Quando transfere ou executa programas a partir da Internet, é conveniente saber se a origem do mesmo é conhecida e fiável. É por esta razão que, quando opta por transferir um programa da Internet para o computador, o Internet Explorer utiliza a tecnologia Microsoft Authenticode para verificar a identidade do programa. A tecnologia Authenticode certifica-se de que o programa tem um certificado válido: verifica se a identidade do fabricante de software corresponde ao certificado e se o mesmo ainda é válido. Tenha em atenção que isto não impede que programas de fraca qualidade sejam transferidos ou executados no computador, no entanto, reduz efectivamente a possibilidade de alguém conseguir falsificar um programa que, na realidade, se destine a prejudicá-lo.
Pode especificar outras definições para a forma como o Internet Explorer lida com a transferência de programas e ficheiros, dependendo da respectiva zona de origem.
Por exemplo, pode ser da opinião que todas as transferências que efectuar dentro da intranet da sua empresa são perfeitamente seguras. Assim, seria possível estabelecer as definições de segurança da zona da intranet local para um nível baixo, de modo a permitir transferências sem que a transferência requeira a sua intervenção. Se a origem estivesse situada na zona da Internet ou na zona de sites restritos, seria conveniente definir a segurança para os níveis médio ou alto. Neste caso, ser-lhe-iam apresentadas informações sobre o certificado do programa antes da respectiva transferência ou nem sequer teria como efectuar a transferência.