Backbone
Estrutura de nível mais alto em uma rede, composta por várias subredes. É uma espécie de "espinha dorsal" da Internet. Administra uma linha de alta velocidade onde estão conectados os principais servidores da Internet que fornecem o acesso aos usuários.

Backdoor
Um programa projetado para se auto-esconder dentro de um host-alvo, em ordem para permitir ao usuário que o instalou completo acesso ao sistema, sem que seja necessário passar pelos sistemas de autorização normais do sistema

Backgound
(Segundo Plano)
Tarefas que podem ser executadas sem a interação com o usuário e podendo ser executada em paralelo. O processamento em segundo plano é um recurso dos sistemas multitarefas. Por exemplo: Imprimir um texto e digitar ao mesmo tempo.

Backspace
Tecla que desloca o cursor um caractere à esquerda, anulando o caractere anterior.

Backup
Cópia de segurança de arquivos. É muito importante que seja feita em unidade de disco ou fita externa, um meio de armazenamento independente.

Bad Sector
Setor de um disco rígido ou disquete que não pode ser lido nem gravado devido a um defeito físico. Os setores defeituosos são marcados pelo sistema operacional e contornados. Se um setor que contém dados gravados se tornar defeituoso, um programa de recuperação de arquivos pode ser usado para restaurá-lo.

BalUn
(Balanced-Unbalanced ou Balanceada-Não balanceada)
Dispositivo para compatibilização da impedância, que conecta uma linha balanceada (par trançado) com uma linha não balanceada (cabo coaxial).

Banco de dados
Conjunto de dados organizados de acordo com uma seqüência lógica que permite fácil acesso por parte dos programas de aplicação.

Bandwidth
(Largura de banda)
Designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica, etc.). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, etc. Em canais analógicos, a largura de banda é medida em hertz, mas é comum falar-se sempre em bps, Kbps e Mbps. Quanto maior a largura de freqüência, mais rápidas as coisas ficam.

Barra de ferramentas
Um componente existente em aplicações com interface gráfica. Um conjunto de botões dispostos em linhas ou colunas que disponibilizam funções do programa de uma maneira rápida e prática, apenas pelo pressionamento do mouse.

Barra de status
Um pequeno componente visual que aparece geralmente na parte inferior dos programas que contém algumas mensagens a respeito do estado atual do programa.

Barra de tarefas
Uma barra de ferramentas gráficas usado no Windows 95/98/2000 para controlar a execução dos programas dispostos em janelas, classificando-as como ativa ou inativa. Seu principal componente é o botão iniciar.

Barramento
Conexão paralela usada para transferência de dados entre os componentes de um sistema de computador, como placas ou dispositivos de rede.

Barroco
Programa com pouco recursos.
Veja também: Rococó

Base Memory Size
Memória convencional, que todo computador possui, ou seja 640KB.

BASIC
(Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code ou Código Simbólico de Instrução Universal para Principiantes)
Linguagem de programação desenvolvida em 1964, pela Universidade de Dartmouth. É uma linguagem de alto nível simples de aprender utilizada por principiantes.

Batch
Denominação dos arquivos de lote que podem, com um único comando, realizar uma seqüência de tarefas programadas anteriormente. É identificado pela extensão .BAT no nome dos arquivos.

Baud
Deriva do sobrenome de J.M.E. Baudot, francês inventor do código Baudot. Baud é uma unidade de medida que denota o número de sinais que podem ser transmitidos por um modem. Muitas vezes confundido com a medida bps (bits por segundo), mas com um significado diferente, se bem que possam ter valores aproximados em modems lentos, mas nos modems mais rápidos, cada baud podem corresponder vários bps.

Baud-rate
(Taxa de Transmissão)
Medida de velocidade de tráfego eletrônico de dados. Geralmente usada para determinar a velocidade de modems. Mede o número de sinais elétricos transmitidos por unidade de tempo.
Veja também: bps.

BBS
(Bulletin Board System ou Sistema de Informações por Boletins)
Provedor de serviços que recebe e envia mensagens, geralmente possui um banco de dados com informações que possam ser copiadas pelos usuários (programas, dados, imagens, etc.). É um sistema de computadores interligados que permite que usuários efetuem discussões em grupo, transferência de arquivos e conversa remota. Pode compreender desde uma quantidade pequena de usuários até uma grande organização. Seus assinantes tipicamente tem acesso através de linhas telefônicas (de voz) utilizadas via computador pessoal e modem.

