Página seguinte Página anterior Índice geral
Você deve ver algo assim quando iniciar o Kscd. Os controles dessa janela serão explanados abaixo.
A função destes botões devem ser familiares a qualquer um que já usou um CD player. O botão mais acima do diagrama comuta entre reprodução e pausa do CD. O botão esquerdo da segunda linha pára a reprodução do CD. O botão direito da segunda linha comuta o looping, de modo que o CD recomece ou não a tocar desde o início quando o fim da última faixa for atingido. Os botões da terceira linha movem a reprodução para trás (esquerdo) ou para frente (direito) em 30 segundos. Os botões da quarta linha pulam uma faixa para frente (direito) ou para trás (esquerdo).
Note que o botão de ejeção 'real' da unidade de CD-ROM não vai funcionar se um CD de áudio estiver no drive e o Kscd estiver ativado. Isso porque o Unix bloqueia o CD na unidade enquanto ela estiver em uso. Portanto, você deve usar o botão Ejetar do Kscd, ou então fechar o Kscd primeiro.
Alguns CD-ROMs antigos não suportam ejeção por software. Você também terá de fechar manualmente a unidade de CD-ROM ao inserir um novo disco.
Iniciando no topo, da direita para a esquerda, está o display principal (veja mais abaixo uma descrição dos vários modos possíveis do display), o status do drive de CD-ROM, o tempo total de reprodução do CD corrente, o volume corrente, e os números de trilha corrente e máximo (curr./ max.). As linhas de texto mais ao fundo do display mostram o artista e o título do CD, e então o título da trilha, assumindo que existam registros para o CD no serviço CDDB local ou remoto. (CDDB = CD DataBase)
Este botão comuta entre os modos possíveis do mostrador principal de tempo. Por padrão, o Kscd mostra o tempo de execução da trilha, se o CD estiver tocando, ou --:-- ou 00:00 se o CD não estiver sendo reproduzido. Pressionar este botão comuta em seqüência entre o tempo restante de trilha, tempo total de reprodução do CD, e tempo total por reproduzir.
Este botão abre o painel de configuração do Kscd. Ele permite configurar o Kscd de modo que funcione em sua máquina. Veja a seção "Configurando o Kscd" para maiores detalhes sobre a configuração do Kscd.
Este botão abre o painel de edição de registros do CDDB (Compact Disc Data Base). O CDDB pode identificar seu CD e quase sempre fornecer uma lista de nomes de trilhas para aquele CD. Veja a seção "Editor de Banco de Dados de CDs" para detalhes sobre como usar essa ferramenta.
Este botão lhe ajudará a procurar por informação sobre o artista na Internet. Você pode procurar por datas de execução, informação de compra e outras coisas pressionando esse botão e escolhendo a opção apropriada no menu de contexto que aparecer.
Este botão fecha o Kscd.
Este controle deslizante horizontal, logo abaixo do display, permite ajustar o volume de áudio do CD. Se, na sua máquina, o sinal de áudio do CD trafega pela placa de som, o Mixer também afetará o volume de reprodução.
Esta caixa de combinação permite selecionar diretamente uma trilha a reproduzir.
Este botão executa as trilhas do CD em ordem aleatória.
A janela primária de configuração do Kscd tem três seções:
A aba CDDB configura as funções do Compact Disc Data Base. A opção "Habilitar CDDB Remoto" liga ou desliga as consultas ao CDDB via Internet.
Esse campo de texto permite escolher o diretório onde os registros CDDB locais devem ser armazenados.
Este campo contém os e-mails de submissão de registros CDDB. O endereço padrão é "xmcd-cddb@amb.org". A partir da versão 8.0, registros do kscd são aceitos para inclusão no banco de dados.
Esta caixa de listagem mostra uma lista de servidores CDDB conhecidos.
Selecione um item desta lista e ele aparecerá no campo de texto acima da caixa
de seleção. Pressione o botão Atualizar
para atualizar a lista de
servidores na caixa de listagem. Pressione o botão Padrões
para
preencher a lista com o valor padrão cddb.cddb.com 888
, que permite
a você atualizar a lista com uma relação atualizada de servidores CDDB junto
ao servidor-mestre cddb.cddb.com
.
