Página seguinte Página anterior Índice geral
O KNotes é muito simples de usar. Tenho certeza de que você não terá nenhum problema com ele.
O Knotes faz uso do protocolo arrastar-e-soltar do KDE. Isto significa que você pode arrastar e soltar arquivos do ambiente de trabalho ou do gerenciador de arquivos ou de algum site FTP, para dentro do KNotes.
O Knotes reconhece URLs. Clicar duas vezes em uma URL fará abrir uma janela do Kfm que abrirá o URL.
Pressione a tecla ALT
e o botão direito do mouse ao mesmo tempo,
então arraste o ponteiro do mouse para redimensionar o KNotes.
O KNotes suporta impressão. Você pode especificar o comando de impressão de sua escolha na aba da janela "Mudar Valores Padrão". Existem vários excelentes utilitários de impressão no mundo Unix. Não faria sentido tentar reimplementar seus esforços. Deixe-me citar explicitamente os seguintes utilitários de impressão:
Markku Rossi escreveu uma poderosa reencarnação
do utilitário enscript da Adobe, que converte ASCII para Postscript.
Meu uso favorito é enscript -2rG text.txt
, mas o enscript do GNU vai
muito além disso. Tenha certeza de possuir a versão mais recente.
Veja o site
http://www.hut.fi/~mtr/genscript/, ou em qualquer
mirror do site GNU.
Akim Demaille e Miguel Santana escreveram um poderoso utilitário de conversão ASCII para Postscript que formata a saída dependendo do tipo de documento. Queira você imprimir fontes C++ ou um e-mail, os estilos padrão são muito bons. Obtenha-o de http://www-inf.enst.fr/~demaille/a2ps.html
Os dois utilitários citados supra são indispensáveis. Se você não os tem, obtenha-os e familiarize-se com seu uso. Aprender como usá-los não é mais problema devido à nosso visualizador de html/texinfo/man - kdehelp. Estes utilitários serão seus amigos quando você tiver que lidar com impressão no mundo Unix. Devido à seu poder e variedade de opções, uma vez que você aprenda a usá-los de forma apropriada, você sempre sentirá falta deles em outros ambientes, inclusive sob Windows95.
Tenha certeza de que seu sistema é capaz de imprimir documentos Postscript. Se você não tem uma impressora Postscript (e quem tem?) obtenha o Ghostscript versão 4.03 ou superior do site http://www.cs.wisc.edu/~ghost/. Note que agora existem fontes Postscript de alta qualidade que vêm com o pacote Ghostscript. Estas fontes são indispensáveis para impressão de qualidade em impressoras não-Postscript. Se você está desapontado com os resultados das suas impressões com Ghostscript, obtenha as novas fontes. Isto lhe proporcionará os melhores resultados possíveis.
Página seguinte Página anterior Índice geral