BCC
(Blind Carbon Copy ou Cópia em Papel Carbono)
Cópia de uma mensagem de e-mail para várias pessoas sem que o endereço dos destinatários apareça no documento.

BCD
(Binary Coded Decimal ou Binário Codificado em Decimal)
Código numérico no qual os números são representados em decimais, mas codificados de forma singular em binário, com 4 bits cada um.

Benchmark
Programa de teste utilizado para avaliar o desempenho de algum dispositivo. Normalmente testa um componente de cada vez, para ver como cada componente se comporta quando submetido a uma exigência exagerada.

Beta
Segunda letra do alfabeto grego, usada para designar a versão de teste de um Software imediatamente anterior à versão comercial.

Bidirecional
Sistema que funciona em duas direções, à esquerda e à direita. Por exemplo, o carro de impressão de uma impressora, comunicação entre portas lógicas, cabos e etc.

Binário | Binary
Sistema numérico utilizado nos computadores que emprega a base 2, consistindo apenas nos dígitos 0 e 1, que correspondem a sinais de "desligado" e "ligado" nos dispositivos digitais.

Binary tree
(Árvore binária)
Um tipo de estrutura de dados no formato de árvore, na qual cada nó possui no máximo duas sub-árvores, uma à esquerda e outra à direita.

Bindery
Banco de dados que contém as informações da rede Netware. Os arquivos de bindery contêm informações sobre cada objeto da rede, como usuários, servidores e filas de impressão. Cada objeto tem características que o descrevem, como endereços, atributos ou senhas.

Bio-Break
Eufemismo utilizado quando você está online e deseja ir ao banheiro. "Espere um minuto, eu preciso de um bio-break".

BIOS
(Basic Input Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída)
Conjunto de instruções primárias codificadas em um chip de computador. Gerencia  dispositivos básicos de entrada e saída, fornecendo suporte para o Hardware e uma interface para o sistema operacional. É na BIOS, por exemplo, que fica a informação que o computador tem um disco rígido (Winchester).
Também é o termo utilizado quando o usuário não sabe manusear o computador, diz-se que é um "problema de BIOS" (Bicho Ignorante Operando o Sistema).

B-ISDN
Tecnologia de transmissão que usa fibras ópticas e alcança taxas de 1500 Kbps.
Veja também: ISDN.

Bit
(Binary Digit ou Dígito Binário)
A menor unidade de informação usada pelo computador. Pode assumir os valores 0 (negativo) ou 1 (positivo).

Bitmap
(Bit Map ou Mapa de Bits)
Um formato gráfico do Windows que pode ser lido por uma série de programas, como por exemplo, o Paintbrush ou o Photoshop. Arquivos desse tipo possuem extensão .BMP.

BITNET
(Because It's Time Network)
Rede mundial criada em 1981, acessível pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais. É uma rede educacional internacional que liga computadores em aproximadamente 2500 universidades e institutos de pesquisa nos EUA, Europa e Japão. A BITNET não usa protocolo da família TCP/IP, mas pode trocar mensagens eletrônicas com a Internet. O protocolo empregado é o RSCS (Remote Spooling Communication System).

Black box 
(Caixa preta)
Está presente em diversos dispositivos e é relacionada com a função de documentação das tarefas realizadas.

BNC
Conector da placa de rede para ligação de cabos coaxiais finos 10Base2, os mais utilizados em pequenas redes.

BOL
(Brasil Online)
Um provedor de serviços de Internet do Brasil. Oferece serviços educacionais, correio eletrônico, notícias, entretenimento e  suporte técnico.

Bomb-mail
(E-mail bomba)
Uma mensagem para que o destinatário perca tempo com ela. Pode-se mandar a mensagem várias vezes ou pode-se usar um Java ou JavaScript para abrir várias janelas, comer memória, etc. Um programa que faz isso, porém, lota também o servidor.

