Capítulo 8: Rotação

Rotação é um jogo muito simples, se considerarmos apenas as suas regras. É semelhante ao Pool Bola 9 na medida em que o jogador tem de visar sempre em primeiro lugar a bola com o número mais baixo que se encontra na mesa. Por cada bola embolsada o jogador recebe o número de pontos igual ao número da bola metida (1 a 15). O primeiro jogador a pontuar mais de metade do valor total das bolas (de 1 a 15 totalizam 120) ganha o jogo. Se os dois jogadores empatarem a 60-60, o último jogador a embolsar uma bola é declarado vencedor.

Se o Rotação lhe parece muito fácil, experimente jogá-lo. Com mais seis bolas para jogar é muito mais difícil conseguir uma tacada na bola de número mais baixo da mesa do que no Pool Bola 9. O Rotação é um jogo difícil e exigente que obriga os jogadores a jogarem para a “posição”. Isto é, os jogadores não podem preocupar-se apenas com a tacada que vão dar no momento, têm também de ter em atenção pelo menos a tacada imediatamente a seguir para assegurarem uma posição da bola branca que lhes seja favorável.

No Ultimate Pool incluímos uma versão “caseira” do Rotação. A única diferença importante entre a nossa versão “caseira” e a versão oficial é a penalização para a falta sucessiva, que é semelhante à do Pool Bola 9. Nós eliminámos esta falta na versão “caseira”.

Como se joga

O Rotação joga-se com 15 bolas numeradas de 1 a15 e com a bola branca. O objectivo de cada jogador é conseguir pelo menos 61 pontos. O primeiro jogador a consegui-lo ganha o jogo.

Os jogadores não têm de anunciar onde e qual a bola que pretendem embolsar . Contudo, a primeira bola em que a branca tem de bater tem de ser sempre aquela que tem o número mais baixo de entre as que se encontram na mesa. O jogador perde a mão quando não consegue embolsar a bola ou quando comete falta (ver a secção Faltas mais abaixo).

A abertura

Sai o jogador por defeito, indicado no menu Preferences.  A tacada de abertura deve dar-se aquém da linha de saída. Este é o único requisito a cumprir na abertura; contudo, o "cavalheirismo desportivo" manda que o jogador que sai dê uma tacada que disperse todas as bolas (open break), embora isto não seja obrigatório.

Ao dar a tacada de abertura o jogador deve acertar na bola 1 em primeiro lugar (já que é esta que tem o número mais baixo da mesa nesse momento). Se o não fizer, não é falta; contudo, ser-lhe-á perguntado se quer voltar a abrir.

Se na abertura se embolsar a bola branca, considera-se falta. Aplicam-se as regras normais para o caso (ver a secção Faltas mais abaixo).

Tacadas legais

O jogador tem de bater primeiro com a bola branca na bola de número mais baixo que se encontra na mesa. Contudo, não é obrigatório que a embolse; pode em vez disso bater noutra bola que por sua vez vá chocar com a de número mais baixo, numa tentativa de embolsar esta.

Quando o jogador falha o embolso de uma bola, perde a mão para o adversário.

Faltas

Se o jogador comete uma falta por qualquer das razões apontadas em baixo, perde a mão. Qualquer bola embolsada em falta volta para a mesa.

Embolsar a bola branca. Não se pode embolsar a bola branca. Se um jogador o fizer, o jogador seguinte ganha uma "bola na mão aquém da linha de saída” e se a bola de número mais baixo estiver aquém da linha de saída, é colocada na marca de fundo. O jogador seguinte pode escollher entre aceitar a mesa com a “bola na mão aquém da linha de saída” ou passar a mesa de novo ao adversário.

Não executar uma tacada legal. As tacadas têm de respeitar as regras referidas na secção Tacadas legais. Depois de uma falta, o jogador seguinte pode optar por aceitar a mesa tal como está ou devolvê-la ao adversário.
 

Pontuação

Por cada bola embolsada legalmente, o jogador recebe o número de pontos correspondente ao número da bola embolsada. O primeiro jogador a pontoar 61 ganha o jogo. Se depois de todas as bolas embolsadas se verificar um empate 60-60, o jogador que embolsou a última bola é declarado vencedor.