, alterando sua aparência ao mudar as peles - escolha Tools (Ferramentas), Options (Opções) e clique em Skins (Peles). Você encontrará duas peles embutidas e mais 21, abrangendo desde o branco ao "chicle de bola", disponíveis para download pela Internet. Selecione Add more Skins (Adicionar mais peles) para obtê-las.

23 - Remova os links quebrados
Assim que completar uma busca com o Copernic, clique no botão Validate (Validar) para rastrear os resultados e remover qualquer link quebrado.

24 - Mais resultados
As versões anteriores do Copernic básico limitavam-no a um máximo de 30 resultados por procura. O Copernic 2001 aumenta esse limite de 300 (para um máximo de 3.000 resultados no total). Para colocar esse número como configuração padrão, você precisa modificar uma procura já existente e mudar para a janela de Details (Detalhes). Coloque os dois números na quantidade desejada e clique em Defaults (Padrão).

25 - Buscas mais refinadas
Agora que o Copernic oferece muitos resultados, especificar sua busca pode ser mais propício do que nunca. Assim que a busca estiver completa, verifique a caixa Remove non-matching documents (Remover documentos não compatíveis), clique no botão Refine (Refinar) e coloque as novas palavras-chave que você deseja procurar.

26 - Filtre seus resultados
Você pode validar ou refinar somente os documentos que selecionar - utilize o Ctrl ou Shift da maneira usual para selecionar documentos-chave, então, consequentemente, clique em Validate (Validar) ou Refine (Refinar).

27 - Varie suas buscas
Não esqueça que você pode variar seus resultados de busca com o Copernic - apenas clique em Title (Título), Address (Endereço), Score (Contador) ou Search Engines (Programa de Busca) para refazer a lista de resultados. Clique duas vezes para reverter a ordem dos resultados na lista.

28 - Traduza documentos estrangeiros
Encontrou um documento em uma língua que você não domina? Selecione-o e clique no botão Translate (Traduzir) para converter o texto para o inglês. Mas isso só será útil para aqueles que possuem algum conhecimento da língua inglesa.

29 - Filtre seus programas de procura
Para desabilitar programas de procura que não estão alcançando suas expectativas no resultado das buscas, selecione Tools (Ferramentas), Options (Opções) e clique em Categories (Categorias). Escolha a sua categoria e clique no botão Properties (Propriedades). Agora, remova qualquer software de busca que desejar e clique em OK duas vezes.

30 - Organize suas buscas
Você pode armazenar suas buscas, organizadamente, em uma seleção de diferentes pastas para ajudá-lo a encontrá-las depois. Escolha File (Arquivo), Folder (Pasta), Create (Criar) para criar uma pasta, então, dê um clique com o botão direito do mouse no resultado da busca, selecione Move to (Mover para) e escolha a pasta para onde você quer mover o resultado.

Download Accelerator Plus
Downloads com segurança em alta velocidade

31 - Ative o gerenciador
Durante a instalação, não se esqueça de escolher o Download Accelerator Plus quando lhe for perguntado, como seu gerenciador de downloads padrão, ou então, você terá que ativá-lo manualmente toda vez que iniciar um download.

32 - Configure a velocidade
Se você for um dos felizardos que possuem uma rápida conexão de Internet, como ISDN ou ASDL, você pode escolher uma velocidade mais rápida de download. Selecione Download, Options (Opções), Connection (Conexão). Utilize o menu Connection Type (Tipo de Conexão) para escolher a velocidade de conexão.

33 - Acelere!
Para retirar o melhor do Download Accelerator Plus, certifique-se que você escolheu o melhor modo de aceleração. Para isso, selecione Download, Options (Opções), Connection (Conexão). Para modems, recomendamos a velocidade padrão - Above normal speed; para usuários de ADSL, por exemplo, utilize a aceleração - Accelerated speed.

34 - Utilize a função "resume"
Uma das melhores funções desse programa é a opção extremamente útil Resume, que permite-lhe retomar os downloads que foram previamente interrompidos. Se o servidor de onde você estiver fazendo o download comporta restauração, então, o botão Pause estará disponível, desconecte e retome o download depois. Você também pode tentar retomar um download do qual perdeu a conexão por qualquer outra razão.

35 - Utilize a Cesta
Se você não gosta da escolha automática que o Download Accelerator Plus faz quando seleciona um site de downloads, você pode mudar, utilizando um modo de clicar e arrastar, chamado "Download Basket" (Cesta de Downloads). Para abri-la, dê um clique com o botão direito no ícone do utilitário no quadro do sistema e escolha Download Basket. Agora, você pode arrastar os links para ela para iniciar os downloads.

36 - Faça buscas com o Download Accelerator Plus
Incluído nas últimas versões do software, está um sistema de buscas que se conecta ao site do Download Accelerator Plus. Dê um clique com o botão direito do mouse no ícone do utilitário, selecione Search (Procura) e escolha uma das opções disponíveis (incluindo MP3).

37 - Pare o Download Accelerator Plus
Se você quiser que o Download Accelerator Plus pare de capturar downloads, você pode desabilitá-lo temporariamente clicando com o botão direito do mouse no seu ícone e selecionando Disable Clicks Monitoring. Faça o mesmo outra vez para reabilitá-lo.

38 - A lista de downloads
O Download Accelerator Plus mantém uma lista dos arquivos que você efetuou o download. Se quiser fazer o download de um arquivo pela segunda vez, terá que remover o anterior da lista. Dê um clique duplo no ícone do programa e simplesmente remova o item de sua lista.

39 - Não vacile
Esse software permite que você escolha o tipo de conexão que utiliza para a Internet. Não escolha uma conexão mais rápida do que aquela que realmente utiliza, pois isso pode, realmente, deixar seus downloads mais lentos.

40 - Downloads Automáticos
Deixe o Download Accelerator Plus automaticamente fazer sua conexão dial-up e seus downloads por você. Selecione Download, Options (Opções), Scheduler (Programador), e então, verifique a caixa para habilitar essa opção. Escolha o horário e o dia e clique no botão Apply (Aplicar). Confirme, também, a opção Hang Up Modem (Desligar o Modem).


EasyRecovery
Removeu o arquivo errado ou corrompeu seu drive?

41 - Não encontra a partição?
Se o seu disco rígido está tão corrompido que o EasyRecovery não identifica as partições corretamente, então, clique no botão Change (Mudar). Isso o levará para uma tela mostrando uma barra que representa seu disco rígido. Utilize os indicadores no final de cada lado da barra, para ajudar o EasyRecovery a encontrar a partição perdida.

42 - Mapeamento do drive mais rápido
Clique no botão Hide Progress Details (Ocultar Detalhes do Progresso) para aumentar a velocidade do processo de mapeamento. Com isso, porém, ainda levará cerca de uma hora para um HD de 2 GB.

43 - Encontre arquivos removidos
Para ajudá-lo a encontrar um arquivo removido, procure pelo símbolo D sob a barra de Cond (Condição) próxima à lista de arquivos. Outros símbolos representam outras coisas - leia o arquivo de ajuda (Help) para mais detalhes.

44 - Apenas um drive
Você não pode copiar arquivos para o mesmo drive de onde os recuperou. Então, se você possui um HD com uma única partição, com drive de disquete e drive de CD-ROM padrão, agora é a hora de investir em algum software de particionamento ou um dispositivo de backup maior.

45 - Espaço no disco
A versão em disquete do EasyRecovery só pode utilizar drives encontrados pelo BIOS na inicialização, assim como os drives IDE e um Zip drive interno. Confirme se o drive de destino é grande o bastante para armazenar quaisquer arquivos recuperados.

46 - Cancele o rastreamento
O EasyRecovery pode vasculhar todo o seu drive à procura de arquivos e pastas, independente de quanta informação tiver nele, então, levará a mesma quantidade de tempo para rastrear um drive de 2 GB vazio e um cheio. Se você estiver confiante de que ele encontrou todos os arquivos que existem naquele drive, então, clique em Cancel (Cancelar) para encerrar a busca.

47 - Diagnósticos de disco
O EasyRecovery pode verificar o estado físico de qualquer drive reconhecido. Escolha File (Arquivo), Quick Diagnostic (Diagnóstico Rápido) para rapidamente verificar um drive, ou File (Arquivo), Full Diagnostic (Diagnóstico Completo), se o seu drive estiver mostrando sinais de problemas sérios.

48 - Sem gravar as buscas
Retomar uma busca de um ponto previamente salvo não é possível nessa versão do EasyRecovery, apesar da opção para isso aparecer disponível.

49 - Opções avançadas
Instale a edição profissional do EasyRecovery do CD, e você poderá acessar o botão de Opções Avançadas - isso permite que você especifique quais são os tipos de arquivos que está procurando.

50 - Mais opções avançadas
Outra opção avançada da edição profissional surge após o EasyRecovery listar todos os arquivos encontrados. O botão Show Tag Options (Mostrar Opções de Ligação) permite-lhe unir todos os arquivos baseados nos critérios que escolher, mesmo se os arquivos já foram removidos ou não.

Eclipse 4.1 Personal Edition
Que tal fazer o seu próprio protetor de tela?

51 - Experimente!
Antes de fazer qualquer outra coisa, passe algum tempo verificando cada uma das 35 transições disponíveis. Escolha uma por vez, carregue as imagens necessárias (lembre-se que algumas transições, como o jogo Invaders, possuem mais de uma página de informação), então, clique no botão Preview.

52 - A barra de opções
Essa barra de opções permite-lhe adicionar textos cruzando a tela e efeitos de som no seu screensaver - você pode acrescentar data ou mensagens pessoais. Assim que configurar o básico do seu protetor de tela, confira essa barra para adicionar algumas coisinhas interessantes nele. A barra de opções não é afetada quando você muda as transições.

53 - Uma biblioteca de efeitos
Quando criar o efeito desejado, selecione File (Arquivo), Save Module to Personal Library (Salvar Módulo para a Biblioteca Pessoal), gravando o efeito em uma biblioteca de efeitos, que podem ser utilizados futuramente.

54 - Adicione alguns sons
Você pode inserir sons de WAV, MIDI ou MP3 para dar um pouco mais de vida ao seu screensaver. Você encontrará as opções na barra de opções do Eclipse 4.1 Personal Edition.

55 - Músicas longas
Se você deseja adicionar um longo pedaço de música ao seu screensaver, escolha uma transição que não force o som a reiniciar junto com a imagem. Exemplos de transições aceitáveis incluem o 3D cube, animações em GIF e blocos de construção.

56 - Transições múltiplas
Você pode fazer protetores de tela bem complexos criando um screensaver com mais de um módulo. Quando sua primeira transição estiver completa, simplesmente escolha Module (Módulo), New Module (Novo Módulo), para adicionar outro elemento. Para visualizar seu screensaver a qualquer hora, pressione a tecla F9 para ver como os módulos funcionam juntos.

57 - Visualização rápida
Você pode visualizar rapidamente qualquer imagem, som ou filme, utilizando a opção Preview, no menu de recursos (Resource).

58 - Acesse as opções de usuário
Escolha Tools (Ferramentas), User Options (Opções de Usuário). A janela de módulos (Modules) permite-lhe colocar tanto as configurações padrão para novos módulos, como a transição, e ainda qualquer texto, cores de fundo e sons que queira utilizar. Você também pode configurar um nome padrão, organização, contatar endereços de Internet e tudo o mais ligado aos seus screensavers.

59 - Instale seu protetor de tela
Quando seu protetor de tela estiver pronto, você verá que é fácil instalá-lo em seu PC. Apenas escolha Tools (Ferramentas), Screensaver Creation Wizard (Assistente para Criação de Screensaver) e siga as instruções na tela. Quando o arquivo for criado, o protetor de tela iniciará e se instalará automaticamente como seu screensaver padrão.

60 - Distribua seus screensavers
A licença dessa edição pessoal do produto proíbe que você distribua screensavers para outros PCs. No entanto, o programa automaticamente passa para 10 dias da edição de Produtor, que permite-lhe distribuir versões trial de seus screensavers que funcionarão apenas cinco vezes. Escolha Tools (Ferramentas), Screensaver Creation Wizard, para fazê-lo antes que o período de licença termine.


EditPad Lite
Diga adeus ao bloco de notas - nós encontramos algo bem melhor

61 - Faça do EditPad seu editor de texto padrão
Se, dando um clique duplo em um arquivo de texto, ele ainda abre o bloco de notas para exibi-lo, inicie o EditPad e escolha Options (Opções), Preferences (Preferências), File Types (Tipos de Arquivos). Marque a entrada Text Files (Arquivos de Texto) e clique no botão marcado Always "Open" this file type... (Sempre abrir este tipo de arquivo...) e clique em Always "Edit" this file type... (Sempre editar este tipo de arquivo...) para habilitar a opção de edição (Edit) ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo de texto.

62 - Opção de desfazer
O bloco de notas limita-o a desfazer uma única ação. Já o EditPad, permite-lhe voltar e desfazer cada mudança que foi feita no documento desde o início.

63 - Muitos atalhos
O EditPad não possui atalhos em sua configuração padrão, mas você pode adicioná-los onde quiser - inclusive no menu Enviar para (Send to). Você encontrará as opções que precisa na janela de Shortcuts (Atalhos), em Option (Opções), Preferences (Preferências). Apenas marque as caixas e clique em Create/Remove Shortcuts now (Criar e Remover Atalhos agora).

64 - Trabalhe com múltiplos arquivos simultaneamente
Ao contrário do bloco de notas, o EditPad permite que você trabalhe em mais de um arquivo de texto simultaneamente. Cada arquivo aparece como uma janela sob a barra de ferramentas, e você pode alternar entre elas clicando na respectiva janela.

65 - Mania de conversão
O menu do conversor do EditPad faz muito mais do que converter textos em diferentes formatos como o UNIX e ANSI; você também pode marcar o texto e optar por convertê-lo em maiúsculo ou minúsculo, inverter as frases ou meramente garantir que cada palavra comece com letra maiúscula.

66 - Uma área de transferência mais poderosa e editável
Normalmente, você só pode recortar e copiar um item por vez. Já o EditPad, possui uma opção para anexar textos - segure as teclas Shift e Ctrl ao mesmo tempo em que pressiona a tecla C ou X, e o EditPad adicionará o texto atualmente destacando na seleção da área de transferência.

67 - Localize e restaure
O EditPad possui uma opção de busca total e restauração de ferramentas, acessível pelo menu Edit (Editar). A caixa de diálogos de "busca e restauração" oferece todas as opções usuais, e ainda, um botão de histórico, que guarda os detalhes de suas últimas 16 buscas.

68 - Busca completa
Você pode aplicar uma busca e restauração por todos os documentos que estiverem abertos no EditPad - basta marcar a caixa All open documents (Em todos os documentos abertos).

69 - Mude a fonte
Os arquivos de texto estão sem formatação ou estilos? Não se sinta obrigado a visualizá-los em fonte Courier em 10 pontos. Simplesmente, escolha Options (Opções), Fonts (Fontes) para escolher um estilo de fonte mais ao seu gosto.

70 - Desinstalar o EditPad
Para remover o EditPad, primeiro, confirme se ele não está ativado, então, selecione Iniciar, Executar e digite "C:\Program Files\EditPad Lite\EditPad.exe" /uninstall e clique em OK - presumindo que a localização padrão dada acima é onde o EditPad foi instalado em seu PC - mas pode ser diferente, então, verifique primeiro. E finalmente, remova o diretório do EditPad no Windows Explorer.

Font Xplorer Lite
Coloque suas fontes em ordem e, de quebra, deixe o Windows mais rápido

71 - A melhor maneira de desinstalar uma fonte
O Font Xplorer Lite só permite que você selecione uma fonte por vez, assim, a opção "Uninstall and move" (Desinstalar e mover), ao selecionar File (Arquivo), Uninstall (Desinstalar) pode ser um pouco demorada. Uma maneira mais rápida de remover um grande número de fontes do seu PC, é copiando-as de sua pasta de fontes para um diretório de backup, então, execute o Font Xplorer, escolha Uninstall (Desinstalar) e Delete (Remover) no lugar.

72 - Organize suas fontes
O Font Xplorer só pode carregar ou descarregar fontes através de pastas, então, se mover todas as suas fontes desinstaladas para a mesma pasta, você só poderá carregá-las ou reinstalá-las de uma única vez. Com isso em mente, seria uma boa idéia criar pastas separadas para fontes individuais.

73 - Recarregar ou reinstalar?
Reinstalar uma fonte significa que ela será carregada toda vez que o Windows iniciar. Se você só utilizá-la ocasionalmente, a melhor opção é recarregá-la somente quando precisar por meio do Font Xplorer.

74 - Visualize as fontes antes de instalá-las
Para visualizar uma fonte ou um grupo de fontes antes da instalação, escolha View (Exibir), Browse Multiple Folders e dirija-se a pasta que você deseja visualizar.

75 - Reparando problemas de fontes
O assistente para reparos do Font Xplorer Lite pode ajudá-lo a resolver problemas relacionados às fontes. Ele vasculha o Registro e remove referências obsoletas às fontes que não estão mais em seu sistema, e ainda recria a pasta de fontes do Windows, se estiver corrompida.

76 - Mapa de caracteres
Dê um clique duplo em uma fonte para visualizar todo o seu grupo de caracteres em uma caixa de diálogo com tamanho ajustável. Você pode ver as fontes em formatos diferentes.

77 - Visualize em qualquer tamanho
O menu de View (Exibir) permite-lhe visualizar a fonte em diferentes tamanhos - você pode selecionar Custom (Personalizar) para escolher um tamanho além daqueles disponíveis no menu, ou selecione Tools (Ferramentas), Options (Opções) e dê um clique duplo em Listed font sizes... (Lista de tamanhos de fontes) sob Miscellaneous (Outros) para adicionar suas próprias escolhas como padrão.

78 - Upgrade
O Font Xplorer Lite é bom para utilização esporádica, mas, se você desejar controle total sobre as fontes, incluindo a habilidade de copiar, mover e remover um grupo de fontes de uma só vez, então, considere fazer um upgrade.

79 - Minimize
Você pode minimizar o Font Xplorer marcando a caixa relacionada abaixo de Tools (Ferramentas), Options (Opções).

80 - Mais dicas
Se você é um daqueles usuários que colecionam fontes e mais fontes em seu micro, saiba que essas fontes podem deixar seu micro lento. Então, recomendamos que você aproveite o Font Xplorer Lite e remova as fontes que nunca utiliza; removendo o excesso, deixará seu Windows mais leve.

InoculateIT
Livre de proteção antivírus?

81 - Proteção Total
O InoculateIT oferece rastreamento em tempo real para diminuir as chances de ser infectado por um vírus. Para ainda mais ajuda, se puder, também utilize os programas MailWatcher e Content Inspection, para ajudar ainda mais a manter seu micro longe de vírus de e-mail.

82 - Pare o rastreamento
No modo padrão, o InoculateIT rastreia 100 arquivos sempre que você inicia o Windows. Você perceberá que ele só faz isso uma vez por dia, da primeira vez que você inicia o micro. Selecione Options (Opções), Programs (Programas), Start-up (Inicialização) e clique no botão Configure progressive scan (Configurar rastreamento progressivo). Digite 0 sob Reboot (reiniciar) e clique em OK duas vezes e, em seguida, Yes (Sim), para encerrar o rastreamento.

83 - Acelere
O InoculateIT está programado para rastrear todos os arquivos no modo padrão, o que é desnecessário e consome muito tempo. Você pode configurá-lo para rastrear apenas aqueles tipos de arquivos que podem conter vírus, na janela File Types (Tipos de arquivo) do menu Options (Opções), Programs (Programas). Você pode adicionar suas próprias extensões de arquivo para essa lista, e também recomendamos que você verifique a caixa Scan archives (zip) (Rastrear arquivos compactados).

84 - Exceção à regra
Se o InoculateIT encontrar um vírus após você ter configurado para ele só rastrear certos tipos específicos de arquivos, seria uma boa idéia configurar a opção de volta para "todos os arquivos" e rastrear o PC novamente para que o InoculateIT possa removê-lo.

85 - Disco de emergência
Se você ainda não o fez, selecione Tools (Ferramentas), Reference disk... (Disco de referência...), agora. Se um vírus impedir o Windows, ou até o seu HD, de iniciar, você agradecerá por poder utilizar esse pequeno "salva-vidas" . Se você adicionar outro drive ou fizer um upgrade de seu disco rígido mais tarde, execute esse comando novamente para atualizá-lo.

86 - Rastreamento semi-automático
Para executar um rastreamento manual em todos os seus drives com um clique duplo do mouse, abra o Bloco de Notas e digite: "C:\Arquivos de Programas\InoculateIT PE\Vet98.exe" /AllLocalDisks. Salve o arquivo com a extensão .bat. Dê um clique duplo no arquivo e selecione Propriedades. Na janela de Programas, escolha Minimizado: sob Executar e marque a caixa Fechar ao sair.

87 - Mais comandos
No menu Iniciar, Executar, digite o caminho para o InoculateIT (exemplo: "C:\arquivos de programas...") e acrescente /help para descobrir quais são as outras linhas de comando que estão disponíveis.

88 - Detectando problemas
A detecção heurística trabalha de olho nos comportamentos suspeitos, característicos dos vírus, em vez de procurar tipos ou modelos específicos de vírus, o que ajuda a pegar tipos desconhecidos de vírus.

