Descrição geral sobre segurança
O NetMeeting permite-lhe decidir se pretende que as reuniões e as chamadas sejam seguras ou não. Por predefinição, o NetMeeting faz chamadas não seguras. Uma chamada segura do NetMeeting pode encriptar os dados, autenticar os participantes da reunião utilizando certificados de autenticação e ter protecção por palavra-passe.
Quando troca dados durante uma chamada segura ou reunião, os dados são codificados de modo a que possa ser lida apenas pelos destinatários pretendidos. O NetMeeting fornece um certificado de privacidade, permitindo que as informações sejam encriptadas quando forem enviadas e, em seguida, decifradas no computador do destinatário.
A autenticação consiste em verificar se a pessoa com a qual está a comunicar é realmente a pessoa com quem deseja comunicar. O método mais comum de autenticação é a utilização de certificados.
Um certificado de autenticação é um conjunto de dados que identifica uma pessoa. Uma organização ou entidade fidedigna, conhecida como autoridade de certificados, emite o certificado depois de verificar a identidade da pessoa. Os certificados de autenticação também podem ser utilizados para encriptar informações, garantindo que o emissor e o receptor utilizam a mesma chave de encriptação.
As chamadas seguras são apenas de dados. Numa chamada segura, pode utilizar o Chat e o Quadro, partilhar programas e transferir ficheiros, mas não pode utilizar áudio ou vídeo uma vez que estas transmissões não são encriptadas. Não podem existir chamadas seguras e não seguras numa mesma reunião. Todas as chamadas têm de ser ou seguras ou não seguras.
Também pode utilizar uma palavra-passe para proteger a confidencialidade das reuniões online. Quando marcar uma reunião, escolha uma palavra-passe e forneça-a aos outros participantes. Quando a reunião começar, cada utilizador fornece a palavra-passe para aderir à reunião. A protecção por palavra-passe fornece uma forma útil e fácil de supervisionar a participação na reunião.