Este botão abre a página de ajuda do kscd.
Esses campos mostram a cor dos elementos e do fundo do display de status. Pressione o botão "Mudar" próximo à caixa de cor para mudar essas cores.
Este campo contém o nome do dispositivo CDROM a ser usado para reproduzir
CDs de áudio. O valor padrão é /dev/cdrom
. As permissões deste
dispositivo precisam permitir ao menos acesso somente-leitura a
usuários comuns. Mudar as permissões desse arquivo de dispositivo vai
requerer privilégios de superusuário (root) e pode ser feito a partir da
linha de comando ou no "Modo superusuário" do Kfm.
Este campo mostra o comando usado para mandar os novos registro CDDB ao banco
de dados. O valor padrão é
mail -s "%s"
. Você precisará ter certeza de qua esse comando será
capaz de mandar mensagens para sistemas remotos se você quiser submeter registros
ao CDDB, especialmente se você acessa a Internet via conexão discada. Cheque a
documentação de sua distribuição Linux para maiores detalhes. Algumas
distribuições Linux que utilizam o sendmail para remeter e-mails requerem
somente que você informe sua agência de correio no campo Smart relay host do
arquivo /etc/sendmail.cf. Além disso, o site do CDDB vai precisar
mandar mensagens a você; para permitir isso, talvez seja necessário fazer mais
alterações no arquivo /etc/sendmail.cf para assegurar que o endereço
de retorno das mensagens remetidas seja válido.
Esta seção permite escolher que navegador Web usar para acessar os sites nos menus de informação. Você pode escolher o kfm ou um navegador diferente com os botões de rádio. O padrão do campo "Usar Outro Navegador" é "netscape "%s"", para uso com o Netscape Navigator/Communicator.
Essa opção liga/desliga as Dicas dos botões.
Este botão abre a página de ajuda on-line do Kscd.
A aba "Sobre..." mostra informações sobre a versão do Kscd que você está usando, bem como algumas mensagens de copyright.
O Editor de Banco de Dados de Cds permite modificar, obter, salvar, anotar e remeter registros CDDB (Compact Disc Data Base). Se existe um registro em seu disco rígido local (veja a subseção CDDB em "Configurando o Kscd") para o CD que está no drive, ou o disco foi encontrado no CDDB, você verá o nome do artista e o título do CD no campo "Artista / Título" e uma lista de faixas com os nomes das músicas na caixa de seleção "Trilha / Tempo / Título". Do contrário, você verá uma lista de trilhas e tempos sem os títulos.
Você pode fazer uma anotação referente ao CD com o botão "Info Ext", próximo ao campo "Artista / Título" ou para uma trilha em especial, via o botão "Info Ext" adjacente à caixa de seleção das trilhas.
Se você selecionar uma trilha na caixa de seleção, o título (se presente) aparecerá no campo "Editar Título da Trilha". Você pode digitar um título para a trilha no campo, ou editar o campo de acordo com suas necessidades. Pressione a tecla "Return" em seu teclado, e o texto aparecerá na linha apropriada da caixa de seleção.
Uma vez que todas as trilhas tenham títulos e o campo "Artista / Título" esteja preenchido, você pode pressionar o botão "Submeter" para mandar seu registro via e-mail ao CDDB. Você será solicitado a informar uma categoria para o registro.
Esta seção mostra a identificação de 32 bits usada pelo CDDB para identificar um CD. Sobre o código de identificação está a categoria do registro CDDB. Estas categorias correspondem à árvore de subdiretórios do diretório escolhido em "diretório-base CDDB", na aba CDDB da janela de configuração.
Este display mostra o tempo total de reprodução do CD.
Permite mudar a ordem de reprodução do disco. Digite uma lista delimitada por vírgulas dos números de trilhas para definir uma nova ordem de reprodução.
Este botão grava o registro. Será solicitada a categoria sob a qual o registro será salvo. Selecione um diretório e pressione Ok para finalizar a operação.
Este botão lhe pedirá uma localização aonde procurar por registros CDDB que não seja um servidor CDDB remoto ou os registros CDDB locais no sistema de arquivos.
O botão "Fechar" fecha o Editor de Banco de Dados de CDs.
Página seguinte Página anterior Índice geral