"Conteudo": "Os irmãos Robert e James Adam criaram em 1758 uma nova linha de móveis, onde introduziram elementos do neoclássico francês no predominante Palladianismo da época. Adaptaram as proporções clássicas e as decoraram para criar ambientes com movimento, caracterizados pela suavidade e elegância. Neste estilo são definidos não somente as proporções dos cômodos, mas também cada detalhe de móveis e objetos decorativos. Robert Adam, além de arquiteto, era decorador por excelência e se tornou conhecido por suas lareiras e painéis detalhadamente trabalhados em gesso pintado."
},
{
"Nome": "Xantungue, tecido ",
"Imagem2": "BINARY_FILE:encic/1_Imagem2",
"Conteudo": "Originalmente um tecido de seda selvagem, importado da cidade de Chan-Tung, China, que apresenta desigualdades, é mais ou menos impermeável, usado na confecção de blusas, vestidos, etc. Hoje em dia é tecido com seda, rayon ou algodão, mantendo sua textura irregular."
},
{
"Nome": "Georgiano, estilo (1714 a 1780)",
"Imagem2": "BINARY_FILE:encic/2_Imagem2",
"Conteudo": "Período em que o rei George I subiu ao trono da Inglaterra. O estilo é caracterizado pela transição de detalhes pesados para uma elegância mais refinada. Nesse período, as casas possuíam um hall de entrada com uma escada presente em todos os projetos, a qual era composta por degraus geralmente de pedra e o corrimão trabalhado em ferro. As paredes eram decoradas com frisos, painéis de madeira, papéis de parede e até mesmo com tecidos finos; os tetos recebiam aplicações em gesso. Nos pisos eram usados motivos geométricos. A iluminação era precária, pois naquela época o único meio era o fogo, utilizando-se muito velas como decoração. Outros objetos muito usados nesse período foram os biombos, leques e porcelanas finas."