Informa que você veio para esta vida buscando aprender a manifestar bastante disciplina, paciência, seriedade de propósitos, capacidade de assumir grandes responsabilidades, humildade e modéstia. Vale lembrar que o ascendente tende a se fazer valer de forma mais forte a partir da maturidade, quando então várias de suas características primárias são transmutadas passando a operar numa oitava superior, ou seja, num nível mais abrangente de elaboração e de consciência, em correspondência àquilo almejado com a experiência da encarnação.
No início da vida, as características de Capricórnio podem indicar uma natureza muito sujeita a complexos e a sentimentos de inferioridade porque um dos intuitos desta encarnação pode estar em libertar-se do orgulho (Sagitário na casa 12) ou de uma imensa necessidade de prestígio, atenção, aprovação, ou aplauso (Leão na casa 8), trazida de vidas anteriores. Há uma necessidade de fortalecer o lado emocional através da reserva, da reflexão, da solidão, o que muitas vezes acaba sendo confundido indevidamente com frieza ou insensibilidade. Mesmo que aparente distância, você tem potencial para colocar muita seriedade em seus relacionamentos de um modo geral. A proposta de seriedade não implica em mau humor, pelo contrário, não deve anular sua disposição para a alegria, mas sim torná-los mais pertinentes ou mais próximos de seu verdadeiro significado que é de ser espirituoso, aquele que tem espírito, aquele que se tem no espírito. Você quer ser mais sério apenas para ser mais eficiente no dia a dia e não para se transformar numa pessoa austera e fria, muito menos numa pessoa melancólica, circunspecta, taciturna e deprimida.
O que está precisando de depressão, no sentido de diminuição, de enfraquecimento, através da humildade e da modéstia, é seu ego hiperinflado, vinculado, é claro, a uma importância de si exagerada. Encontrar o equilíbrio é importante também uma vez que, diante do plano cósmico, o desumano tanto quanto o demasiadamente humano indicam desarmonia, isso porque o ego frágil se desestrutura (seja em psicoses, seja em autodestrutividade, etc.) e o ego forte, rígido, não permite que a essência se manifeste.