89 - Rastreamento rápido
Você pode rapidamente rastrear um arquivo dando um clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando a opção InoculateIT PE. Você pode fazer o mesmo com drives ou pastas.

90 - Mais ajuda
Problemas com o InoculateIT? Visite o site oficial do programa para suporte: http://antivirus.cai.com/support_main.htm.

IrfanView
Um visualizador de imagens versátil, rápido e repleto de atributos

91 - Lista
Selecione Options (Opções), Properties (Propriedades), Extensions (Extensões) para ver uma lista completa dos tipos de arquivos atuais que serão abertos pelo IrfanView. Os atuais arquivos de imagens serão verificados - apenas escolha aqueles que você deseja visualizar no IrfanView.

92 - Sem "thumbnails"
O Windows possui o recurso de mostrar o ícone thumbnail de arquivos BMP em suas pastas. Isso parece bom, mas pode deixar sua lista de pastas lenta. Para desligar isso, selecione Options (Opções), Properties (Propriedades), Extensions (Extensões) e desabilite a opção Use Thumbnails for BMPs (Utilize Thumbnails para BMPs).

93 - Grande demais!
O IrfanView pode reduzir imagens grandes para que elas possam ser visualizadas inteiras em sua área de trabalho. Selecione Options (Opções), Properties (Propriedades), Viewing (Visualizar) e escolha Fit to Screen (para ajustar o tamanho à tela). Você pode, também, limpar a imagem marcando a caixa Use 'Resample', mas isso pode deixar o IrfanView mais lento.

94 - Sozinho
Se você, alguma vez, já desejou ter uma única versão do IrfanView aberta em vez de uma cópia de cada imagem visualizada, selecione Options (Opções), Properties (Propriedades), Others 1 (Outros 1) e marque a caixa Only 1 instance of IrfanView... (Somente uma instância do IrfanView).

95 - Slides
O IrfanView possui um poderoso recurso que permite-lhe visualizar facilmente uma coleção de imagens através de muitas pastas. Selecione File (Arquivo), Slideshow para abrir a opção de slides. Selecione os arquivos e pastas utilizando o botão Add (Adicionar), então, utilize o botão Play para iniciar o slide.

96 - Conversão em massa
Selecione File (Arquivo), Batch Conversion (Conversão Conjunta), e você poderá converter um grupo de arquivos inteiro para um tipo de arquivo específico utilizando o menu "Output format:". Clique em Advanced Options (Opções Avançadas) para mais opções de conversão.

97 - Visualize
Se você possui uma seleção de thumbnails e deseja visualizá-la, então, utilize o recurso Thumbnail. Para fazê-lo, selecione File (Arquivo), Thumbnail e utilize a árvore de arquivos para navegar por suas pastas - mídias conhecidas e imagens aparecerão à direita.

98 - Capture telas
O IrfanView vem com um simples recurso de captura embutido que permite-lhe facilmente fazer capturas de tela do Windows e consecutivas, utilizando uma simples tecla de atalho. Selecione Options (Opções), Capture (Capturar) para começar a pegá-las.

99 - Melhore as impressões
Ao imprimir pelo IrfanView, você pode escolher entre uma porção de opções, incluindo o tamanho da imagem, ou onde ela será centralizada. Essas opções aparecem após você escolher qual impressora irá utilizar.

100 - Atalhos de teclas
Os atalhos do IrfanView são bem mais rápidos que os outros. Aqui vai o funcionamento das teclas:
Abrir O, reabrir Shift e O, salvar Ctrl e S, salvar como S, imprimir P, thumbnails T, slides W, conversão conjunta B, capturar C, visualizar em tela cheia Enter, ajustar à área de trabalho F e efeito de zoom - ou +.


NoDelete
Seus arquivos precisam de proteção? Você precisa de NoDelete

101 - Começando
Após instalar o NoDelete, execute-o pelo menu Iniciar, Programas. Ele aparecerá no seu quadro do sistema. Dê um clique duplo nesse ícone para acessar sua interface principal.

102 - Qual opção?
O NoDelete oferece três níveis de proteção para arquivos selecionados. A opção padrão evita que os arquivos sejam removidos, renomeados ou movidos, enquanto a segunda opção os protege contra modificação também. A terceira opção também torna impossível copiar ou até acessar o arquivo selecionado.

103 - Não fique restrito
Você não tem que selecionar um único nível de proteção para todos os seus arquivos. Ou você escolhe o nível de proteção antes, arrastando os arquivos para o NoDelete ou marca um arquivo e clica na caixa apropriada para mudar seu nível de proteção.

104 - Senha de proteção
Se você está utilizando o NoDelete para restringir o acesso a arquivos no seu sistema em vez de protegê-los contra erros humanos e de apagá-los por engano, então, selecione File (Arquivo), NoDelete Password Protection (Senha de Proteção do NoDelete). Agora, todos os arquivos estão inacessíveis, a não ser que você execute o NoDelete e coloque a senha, que, nesse caso, a proteção é suspensa até que você feche o programa e execute-o novamente, ou reinicie o PC.

105 - Não reinicie
Para evitar ter que reiniciar o micro toda vez que acessa o NoDelete (você precisa reiniciar para alterar os níveis de proteção, mas não para verificar suas configurações ou mudar/habilitar a senha de proteção), então, clique em No (Não) quando for questionando para reiniciar o PC antes de ativar o NoDelete novamente.

106 - O assistente do sistema
Escolha File (Arquivo), NoDelete System Wizard (Assistente do Sistema NoDelete) para rapidamente proteger arquivos mais populares, como aqueles do painel de controle, arquivos de sistema e até o próprio NoDelete.

107 - Desabilite o ícone
Se você prefere que as pessoas não saibam que o NoDelete está instalado no seu sistema, ou prefere manter o quadro do sistema fora de vista, escolha File (Arquivo), NoDelete can be accessed via, Hot Key (assim, o NoDelete pode ser acionado por teclas de atalho). As teclas de atalho são: Alt e - (no lado das teclas numéricas do teclado).

108 - Senha errada
Confirme se você colocou a senha correta ao tentar acessar o programa - se errar uma única vez, você terá que reiniciar para uma nova tentativa.

109 - Desabilite pela caixa de diálogo do "Control-Alt-Delete"
Mesmo que não possa desabilitar o NoDelete diretamente desse menu, você pode iludir o quadro do sistema como se estivesse terminando uma tarefa. Evite que isso aconteça desabilitando essa opção pelas chaves do menu File (Arquivo).

110 - Proteja o NoDelete
Você deseja proteger o NoDelete de um determinado membro de sua família? Siga as dicas 106 e 109, e então, remova a entrada de desinstalação do NoDelete no componente Adicionar e Remover Programas do Painel de Controle.

PowerDesk 4
Esqueça o Windows Explorer, utilize esse no lugar

111 - Uma busca melhor
O utilitário de busca do PowerDesk é melhor do que o utilitário próprio do Windows. Você pode procurar por arquivos de tipos ou atributos específicos, e de ainda busca por arquivos com base em quando eles foram modificados pela última vez ou até para aqueles que foram recém-acessados.

112 - Cuidado com o americanismo
Quando estiver utilizando a janela de detalhes de busca de arquivos (File Finder), você deve lembrar que a ordem das datas no PowerDesk segue o padrão americano, então, você deve colocar o mês primeiro, seguido do dia e, finalmente, o ano.