Bookmark
Um marcador deixado em algum ponto do Software ou URL, utilizado para retornar mais facilmente ao mesmo caso necessário. É um recurso muito utilizado nos navegadores de Internet, facilitando o retorno a um site através do cache armazenado em disco.

Booleano | Boolean
Operadores lógicos verdadeiro e falso. Método muito utilizado no sistema computador, principalmente pelas linguagens de programação. São operadores booleanos: AND(e), OR(ou) e outros.

Boot
(Inicialização)
Abreviação de bootstrap ("botinada"). Rotina automática que limpa a memória do microcomputador e carrega o sistema operacional, preparando a máquina para o uso. São os comandos necessários para carregar o sistema operacional do computador, fazendo-o funcionar. Normalmente ficam gravados no winchester e são acionados de forma automática ao ligar o micro.

Bot
"bot" é o termo coloquial para programas que ouvem e respondem em um canal IRC para conversação.

Bps
(Bits Per Second ou Bits por Segundo)
Unidade de medida de velocidade de transmissão de informações. Um caractere é composto de 8 bits. Um modem de 2400 bps(bits por segundo) transmite 300 caracteres em 1 segundo.

br
Código ISO atribuído para identificação do Brasil.

BRB
(Be Right Back)
O equivalente a "volto logo". Utilizado em chat’s.

Bridge
(Ponte)
Um dispositivo que conecta duas ou mais redes de computadores transferindo, seletivamente, dados entre ambas.
Veja também: repetidor

br-net
Uma mailing list (lista de correio) de brasileiros, no estrangeiro e no Brasil. É a mais importante mailing list brasileira onde se debatem temas de todo o tipo, geralmente relacionados com o Brasil.

Broadcast
Sistema de envio de mensagens, onde esta é enviada para todos os computadores conectados a uma rede.

Browser
(Paginador ou Navegador)
Programa indispensável para o usuário acessar dados ou informações na Internet. O Browser apresenta três partes principais: A barra de ferramentas, que contém todos os comandos que permitem navegar e configurar a maneira como se acessa o conteúdo da Web. A barra de endereços, onde o usuário pode informar o nome do site que deseja ir  e a janela principal, onde são exibidos todos os objetos (sons, imagens, texto, links etc.) disponíveis na home-page acessada.

BSD
(Berkeley Software Distribution ou Berkeley Distribuição de Software)
Uma versão Unix desenvolvida pela Computer System Research Group da Universidade da Califórnia, em Berkeley, de 1973 a 1993. As melhorias BSD incluem rede, memória virtual, comutação de tarefas e nomes longos de arquivos (até 256 caracteres).

BTW
(By the Way ou Já agora, Por falar nisso, etc.)
Usada em textos de correio eletrônico, artigos de news, etc.

Bubble jet
O modo de impressão de algumas impressoras. São chamadas de jato de tinta.

Buffer
Área de memória que armazena temporariamente informações em trânsito para um outro local ou que possam ser necessárias para um outro tipo de utilização.

Bug
(Erro. Inseto voador, em inglês)
Termo que significa a ocorrência de um erro de fabricação em um Software ou Hardware. O termo provém do ano de 1945, quando foi encontrada uma mariposa atracada em um circuito do computador MARK II, desenvolvido na universidade de Harvard, e que estava provocando um erro constante no programa que rodava na ocasião.

Bug do ano 2000
(2000 time problem)
Um problema que poderá causar falhas na BIOS do computador e em alguns Softwares que não utilizam 4 dígitos para registrar a data. A partir do ano 2000, os sistemas de informações  podem interpretar como 1900 e apresentar falhas de processamento e inutilização de equipamentos.

Burn-In
São testes padronizados que mantém o produto (Software e/ou Hardware) em atividade constante de forma a produzir todos os efeitos e defeitos possíveis.

Bus
(Barramento)
O Canal eletrônico que faz a conexão da CPU com a memória do sistema e a outros recursos. É o caminho pelo qual um chip ou uma placa envia e recebe dados. O bus da placa-mãe, a principal do computador, tem conectores nos quais se encaixam placas de expansão ou acessórias (ISA, EISA, PCI, Vesa, etc.).

Byte
Conjunto de oito bits, unidade mínima necessária para a representação de caracteres como letras e números.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

® Pesquisa RXA