The K Desktop Environment

Página seguinte Página anterior Índice geral

3. Fundamentos

KEdit é muito simples de usar. Tenho certeza de que se você já usou algum editor de texto não terá problemas com o KEdit.

3.1 Arrastar e Soltar (Drag and Drop)

KEdit utiliza o Protocolo de Arrastar e Soltar do KDE. Isto permite que você possa arrastar e soltar arquivos do Ambiente de Trabalho ou kfm ou de algum site remoto de ftp que você mantenha aberto na janela do kfm para o KEdit.

3.2 Editando arquivos na Internet

Você pode abrir e salvar arquivos de modo transparente na Internet. Tente o seguinte no prompt da linha de comando para ver um exemplo disto.

% kedit ftp://ftp.kde.org/pub/kde/Welcome.msg

3.3 Imprimindo

KEdit suporta impressão. Você pode, ainda, imprimir o documento que você estiver editando ou uma seleção feita por você diretamente para a impressora padrão. Opcionalmente você pode especificar um comando de impressão de sua escolha. Existe um grande número de excelentes utilitários de impressão no mundo UNIX. E faria pouco sentido tentar reimplementar seus esforços. Explicitamente deixe-me mencionar os dois seguintes utilitários de impressão.

gnu enscript.

Markku Rossi escreveu uma poderosa reencarnação do utilitário Adobe enscript ascii to postscript. Meu uso favorito dele é enscript -2rG text.txt, mas GNU enscript vai muito além. Confirme se você tem a última versão no site http://www.hut.fi/~mtr/genscript/, ou qualquer site espelho do GNU.

a2ps

Akim Demaille e Miguel Santana escreveram um poderoso utilitário de conversão de ascii para Postscript que formatará a saída dependendo do tipo do documento. Se você quer imprimir códigos C++ ou mensagens de e-mail, os estilos padrão são muito bons. Obtenha-o em: http://www-inf.enst.fr/~demaille/a2ps.html

Os dois utilitários acima são absolutamente ótimos. se você não os tem, obtenha-os e torne-se familiar com seu uso. Aprender como usá-los não chega a ser um problema aliado ao nosso grande visualizador de html/texinfo/man kdehelp. Estes utilitários serão seus amigos quando você começar a imprimir no mundo UNIX. Aliado ao seu poder e a muitas opções uma vez que você saiba usá-lo propriamente, você sempre sentirá sua falta já que eles não estão disponíveis no Windows95.

Certifique-se que seu sistema está configurado para imprimir documentos PostScript. se você não tem uma impressora PostScript nativa, obtenha você mesmo o ghostscript/ghostview versão 4.03 ou posterior do site http://www.cs.wisc.edu/%7Eghost/. Note, que agora há fontes ps de grau comercial disponíveis que acompanham o pacote ghostview/ghostscript. Estas fontes são ótimas para qualquer impressão com qualidade de documentos PostScript em uma impressora com ou sem PostScript. Se você ficou desapontado pelos resultados de PostScript obtidos em sua impressora - obtenha as novas fontes, isto lhe dará os melhores resultados possíveis.

3.4 Teclas de controle

O KEdit tem a honra de possuir as seguintes teclas de controle.

Página seguinte Página anterior Índice geral