113 - Acesso rápido ao DOS
Quando o PowerDesk estiver aberto, o DOS estará a uma simples combinação de teclas de distância - apenas pressione Shift e F6.

114 - Painel de Controle rápido
Para ter acesso instantâneo a qualquer componente do painel de controle pela pasta de favoritos, selecione Favorites (Favoritos), Open Favorites folder (Abrir Pasta de Favoritos). Dê um clique duplo no painel da direita e selecione New (Nova), Folder... (Pasta...) e digite o seguinte: Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}. Então, clique em OK.

115 - Outras pastas de sistema
Repita a dica acima para outras pastas-chave do sistema - e simplesmente renomeie assim:
Printers.{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}
URL History.{FF393560-C2A7-11CF-BFF4-444553540000}

116 - Problemas de performance
Quanto maior a pasta de favoritos, mais lento será o funcionamento do PowerDesk. Seja paciente quando estiver lidando com pastas grandes - um bom exemplo é a pasta de histórico URL.

117 - Compare duas pastas
Você pode facilmente comparar duas pastas. Para isso, dirija-se à sua primeira pasta, então, escolha Tools (Ferramentas), Compare Folders (Comparar Pastas). Agora, selecione a segunda pasta, então, clique em Unique, para procurar por arquivos originários da primeira pasta, ou selecione Duplicate (Duplicar), seguido por Older (Mais velha) ou Newer (Mais nova), se você estiver procurando por arquivos que não foram alterados. Clique em OK, e qualquer arquivo relevante aparecerá marcado na janela do PowerDesk.

118 - Visualização rápida
Para utilizar a própria visualização embutida do PowerDesk, você precisará ter o QuickView instalado em seu PC. Se não consegue encontrá-lo, vá para a janela de Configurações do Windows no componente Adicionar e Remover Programas do Painel de Controle. Os usuários do Windows ME perceberão que sua versão não vem com o QuickView.

119 - Problemas com o Windows ME
Quando você instala essa versão do PowerDesk no Windows ME, verá uma caixa de diálogo avisando que você não deve habilitar o PowerDesk no lugar do Explorer como programa padrão na janela Geral, sob Opções, Preferências.

120 - Botões de inicialização
A barra de inicialização (LaunchBar) funciona de uma forma similar à barra de ferramentas de inicialização rápida. Você pode adicionar botões e determinar propriedades como criar um diretório padrão para abrir e salvar arquivos (utilize a caixa Start in:).

PowerStrip 2.87
Melhore sua placa de vídeo com esse ótimo programa e estas dicas

121 - Suporte para monitor
Uma das principais razões para utilizar o PowerStrip é que ele oferece melhor controle sobre o sistema gráfico próprio do monitor. Assim que tiver configurado o PowerStrip, você pode clicar no ícone de ajustamento de tela (screen adjustment) da barra de ferramentas do PowerStrip para configurar tudo, desde a taxa de atualização ao relógio de pixel.

122 - Recursos próprios
Embora o PowerStrip ofereça uma interface poderosa para a sua placa, vale lembrar que ele só oferece controle genérico sobre o seu conjunto de vídeo e não pode controlar alguns dos recursos próprios de sua placa.

123 - Atualização do driver
Faça o download do último driver referente à sua placa de vídeo. Mesmo que o PowerStrip lhe dê um alto controle sobre sua placa, ele precisa desses drivers para oferecer-lhe a melhor performance possível.

124 - Deseja fazer overclock em sua placa?
Mesmo estando bem escondido, o PowerStrip permite que você efetue um overclock em sua placa de vídeo. Você encontrará a opção para isso dando um clique com o botão direito do mouse sobre o ícone no quadro do sistema, selecionando Advanced options (Opções avançadas), e então, clique no botão Performance.

125 - Que tal um overclock?
Pode parecer um pouco estranho falar em overclock, mas algumas placas mais antigas não são particularmente instáveis e podem exibir pequenas falhas enquanto roda jogos. A solução é mudar essas memórias, e as falhas diminuem um pouco.

126 - Velocidade
O indicador de memória (memory clock) deve ser a sua primeira opção para overclock, como a maioria das placas modernas sofrem com reduções de memória. Você pode tentar aumentar o processador central também, porém, precisará de um cooler e um dissipador de calor para prosseguir com seu overclock.

127 - Indicador único
Se você perceber que só tem um indicador de memória clock na tela de performance, isso é porque a placa de vídeo possui um único gerador de clock que é utilizado tanto pela memória como pelos chips de vídeo. Nesse caso, aumentar a memória clock afetará tanto sua memória quanto seu processador central.

128 - Gama seletiva
Você pode ajustar as configurações gama para aplicativos individuais e jogos. Vá para a janela Presets nas configurações principais do PowerStrip. Clique no ícone da pasta e indique o aplicativo em questão. Aplique as mudanças antes de dar um clique com o botão direito do mouse no ícone do PowerStrip no quadro do sistema e, então, selecione a entrada Colour calibration (Calibragem de cores) em Advanced options (Opções avançadas) da barra de ferramentas. Selecione as configurações desejadas na parte de baixo dessa janela e, então, configure as configurações gama.

129 - Taxa de atualização
O PowerStrip permite-lhe escolher a taxa de atualização do DirectX, que pode melhorar a performance de seu PC quando estiver rodando jogos. Utilize trial ou error para ver se uma taxa de atualização mais rápida ou mais lenta é melhor para o seu sistema - não é tão simples quanto selecionar entre alta ou baixa, pois isso depende da placa.

130 - Resolva os problemas de vídeo
Se tiver um problema mais sério com seu monitor, você pode utilizar o PowerStrip para tentar resolvê-lo. Nas opções Advanced (Avançadas), você encontrará uma entrada, diagnostics (diagnosticar), que detalha tudo, de configurações a conflitos de IRQ. Você pode até forçar a taxa de transferência a ajudá-lo a resolver seus problemas.

SecondCopy 97
Melhore seus backups com nossas dicas

131 - Restaure seus backups
Para restaurar um backup, dê um clique com o botão direito do mouse no perfil-alvo e escolha Source files... (Arquivos fonte...), então, dê outro clique com o botão direito e selecione Destination files... (Arquivos destinatários...). Ambos os diretórios do Windows serão abertos, permitindo-lhe clicar e arrastar os arquivos descomprimidos do diretório destinatário de volta à fonte.

132 - Restaure seus arquivos comprimidos
Se os seus backups estão compactados, apenas dê um clique com o botão direito do mouse no perfil e escolha Source files... (Arquivos fonte...). E o SecondCopy abrirá o arquivo ZIP em sua própria janela. Selecione os arquivos que você deseja restaurar e clique no botão Extract (Extrair). A localidade fonte será automaticamente selecionada, então, clique em OK para efetuar a extração.

133 - Salve arquivos removidos
Quando estiver atualizando seu backup, você pode optar para que o SecondCopy remova do backup quaisquer arquivos que você removeu desde a última vez que executou o perfil. Você pode armazenar quaisquer arquivos removidos desse modo em outra localidade para referências futuras do componente How? (Como?) no Profile Wizard (Assistente do Perfil). Você vai precisar escolher Custom setup (Configuração personalizada) para acessar essa opção.

