Muitos sites da Internet estão configurados de modo a impedir que pessoas não autorizadas vejam as informações que são enviadas para esses sites ou a partir desses sites. Denominam-se sites "protegidos". Uma vez que o Internet Explorer suporta os protocolos de segurança utilizados por sites protegidos, pode enviar informações para um site protegido com segurança e confiança. (Um protocolo é um conjunto de regras e normas que permitem a troca de informações entre computadores.)
Quando visitar um Web site protegido, este enviar-lhe-á automaticamente o respectivo certificado e o Internet Explorer apresentará um ícone em forma de cadeado na barra de estado. Um certificado é uma declaração que verifica a identidade de uma pessoa ou a segurança de um Web site. Para mais informações, clique em Tópicos relacionados abaixo.
Se estiver prestes a enviar informações (como, por exemplo, o número do cartão de crédito) para um site não protegido, o Internet Explorer poderá avisá-lo de que o site não está protegido. Se o site se apresentar como protegido, mas as respectivas credenciais de segurança forem duvidosas, o Internet Explorer poderá avisá-lo de que o site poderá ter sido adulterado ou poderá não ser verdadeiro.