Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Glossário

I/J

Um guia pela confusão de gírias e jargões do mundo da computação...
Conhecimento é poder, então, leia e aprenda um pouco mais sobre o alfabeto da computação, neste mês, chegamos às letras I e J.

IDE
Do inglês "Integrated Drive Electronics". É uma interface padrão baseada no PC IBM ISA 16-bit de barramento para drives fixos que identificam a interface de sinais de força e de dados entre a placa-mãe e o controle de disco integrado e drive. O barramento IDE comporta dois dispositivos, o mestre e o escravo. O IDE foi superado pelo SCSI, que é mais rápido e permite que mais dispositivos sejam conectados.

Indeo (CODEC)
Um software baseado em vídeo CODEC (que vem do termo em inglês; compressão e descompressão) desenvolvido pela Intel. O CODEC permite e melhora a reprodução de arquivos de vídeo para Windows e do QuickTime. Como o CODEC é baseado em software, a qualidade só pode ser melhorada utilizando-se mais poder do processador.

Interlace
Em um vídeo, o primeiro campo contém mapeamento de linhas de números regulares, enquanto o segundo campo consiste de linhas de numerais desordenados. Os dois campos complementares juntam-se para formar um quadro único e completo.

Intranet
Uma rede (LAN) de uma área local, utilizando um provedor próprio rodando TCP/IP para utilizar documentos HTML e outros arquivos que os clientes acessam por um programa de visualização de rede (browser). A Intranet pode fornecer aos seus usuários uma conexão externa para a Internet, facilitando a comunicação tanto com o servidor local, como com o servidor de rede à distância. As vantagens de uma Intranet é a velocidade em que os dados podem ser enviados em pontos locais, a segurança de uma LAN interna com proteção firewall e a utilização de uma única e fácil interface para as comunicações internas e externas.

IMAP
Do termo em inglês "Acesso de Protocolo de Mensagem de Internet" (Internet Message Access Protocol). O método em que um cliente pode acessar mensagens de correio eletrônico em um servidor. O IMAP permite a manipulação de caixas de correio eletrônico distantes, mas ele não especifica um meio de postagem das mensagens. Essa função é feita por um protocolo de transferência de correio como o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio).

IRQ
Do termo em inglês Interrupt Request, que quer dizer pedido interrompido. É uma instrução enviada para a CPU de que a operação atual deve dar uma pausa para permitir que outro dispositivo utilize o processador. A operação pode, então, ser retomada de onde parou. Um PC possui 16 canais de interrupção, com as placas de som, normalmente, ocupando 5 IRQs.

ISDN
A Rede Digital de Serviços Integrados (Integrated Services Digital Network). Uma rede internacional de telecomunicações digitais padrão, que comporta voz, dados e sinais, e traz grande quantidade de freqüência de informações ao PC. A típica interface de taxa básica (BRI) transmite 64Kbps (Kilobit per second) utilizando canais B e um canal D de transmissão de dados a 16 Kbps. Os canais podem ser utilizados simultaneamente.

ISP
O Serviço de Provedor de Internet (Internet Service Provider). A companhia que você utiliza para acessar a Internet.

JANET
Do termo em inglês Joint Academic NETwork. A grande área de rede que cobre os institutos de pesquisas acadêmicas do Reino Unido. Na maioria dos sites, redes locais estão conectadas à JANET para permitir acesso fora do site para computadores e terminais conectados às redes.

Jaggies
São os objetos indesejáveis que aparecem em um gráfico ou em uma impressão devido a uma resolução inadequada.

Java
Uma linguagem de programação interpretada similar à linguagem C++ que é otimizada e direcionada para objetos, com múltiplas aplicações e computação distribuída. O interpretador - o sistema de tempo de execução do qual depende a linguagem Java - pode ser um aplicativo separado, ou operar junto com outro programa, como um browser (Programa para navegação na Internet). Essa linguagem permite que um computador de cliente com seu próprio ambiente de tempo de execução rode aplicativos dinâmicos independentemente de seu provedor de rede. Pode ser o download de um programa de Java, e ainda ser executado dinamicamente por um provedor de rede. Utilizar a linguagem elimina a necessidade de utilizar um aplicativo diferente para cada plataforma, porque o mesmo executável roda em qualquer computador com o devido interpretador e com a devida permissão. A linguagem Java fornece seu próprio gerenciador de memória na forma de um coletor de lixo automático, que roda em uma linha separada. Quando não houver referências a um objeto, o coletor de lixo os separa para remoção.

JPEG
É um dos formatos padrão de imagens utilizado em páginas da Web devido ao seu pequeno tamanho. É a abreviação do termo em inglês Joint Photographic Expert Group. Uma compressão de algoritmos utilizada para reduzir o tamanho dos arquivos de imagens, o que significa que converter para JPEG é um processo de compressão. Quanto mais simples uma imagem (efeitos simples sem muitas misturas), mais ela será comprimida antes que a qualidade seja afetada visivelmente.

Jumper
Um pequeno "clipe" que se encaixa nos conectores de metal em uma placa de circuitos, efetivamente fazendo um hardware e suas configurações mudarem.

(Legenda: imagem JANET and UKERNA)
JANET - conectando as universidades da Inglaterra

(Legenda: imagem na parte inferior da página)
Atribuir o IRQ correto é a chave para fazer seus dispositivos funcionarem corretamente.

 

«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados