Página seguinte Página anterior Índice geral
Conhece este jogo. Alterne vermelho e preto nas fundações. Respeite o naipe no topo. Clicando no baralho, dá mais três cartas. Regras simples significa que as cartas que sobram ficam sobre o baralho, regras pesadas significa que estas ficam por debaixo do baralho.
Esta versão do Klondike foi popularizada por uma grande empresa de "software". Alterne vermelho e preto nas fundações. Respeite o naipe no topo. Ao clicar no baralho, dá uma carta.
Este demora o seu tempo para nos habituarmos a ele. O objectivo é mover todas as cartas para o topo de quatro montes. Ao contrário da maioria das paciências, não exige que respeite o naipe. No monte mais à esquerda, ponha as caras em sequência A-2-3-4-5-6-7-8-9-10-J-Q-K. no segundo monte, a sequência é 2-4-6-8-10-Q-A-3-5-7-9-J-K, no terceiro 3-6-9-Q-2-5-8-J-A-4-7-10-K, e no extremo-direito é 4-8-Q-3-7-J-2-6-10-A-5-9-K. Pode usar os montes de baixo como desejar, mas não se esqueça que é possível transferir sequências, para além de cartas isoladas para o topo.
Os quatro montes diagonais levam cartas de qualquer naipe, em valores ascendentes, começando no 7 e acabando no K. O baralho do meio leva cartas de qualquer naipe, começando com 6, baixando até ao A, e recomeça com 6. As restantes quatro posições são para armazenamento temporário, cada qual pode ter uma carta.
Se mais que uma carta do mesmo naipe é exposta, pode retirar as de menor valor. Pode mover cartas para posições vazias. O objectivo é acabar só com Ases.
O objectivo é mover todas as cartas para o topo de quatro montes em ordem ascendente e respeitando o naipe em cada monte. Na fundação, pode mover a carta para uma outra carta do mesmo naipe; pode mover o 5 de espada para cima do 6 de espadas, mesmo havendo outras cartas sobre o 5 de espadas. Quando se esgotarem as jogadas, clique "Redeal". O jogo acaba após dois.
Se a soma de três cartas no extremo de uma pilha for 10, 20 ou 30, pode remove-las. K, Q e J contam como 10. Para remover cartas, carregue na pilha. O objectivo é remover todas as cartas. Se acho que isto é demasiado cansativo, escolha "Automatismo total" e veja a máquina a jogar por si.
O objectivo é mover todas as cartas para as três linhas do topo. A primeira linha recebe cartas começadas com 2, a segunda com 3, a terceira com 4. As outras cartas têm de ser do mesmo naipe, aumentando de 3 em 3. Por outras palavras, as três primeiras linhas recebem as sequências 2-5-8-J, 3-6-9-Q, 4-7-10-K, respectivamente. Só pode colocar um 8 em cima de um 5 na primeira linha se o 5 estiver em cima de um 2. O 2 pode ser colocado num espaço vazio da primeira linha. Em cada vaza, oito cartas vão para a quarta linha. Ases não jogam.
O objectivo é mover todas as cartas para as posições de armazenamento (as quatro posições do topo-direito), começando com os ases, em ordem ascendente, seguindo naipes. As células livres (as quatro posições do topo esquerdo) podem conter qualquer -- mas apenas uma -- carta. Alterne vermelho e preto (em ordem ascendente) para colocar cartas nas outras oito pilhas. Se uma das pilhas estiver vazia, qualquer cartas pode ser lá colocadas. Se ouverem células livres suficientes, pode mover várias cartas se elas estiverem na sequência correcta e com cores alternadas. O número de células livres necessárias é o mesmo que seria necessário para fazer uma sequência de jogadas equivalente com uma carta de cada vez.
Página seguinte Página anterior Índice geral