134 - Pouco espaço?
Ao comprimir seus arquivos para o backup, o SecondCopy cria arquivos temporários no seu drive de destino. Se o espaço for pequeno e você se deparar com um erro XcdErrorWrite no arquivo log, então, selecione Editar, Opções, mude para a janela de Cópia e desmarque a caixa Use destination folder for temporary Zip files (Utilizar pasta destino para arquivos Zip temporários).

135 - Faça backup de seus perfis
Não se esqueça de fazer backup de seus perfis do SecondCopy. Quando os tiver configurado, procure por Sc97.cfg no diretório do SecondCopy (que está oculto no modo padrão) e copie em um disquete. Restaurar seus perfis no futuro é simples: copie o Sc97.cfg de volta para o diretório do SecondCopy.

136 - Sincronize arquivos
O SecondCopy também pode ser utilizado para sincronizar arquivos - para isso, apenas escolha Synchronize source and destination... sob a opção How?.

137 - Mantenha os arquivos zip pequenos
Se você utiliza perfis comprimidos, não sobrecarregue-os. Divida os diretórios grandes em dois ou mais perfis para diminuir o tamanho de ambos os arquivos ZIP para um máximo de 10 MB, e você diminuirá o risco de um arquivo ZIP corrompido arruinar todo o seu backup.

138 - Não faça backup de tudo
Mesmo que o SecondCopy possa, teoricamente, fazer um backup de todo o seu disco rígido, não é a melhor ferramenta para esse trabalho. Para iniciantes, o SecondCopy, em seu modo padrão, não irá copiar arquivos que estão sendo utilizados; muitos de seus arquivos de sistema seriam deixados intocados. É preferível utilizar um utilitário de imagem de disco, como o Ghost, da Norton.

139 - Visualize perfis rapidamente
A melhor maneira de lembrar o que faz cada perfil, é selecionando View (Visualizar), Details (Detalhes) da janela principal do SecondCopy. Isso revelará todas as informações necessárias.

140 - Suspenda os backups
Para suspender temporariamente o SecondCopy, basta dar um clique com o botão direito do mouse em seu ícone no quadro do sistema e escolher Suspend (Suspender). Para reativar o SecondCopy, repita o processo - note que ele irá reiniciar automaticamente junto com o seu micro.

SiSoft Sandra 2001
10 dicas para diagnosticar e avaliar seu sistema

141 - Gerencie seus módulos
Você pode mover e remover seus módulos, pois aqueles que você mais utiliza estão agrupados. Se você removeu um módulo e, agora, deseja tê-lo de volta, simplesmente, clique no botão Add Module (Adicionar Módulo).

142 - Módulos de comando de linha
Você pode criar um atalho do Explorer no Windows, diretamente para um módulo específico. Basta criar um novo atalho, aponte-o para o Sandra e acrescente /m CPUBench. Você encontrará uma lista completa dos nomes dos módulos de comando de linha na opção de ajuda (Help) do programa.

143 - Visão total
Se você quer uma visão completa do sistema de sua máquina, mas não quer sentar e esperar rodar um módulo atrás do outro, você deve utilizar o Create a Report Wizard (Criar um Assistente de Relatório). Isso permite que você escolha quais módulos serão executados, assim como qual formato devem ter na saída.

144 - Avaliação
Uma das melhores coisas sobre o Sandra, é que ele conta com novas tecnologias como o SSE, SSE2 e 3DNow! Se você quer ver a diferença que essas tecnologias fazem em seu sistema, clique no botão Options (Opções) no módulo CPU Multimedia (Multimídia), desmarque a tecnologia que lhe interessa e execute novamente a avaliação clicando em Update (Atualizar).

145 - Cuidado com a avaliação
Nem todos os avaliadores são criados iguais, e alguns dos avaliadores de performance básicos sintéticos, como o avaliador Dhrystone para verificar a velocidade da CPU, são fáceis de se enganar. Não leve muito a sério os resultados desse avaliador em particular.

146 - Verificação de Internet
Você pode utilizar o software Sandra para avaliar a velocidade de sua conexão à rede. Você precisa estar utilizando uma rede TCP/IP para efetuar esse teste em particular. Se você sempre recebe a mensagem de que o endereço IP não pode ser encontrado, então, tente desativar o Firewall do servidor primeiro.

147 - Verificação de calor
Se achar que alguns de seus componentes estão falhando devido ao superaquecimento, você pode utilizar o Assistente Burn in para confirmar. Você pode definir exatamente qual avaliador de performance deve ser utilizado e quantas vezes (incluindo a continuidade). Se você possui um problema relacionado ao aquecimento, então, a animação cessará.

148 - Monitoramento do sistema
A CPU e o módulo de informações do BIOS não só informam o que seu FSB e multiplicador de clock são, como também dizem qual é a temperatura atual da CPU, assim como a voltagem principal (que será grande se você fez overclock). No entanto, fique alerta, pois o sensor de temperatura não toca realmente a CPU, e pode estar um pouco errado, tenha isso em mente quando for lidar em seu sistema.

149 - Ajuda externa
Você não precisa se livrar do Sandra se tiver algum problema. Dê uma olhada no menu de Ferramentas (Tools) para encontrar links para as principais ferramentas do sistema.

150 - Relatórios
O Sandra é compatível com o gerenciador de tarefas, então, você pode configurá-lo para conseguir uma visualização completa do sistema, logo após efetuar as verificações habituais. Clique em Iniciar, Executar e digite sandra /r "c:\My documents\Report Script.ini" na caixa.

TINY Personal Firewall
Proteja-se dos males da Internet com essa pequena ajuda

151 - Senha de proteção
Para conseguir a melhor proteção de seu firewall, você deve colocar uma senha para o utilitário de administração. Dê um clique com o botão direito do mouse no ícone do Tiny Personal Firewall no quadro do sistema, selecione Firewall Administration (Administrador de firewall) e, então, mude para a janela Miscellaneous para as opções de senha.

152 - Perdeu a senha?
Esqueceu sua senha e não consegue acessar o administrador? Explore o diretório do Tiny Personal Firewall e remova o arquivo Persfw.conf. Você perderá suas configurações pessoais e quaisquer filtros que tenha criado, mas, pelo menos, você pode utilizar o programa novamente.

153 - Filtros predefinidos
O Tiny Personal Firewall vem com vários filtros predefinidos para ajudá-lo a ficar mais seguro - você irá encontrá-los clicando no botão Advanced (Avançado) no programa administrador. Assim que estiver utilizando o sistema por um tempo, você terá criado seus próprios filtros e não precisará mais desses predefinidos. Felizmente, você pode removê-los - com uma exceção...

154 - Proteção
Seja o que for que você faça, não remova esta regra número um - aquela chamada "Loopback". Esse filtro permite a comunicação entre o Tiny Personal Firewall e seu sistema operacional. Remova-o e você não será capaz de acessar o utilitário de administração.

155 - Acesso à administração
Se você não consegue acessar o utilitário de administração, é porque ou a máquina principal não está funcionando ou o filtro "Loopback" foi removido. No primeiro caso, você simplesmente precisa iniciar a máquina principal pelo menu Iniciar. No segundo, você deve remover o Persfw.conf do diretório de instalação para recriar esse filtro essencial.

156 - Endereços confiáveis
A caixa de grupos de endereços confiáveis (Administrator, Advanced, Miscellaneous) permite-lhe configurar endereços específicos ou um grupo de endereços que você pode, então, utilizar na criação de filtros. Isso faz com que você ofereça acesso à sua máquina para um grupo de sites ou usuários. É importante lembrar que esses endereços precisam ser previamente cadastrados em um filtro.

157 - Controle remoto
Você pode configurar o Tiny Personal Firewall para ser controlado remotamente, o que é bom se você o tem rodando em um servidor. Selecione Iniciar, Executar e localize o programa administrador, mas antes de executá-lo, adicione -remote -cfg na caixa Executar. Você será direcionado para o endereço e senha do servidor antes de conseguir acesso.

158 - Qual entrada?
O utilitário de condição do Firewall não só permite-lhe ver quais tráfegos estão sendo bloqueados, mas também, para saber quais entradas estão mapeadas para quais aplicativos, o que pode ajudá-lo a criar seus próprios filtros.

159 - Sites proibidos
Se você acha que um site ou um grupo de sites estão bombardeando-o, você pode utilizar o grupo de endereços confiáveis para criar uma lista de sites "mal intencionados" e utilizar a regra de Deny (Evitar) para bloqueá-los.

160 - Filtro de LAN
Se você não deseja que outros usuários de LAN saibam seu nome e grupo de trabalho, você deve fazer um novo filtro. Coloque read UDP em Protocol (Protocolo), coloque Outgoing em Direction (Direção), e a opção Local endpoint deve ser configurada com Port/Range de 137 a 138. Clique em Deny antes de clicar em OK e confirmar que a regra está no topo da lista.

Windows Media Player 7
Novas dicas sobre o Windows Media Player 7

161 - Patch de segurança
Nós todos gostamos da habilidade do Media Player de trocar suas peles, porém, existe uma séria desvantagem nisso. Porque as peles são armazenadas em um diretório de configurações quando você faz seus downloads, e códigos maliciosos podem estar junto a um pacote de peles e executar linguagens Java para ter acesso à sua máquina. Felizmente, um patch para resolver esse problema e lhe dar mais segurança está disponível para download no site: www.microsoft.com/Downloads/release.asp?ReleaseID=27961.

162 - Fique Offline
Se você escolheu trabalhar offline, verá que o Windows Media Player 7 ainda tentará conectar-se se você clicar em Now Playing (Reproduzindo Agora) e, depois, em Media Guide (Guia de Mídia). Irritante, não é? A solução é iniciar o Internet Explorer e configurá-lo para funcionar offline também.

163 - A primeira visualização
É possível visualizar seus arquivos de mídia no Explorer do Windows 98. No Windows Explorer, chegue até Windows\Pastas da Web e abra o arquivo Folder.htt no Bloco de Notas. Procure pela linha que diz wantMedia = true. Agora, quando visualizar um diretório como página da Web, você pode visualizar prévias de seus vídeos.

164 - Velhos CDs
Se você utilizou o Deluxe CD Player que vem com o pacote do Windows 98 Plus!, então, você, provavelmente, está um pouco irritado ao descobrir que não existe uma maneira óbvia de importar todas as suas informações de faixas de mídia. Mas existe. Faça o download do Media Player PowerToys do site: www.microsoft.com/windows/windowsmedia/en/download/powertoys.asp e descubra o conversor de dados do Deluxe CD.

165 - Player padrão
Para fazer do Windows Media Player 7 o player padrão para arquivos do tipo mídia comportados por ele, você tem que selecionar Tools (Ferramentas), Options (Opções) e a barra de Formats (Formatos). Clique no botão Select All (Selecionar Tudo) para fazer dele o player padrão.

166 - Seus direitos
O Media Player 7, no seu modo padrão, ativa o Personal Rights Management (Gerenciador de Direitos Pessoais), o que significa que qualquer arquivo WMA que você criar só poderá ser tocado em seu computador. Se você quiser que esses arquivos sejam tocados em outra máquina, terá que selecionar Tools (Ferramentas), Options (Opções), CD Audio e, então, limpar a caixa Enable Personal Rights Management (Habilitar o Gerenciador de Direitos Pessoais).

167 - Listas rápidas
O Media Player 7 faz da criação de listas de músicas uma verdadeira dificuldade, não possuindo o recurso de clicar e arrastar que funciona em qualquer outro programa do Windows. Mas, se você quer criar uma lista de músicas rapidamente, a melhor maneira é selecionar suas faixas pelo Explorer a arrastá-las para a janela da Playlist para a criação instantânea de uma lista de músicas.

168 - Sem cliques
Quando estiver gravando um CD, confirme se o Media Player está realmente parado (em Stop), e não em pausa. Se ele estiver pausado, um ruído de clique será gravado no começo da primeira música.

169 - Players múltiplos
Em seu modo padrão, o Media Player 7 abre junto com o Guia de mídia (Media Guide) na tela, mas você pode mudar isso para o Reproduzindo Agora (Now Playing) se quiser. Selecione Options (Opções) do menu Tools (Ferramentas) e, então, limpe a caixa "Start Player in Media...".

170 - Mudando de mídia
Se você quiser reverter para a anterior, versão 6, faça o seguinte: vá para o MS-DOS e digite cd c:\progra~1\windows~1. Depois, faça um backup da versão atual: ren wmplayer.exe wmplayer.bak. Finalmente, retornando à versão 6: copy mplayer2.exe wmplayer.exe.

WinPIM Lite
Claro, simples, e com contatos versáteis

171 - Categorias personalizadas
Não consegue encontrar uma boa utilização para certas categorias de contatos, como hobbies, nickname ou ICQ? Então, mude-as para algo que se encaixe melhor às suas necessidades pela janela de Name (Nome), sob Tools (Ferramentas), Options (Opções).

172 - Um WinPIM inglês
Uma curiosidade. é que você pode alterar manualmente a informação do WinPIM para um padrão inglês, alterando o arquivo Info.ini do C:\Arquivos de Programas\WinPIM\Language\Eng\ em um editor de textos.

173 - Lembre-se
O WinPIM planner permite-lhe fazer lembretes para futuras tarefas, encontros, etc. Ele pode tocar um arquivo de som para lembrá-lo, e você pode configurar qualquer lembrete para retornar a avisá-lo periodicamente em qualquer intervalo de tempo que desejar.

174 - Memória interna
Você não precisa estar com o WinPIM rodando para que ele o avise sobre seus encontros, aniversários, etc. Escolha Tools (Ferramentas), Options (Opções), Reminder e selecione Resident sob Run Reminder alone (Executar somente os Lembretes).

175 - Segurança extra
Para aumentar suas opções de segurança, você pode forçar o WinPIM a verificar sua senha sempre que o programa retornar de um estado minimizado. Escolha Tools (Ferramentas), Options (Opções), Other (Outros) e marque a caixa Require login from a minimum state.

176 - Importe datas de feriados
Você pode fazer o download de feriados internacionais pelo site: www.winpim.com/eng/download.htm. Assim que extrair o arquivo do Zip, escolha Tools (Ferramentas), Options (Opções), Calendar (Calendário) e clique em Import Holidays (Importar Feriados).

