Capítulo 2: A terminologia do bilhar Pool

A palavra bilhar designa todos os jogos normalmente jogados numa mesa de bilhar. Os jogos que se jogam numa mesa com bolsas chamam-se de Bilhar Pool (designação adoptada pela Federação Portuguesa de Bilhar, mas mais conhecidos genericamente em Portugal por jogos de "snooker"), para se distinguirem dos outros jogos que se jogam numa mesa idêntica  mas sem bolsas. Todos os jogos incluídos no Ultimate Pool são jogos de Bilhar Pool (nos Estados Unidos chamam-se simplesmente Pool).

O Bilhar Pool é um jogo muito popular há séculos e começou por ser a versão de salão do cróquete. Esta a razão por que a cor tradicional do pano é a verde — supõe-se que para imitar a relva. As mesas de bilhar sofreram muitas alterações ao longo dos tempos, mas aquelas em que hoje se joga já são estandardizadas desde os meados dos anos 1800.

O tratamento adequado da história do bilhar precisaria provavelmente de várias centenas de páginas de texto e não cabe no âmbito deste manual. Se você tem alguma curiosidade sobre a história do bilhar, consulte a bibliografia no fim do manual, a qual lhe indicará alguns caminhos para obter mais informação.

A mesa de Bilhar Pool

A mesa de Bilhar Pool mostrada em baixo é uma versão reduzida daquela que é usada no Ultimate Pool. Está legendada e ajudá-lo-á a familiarizar-se com a terminologia do Bilhar Pool. É fundamental compreender os termos básicos do Bilhar Pool para se poder entender as regras dos jogos que se seguem.

Glossário dos termos do Bilhar Pool


Os termos seguintes são aqueles que se utilizam no Ultimate Pool. Se ainda não está familiarizado com a terminologia básica do Bilhar Pool, deve ler esta secção até ao fim, visto que as regras do jogo específicas que se seguem partem do pressuposto de que você já conhece estes termos.

Abertura (break). A tacada de saída, quando o jogador bate a bola branca de encontro ao conjunto de todas as outras bolas, dispostas em trângulo, para as dispersar.

Ataque (stroke). O movimento do taco para a frente quando a bola branca é batida.

Bola anunciada (called ball). É a bola que o jogador indicou como sendo a que pretende embolsar.

Bola branca (cue ball). A bola cor de marfim, que não tem número e que o jogador bate com o taco.

Bola na cozinha (ball in the kitchen). Expressão da gíria que significa que a bola branca está na área designada por "cozinha" (ver entrada para "cozinha").

Bola na mão (ball in hand). Também chamado "bola branca na mão", significa que se pode colocar a bola branca onde se quiser antes da tacada. Isto acontece muitas vezes quando o adversário comete uma falta.

Bola na mão aquém da linha de saída (ball in hand behind the head string). Isto significa que se pode colocar a bola branca em qualquer ponto aquém da linha de saída antes da tacada. A maioria das tacadas de abertura são bolas na mão aquém da linha de saída e, se se quiser, pode-se tirar a bola do ponto central da linha de saída e pô-la noutro sítio antes da tacada de abertura.

Bolas recolocadas (spotted balls). Uma bola recolocada é uma bola que é retirada da bolsa e colocada de novo sobre a mesa. Geralmente, a bola branca e todas as bolas de um jogador são recolocadas quando este embolsa a bola branca (mas as regras dos diferentes jogos variam). A bola branca é geralmente recolocada no ponto central da linha de saída e as outras bolas na marca de fundo.

Bolsa anunciada (called pocket). É a bolsa que o jogador indicou como sendo aquela em que pretende embolsar a bola anunciada.

Bordos (rails). Os bordos exteriores da mesa de bilhar que não estão cobertos de pano ( e são normalmente de madeira).

"Call shot". Diz-se que um jogo é "call shot" quando o jogador tem de indicar a bola que pretende embolsar e a bolsa em que pretende embolsá-la. As regras de jogo específicas indicam se o jogo é "call shot" ou não.

Cozinha (kitchen). Termo da gíria usado para designar a área da mesa que fica aquém da linha de saída. Uma bola está "na cozinha" quando  se encontra nesta zona (Nota:  é o centro da bola que determina se ela está ou não "na cozinha". Se o seu centro se encontra sobre ou aquém da linha de saída, está "na cozinha".

Efeito lateral (side spin). Uma tacada em que a sola do taco bate num dos lados da bola branca e não no centro. O efeito lateral vai afectar a direcção da bola depois de ela bater noutra bola ou na tabela, para a esquerda ou para a direita, conforme o toque do taco seja feito, respectivamente, no lado esquertdo ou direito da bola.

Efeito por baixo (back spin/bottom spin/bottoms/draw). Uma tacada em que a sola do taco bate a bola branca num ponto abaixo do centro. Este efeito transmite à bola uma rotação de retrocesso. Depois de bater na outra bola a rotação que a branca leva fá-la-á retroceder. Este efeito usa-se frequentemente para evitar embolsar a bola branca, especialmente se a bola que se pretende embolsar está muito perto de uma bolsa.

