Estilo de vida Web

Entendendo Style Sheets - Parte 3

 

PARTE I:
Introdução
O que Style Sheets podem fazer
Adicionando estilo a sua página

PARTE II:
Aplicando CSS em Fontes

PARTE III:
Parágrafos

PARTE IV:
Imagens

PARTE V:
Layers

 

 

Aplicando CSS a parágrafos

Comandos:

line-height
text-align
text-indent
margin-left, top...
padding-right, bottom...
border-color, width...

line-height é o comando que controla o espaçamento entre as linhas de um texto (também conhecido pelo termo leading). O espaço é definido pela distância entre a base das linhas de um texto. Veja o exemplo a seguir:

P { line-height: 8pt }

"Acima da verdade estπo os deuses.
A nossa ciΩncia Θ uma falhada c≤pia
Da certeza com que eles
Sabem que hß o Universo"

(...)

Os valores de line-height podem ser estipulados de três maneiras diferentes: por número, por unidade ou por percentagem.

Estipulando o valor em número, o browser utilizará o font-size para definir o tamanho. Ele multiplicará o valor do font-size pelo número para definir o espaço entre as linhas. No exemplo a seguir teremos um espaçamento de 24 pontos:

P { font-size: 12pt; line-height: 2}

(...)
"Tudo Θ tudo, e mais alto estπo os deuses,
Nπo pertence α ciΩncia conhecΩ-los,
Mas adorar devemos
Seus vultos como αs flores
(...)

Estipulando o valor em unidade, podemos definir diretamente o valor do espaçamento. As unidades que podem ser utilizadas são as mesmas explicadas para o comando font-size: pt, px, in, cm, mm, pc, ex, em.

Estipulando o valor por percentagem, o browser utilizará o valor do font-size como referência. No exemplo a seguir, ao estipularmos um valor de 60%, com uma fonte de 10 pontos, teremos um espaçamento de 6 pontos comom resultado:

P { font-size: 10pt; line-height:60% }

(...)

"Porque visφveis α nossa alta vista,

Sπo tπo reais como reais as flores
E no seu calmo Olimpo
Sπo outra Natureza."

Ricardo Reis
(pseudônimo de Fernando Pessoa)

text-align é a comando utilizado para o alinhamento de parágrafos em Style Sheets. Ela só funciona em elementos que definam parágrafos, como <P>, <H1>, <H2>, <BLOCKQUOTE> e <UL>. Os valores que podem ser aplicados são: left (esquerda) , right (direita), center (centro) e justify (justificado).

P { text-align:justify }

Observação: o valor justify ( que está sendo utilizado neste parágrafo) funciona apenas para Netscape Comunicator, em ambas as plataformas operacionais e no Internet Explorer 4 para Windows. Ele não funcionará no Internet Explorer 3 e 4 para Macintosh. Acrescentarei mais caracteres aqui para podermos observar melhor o efeito do text-align: nono onono non onononoo nononononon onn onononnonoonn nonon onno nononon onon nononon nononon nonoon non ononononon ononn ononon nononono nononon nonononononon nono.

text-indent é o comando que permite configurar o valor da indentação de um parágrafo. Também só funciona em elementos que definam parágrafos, como os descritos para o text-align.

P { text-indent:40pt }

Aqui podemos verificar uma indentação de 40 pontos. Você pode definir os valores em unidades, as mesmas descritas anteriormente para o comando fonte-size.


 P { text-indent: 1% }

Também podemos configurar a indentação em valores de percentagem, como você pode observar aplicado a este parágrafo. Uma indentação de 20% significa que o texto na primeira linha começará 20% distante de onde as outras linhas iniciam normalmente.
Observação: o IE 4 assume que a percentagem refere-se ao valor total da janela do browser, não apenas a largura do parágrafo.


P { text-indent: -20px }

Por fim, se você configurar a indentação de um valor negativo, terá a primeira linha do parágrafo iniciando antes de onde as linhas normalmente começam, como neste exemplo. Algumas linhas a mais neste parágrafo auxiliarão a percepção do efeito ilustrado: nonono nnonon nonon no no n non nonooon n nononno onnononon non noono nonnoonnoonoo n nooo n nonoo.



margin-left, top...

Sabemos que em html normal só é possível acrescentar margens a um texto com a utilização de tabelas. Style Sheets por sua vez, permitem que tenhamos total controle das margens de um bloco de texto.

Antes de prosseguir vamos verificar um pouco das definições a respeito dos elementos de uma página:

Podemos definir a margem, borda ou padding de qualquer elemento do html que defina um parßgrafo, como <P>, <BLOCKQUOTE>, <UL>, <H1>,<H2>...

Para controle da margem dispomos dos seguintes comandos:
margin-left (margem esquerda)
margin-right (margem direita)
margin-top (margem superior)
margin-bottom (margem inferior)

Utilizando esses comandos podemos definir a margem de cada lado do elemento separadamente As unidades de medida que podem ser utilizadas são as mesmas já discutidas anteriormente: px, pt... Também podem ser configuradas as margens utilizando valores de percentagem. Se estipularmos valores negativos para uma margem obtemos uma sobreposição, como verificamos no exemplo a seguir:

<P STYLE=" color:red; font-size: 24pt; font-family:'Trebuchet MS', Arial, Helvetica">PALAVRAS</P>

<P STYLE="margin-top: -45px; margin-left: 16pt; color:orange; font-size: 14pt; font-family:'Trebuchet MS', Arial, Helvetica">palavras</P>

PALAVRAS

palavras

Valores negativos para a margem não são a maneira mais indicada para sobrepor elementos. A diferença entre os browsers pode causar efeitos inesperados na visualização. Na última lição deste tutorial veremos como utilizar layers para conseguir esse efeito.

 

padding-rigth, bottom...

Da mesma forma que a margem, o padding do elemento pode ser estipulado em unidades ou em valores de percentagem. Os comandos que permitem controlar o padding são:

- padding-top (padding superior)
- padding-bottom (padding inferior)
- padding-left (padding esquerdo)
- padding-right (padding direito)

Não é possível, entretanto, configurar valores negativos para o padding da mesma forma que fizemos com o comando que define a margem do elemento.

Observação: O comando padding não pode ser visualizado no Explorer 3.

 

border-color, width....

Infelizmente os atributos de borda só podem ser visualizados no Netscape Comunicator. Esperamos que nas próximas versões do Internet Explorer ele também incorpore os comando para o controle de borda.

border-width: define a largura da borda. Pode ser definido nas mesmas unidades explicadas para os comandos anteriores ou em palavras-chave:

: thin (borda fina)
: medium (borda média)
: thick (borda larga).

A borda de cada lado de um elemento pode ser definida individualmente, utilizando os comandos border-top-width (largura da borda superior), border-botton-width (largura da borda inferior), border-left-width (largura da borda esquerda) e border-right-width (largura da borda direita)

<P STYLE="border-left-width: 10px; border-right-width: 5px; border-color: white">

Neste exemplo vemos a borda aplicada a direita e à esquerda do parágrafo (somente em Netscape Comunicator).

border-color: define a cor da borda do elemento.

border-style: por fim, o comando border-style define que espécie de borda será mostrada. Aqui estão os tipos possíveis:

: solid
: double
: dotted
: dashed
: groove
: ridge
: inset
: outset

 

Copyright © 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.