177 - Buscas avançadas
Você pode procurar por qualquer parte dos contatos que desejar, como pelo apelido de alguém, ou todos os aniversários que ocorrerem entre duas datas específicas. Para fazer isso, clique em Query (Pesquisar) e Advanced (Avançado).

178 - Importando WABs
Você só pode exportar os componentes de sua pasta principal do WAB - todas as subpastas são ignoradas. Você pode contornar isso exportando entradas individuais como vCards.

179 - Outlook para WinPIM
Se você estiver passando do Outlook para o WinPIM, faça o download do Outlook2WinPIM pelo site oficial do WinPIM (www.winpim.com).

180 - Mude essa pele!
Se você não gosta da pele "cartoon" (estilo de um desenho animado) dos lembretes, então, você pode fazer o download de uma imagem diferente pelo site do WinPIM. Faça o download e apenas extraia o arquivo na pasta WinPIM - mas você pode preferir fazer um backup dos arquivos Reminder.ini e Skin.gif primeiro.

X-Setup 6.0
Consiga o melhor dessa poderosa ferramenta com estas dicas

181 - Ativação
Algumas mudanças que você efetua no X-Setup requerem que você reinicie sua máquina, enquanto outras só requerem que você desconecte e reconecte a rede em seguida. Dê uma olhada no canto inferior direito da tela para mais detalhes.

182 - Plugins seguros
Se você instalou um plugin, mas não sabe se deve confiar nele, ative o modo de segurança (Safe Mode), que você encontrará no menu Arquivo (File). Nesse modo lhe será pedida uma confirmação para cada mudança efetuada, assim, retomando o controle.

183 - Apenas assistentes
Quando começar a utilizar o X-Setup, você vai logo descobrir que a quantidade de opções à sua disposição é enorme. É aí que entram os assistentes de ajuda, pois eles permitem que você mude grupos inteiros de configurações de uma forma intuitiva. Definitivamente, vale a pena dar uma olhada neles.

184 - Visualização personalizada
Se você deseja visualizar o X-Setup em um modo de visualização em particular, dê uma olhada na janela de Atalhos (Shortcuts) quando iniciar o programa pela primeira vez. Isso permite-lhe criar um atalho em sua área de trabalho que lhe conecta direto ao UI padrão, os Assistentes, o X-Update ou o Lockergnome Tips&Tricks.

185 - Painel de Controle
Quando você instala o X-Setup, é dada a opção de criar um ícone para o programa no Painel de Controle. Se você, subseqüentemente, desinstala o programa, verá que o ícone permanece. Para removê-lo, simplesmente, remova o arquivo XQXSetup.CPL de sua pasta Windows\System.

186 - Cinzento
Se você perceber que o plugin odd está cinza e não habilitado em seu micro, isso não é um problema - significa apenas que você não tem o hardware ou software para esse plugin em particular na sua máquina. Se você quiser remover esses itens acinzentados da lista, selecione File (Arquivo), Options (Opções) e, então, clique na janela Display. Marque a caixa de baixo para ocultar os plugins que não funcionam em seu sistema.

187 - Avançada
Alguns dos plugins mais avançados e críticos do sistema mostram uma mensagem de aviso cada vez que você os marca para acessá-los. Se você sempre clica em Yes (Sim) para essas mensagens e sabe o que está fazendo, vai agradecer se dissermos que pode desligá-los. Você vai encontrar os controles relacionados na primeira tela, no menu de Options (Opções), pressione F12.

188 - Seus próprios programas
Se você utiliza o menu de Programas para acessar os utilitários do Windows, vai ficar contente de descobrir que pode editar o que será mostrado na lista. Dê uma olhada na janela de Programs (Programas) no menu de Options (Opções), onde você vai descobrir que pode acrescentar seus próprios links.

189 - Plugins infinitos
Mesmo que a última versão do X-Setup ofereça mais de 750 plugins, você não está limitado a utilizá-los. Dê uma olhada no site do criador do programa para reforçar a sua coleção com ainda mais plugins e ferramentas (www.steq.com).

190 - Arquivo log
Se você aplicou um plugin ou executou um assistente que foi na maior parte benéfico, mas não gostou de algumas das mudanças que ele providenciou, dê uma olhada no arquivo log para ver como aplicar somente as coisas boas. O arquivo log é atualizado com cada mudança que você faz, e pode ajudá-lo a livrar-lhe dos incômodos. Dê uma verificada na janela de Logfile (Arquivo log) do menu Options (Opções) para mais configurações.


ZipCentral
Confira o ZipCentral para ferramentas Zip flexíveis

191 - Comprima ainda mais
No seu modo padrão, o ZipCentral escolhe o melhor parâmetro entre compressão e velocidade, mas se espaço é a sua prioridade, você pode tentar economizar ainda mais escolhendo Maximum (a mais lenta) na opção Compression level:

192 - Economize informação
Se você quiser "zipar" uma seleção de pastas e arquivos que, quando extraídos, tornam-se as mesmas pastas que eram antes, selecione tanto Save full path (Salvar o caminho todo) ou Save relative path (Salvar o caminho relacionado) do menu Folder Names: (Nomes das Pastas:)

193 - Extrações fáceis
Se você quiser mandar um arquivo Zip para alguém, pode convertê-lo em um arquivo de auto-extração com o botão Convert (Converter). Deixe as opções como estão, e o destinatário pode extrair seu conteúdo para o mesmo diretório que o arquivo comprimido, simplesmente, dando um clique duplo nele.

194 - Proteção de senha
Você pode copiar, mover e remover os arquivos protegidos com senha no Windows, mas não será capaz de adicionar ou extraí-los sem colocar a sua senha primeiro.

195 - Instalando em Zip
Se você der um clique duplo em um arquivo Zip com um arquivo Install.exe ou Setup.exe dentro, o ZipCentral dará a opção de instalar o programa sem extrair os arquivos primeiro.

196 - Extração avançada
A pasta de extrações e opções de comando de linha permite-lhe escolher uma localização padrão para onde extrair seu arquivo EXE, e ainda pode efetuar outras operações em um arquivo em particular. Por exemplo, você pode criar um arquivo que, automaticamente, extrai um documento do Word e, então, executa-o no Word. Apenas digite C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office\WINWORD.EXE|><nomedodocumento.doc na segunda caixa para acioná-lo.

197 - Arquivos Corrompidos
Você pode tentar reparar arquivos comprimidos corrompidos, selecionando Tools (Ferramentas), Repair Archive (Reparar Arquivos Comprimidos).

198 - Clicar e arrastar
A maneira mais rápida de adicionar ou extrair arquivos de um arquivo comprimido aberto é, simplesmente, clicar e arrastar um arquivo de uma pasta ou área de trabalho para a janela do ZipCentral.

199 - Envie e-mails de arquivos zip rapidamente
Selecione File (Arquivo), Mail Archive (Arquivo Comprimido de Correio) para, instantaneamente, enviar uma nova mensagem de e-mail com o arquivo comprimido anexado.

200 - Verificação de vírus
Você pode configurar seu antivírus para verificar os arquivos comprimidos à procura de vírus quando esses forem abertos. Selecione Options (Opções), Configuration (Configuração), Program Locations (Localização dos Programas) e selecione seu antivírus da lista.

Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados
.