Efeito por cima (top spin/tops/follow). Tacada em que a sola do taco bate na bola branca acima do seu centro. Numa tacada normal, a bola branca desliza por momentos antes de começar a rolar, abrandando a velocidade. Contudo, uma tacada dada com efeito por cima imprime um rolar natural à bola e o abrandamento inicial diminui.

Embolsar a bola branca (scratch). Qualquer tacada em que a bola branca é embolsada. Geralmente, se um jogador embolsa a bola branca, as bolas que já tiver embolsado são retiradas das bolsas e colocadas de novo em jogo e o adversário ganha uma “bola na mão” ou “uma bola na mão aquém da linha de saída”.

"English". Termo usado pelos americanos para designar o efeito de rotação lateral, assim chamado porque os americanos aprenderam esta técnica com os ingleses. Ver a entrada para "Efeito lateral" para uma explicação sobre os seus efeitos.

Falta (foul). Falta é qualquer tacada ilegal dada durante o jogo (por exemplo, na maioria dos jogos embolsar a bola branca é falta). As faltas são muito específicas de cada jogo e são explicadas nas regras particulares de cada jogo que se seguem.

Força (force). Quantidade de energia usada numa tacada.

Leito da mesa (bed of table). A superfície interior plana da mesa de bilhar onde as bolas rolam .

Linha central (center string). É a linha imaginária que atravessa a mesa na sua largura passando pelo ponto central.

Linha de fundo (foot string). Linha imaginária no sentido da largura que passa pela marca de fundo.

Linha de saída ou partida (head string). É a linha imaginária que atravessa a mesa na sua largura e passa pelo ponto central da linha de saída. Em geral, a bola branca pode ser colocada em qualquer ponto aquém desta linha antes da tacada de saída.

Linha longitudinal (long string). Linha imaginária que atravessa a mesa longitudinalmente passando pelo ponto central da linha de saída e pela marca de fundo.

Mão (inning). É a série de tacadas seguidas que um jogador dá. A mão de um jogador termina quando ele ganha o jogo ou não consegue uma tacada válida.

Marca de fundo (foot spot). O ponto onde se coloca o triângulo com todas as bolas de cor para iniciar o jogo.

Mesa aberta (open table). Termo usado nos jogos "Stripes & Solids" (Listadas & Lisas) e no Pool Bola 8 para indicar que o conjunto de bolas de cada jogador (listadas ou lisas) não foi ainda determinado. Quando em mesa aberta, o jogador pode bater legalmente qualquer bola.

"Open break". Nalguns jogos é obrigatório que a tacada de saída seja dada com força suficiente para dispersar completamente todas as bolas. Noutros essa tacada tem de fazer com que um número mínimo de bolas batam na tabela do fundo, sem o que a saída será considerada inválida. As regras individuais especificam estes casos.

Ponto central (center spot). É o centro da mesa de bilhar (ver o desenho da mesa acima)

Ponto central da linha de saída (head spot). É o ponto onde se coloca a bola branca inicialmente e também depois de ser embolsada.

Posição (position). Este termo refere-se ao posicionamento da bola branca depois de uma tacada.Os jogadores experimentados geralmente tentam embolsar uma bola de tal maneira que a bola branca fique, depois da tacada, numa posição vantajosa.

Punho do taco (butt of cue). A parte inferior do taco por onde o jogador o segura.

"Push out". É uma jogada especial que se faz em torneios de Pool Bola 9, na tacada imediatamente a seguir à tacada de abertura. O jogador que vai dar a tacada pode optar por posicionar a bola branca em vez de uma tacada normal para embolsar. Ver as regras do Pool Bola 9 oficial.

Tabelas (cushions). As paredes laterais do leito da mesa.

Tacada (shot). A tacada começa quando a sola do taco toca na bola branca projectando-a para a frente.

Tacada com efeito (rotation). Tacada em que a sola do taco toca a bola branca fora do seu centro. Ver “efeito por cima“, “efeito por baixo“, e "efeito lateral", para uma explicação dos seus resultados.

Tacada de tabela (bank shot ). É uma tacada em que a bola branca bate primeiro numa ou mais tabelas antes de bater na bola que se pretende embolsar, ou em que esta bate numa ou mais tabelas antes de ser embolsada. Durante o jogo, se você não puder dar uma tacada directa precisa muitas vezes de utilizar as tacadas de tabela para embolsar uma das suas bolas ou para evitar cometer uma falta.

Tacada defensiva (safety). Uma tacada cujo objectivo não é embolsar uma bola, mas antes reposicionar a bola branca. É uma jogada normalmente de carácter defensivo que se faz quando o jogador não tem posibilidade de dar uma tacada razoável e assim opta por reposicionar a bola branca para dificultar o jogo ao adversário. Depois de uma jogada defensiva, a mão do jogador termina. Os jogos impõem individualmente regras diferentes sobre se e quando as jogadas defensivas são permitidas e o que é que constitui uma jogada defensiva.

Tacada morta (stun shot). Uma tacada em que a bola branca não se move para a frente nem para trás, depois de bater noutra bola. Depois de bater, a bola branca pára.

Taco de bilhar (cue). Taco próprio para jogar o bilhar.

Triângulo (rack). Armação triangular de madeira que se usa para juntar as bolas de cor e depois as colocar na marca de fundo para iniciar o jogo.