É necessário conectar-se ao banco de dados antes que possa utilizar as instruções SQL para consulta ou atualização. A instrução CONNECT associa uma conexão ao banco de dados com uma Id de Usuário.
Um banco de dados é criado em uma instância utilizando um dos três tipos de autenticação diferentes: CLIENT, SERVER ou DCS. Se um tipo de autenticação não for especificado na criação da instância, será utilizada a autenticação padrão do SERVER. A conexão ao banco de dados é diferente dependendo do tipo de autenticação e de onde ele reside.
connect to sample
connect to sample user userid using password
(Certifique-se de escolher valores para userid e password válidos no sistema servidor.)
connect to sample
![]() |
Se estiver estabelecendo conexão com o banco de dados a partir de um sistema OS/2, e não estiver com sessão iniciada atualmente, será solicitado que inicie sessão utilizando uma Id de Usuário e uma senha. Se estiver estabelecendo conexão com um banco de dados, a partir de um cliente do Windows NT utilizando autenticação de CLIENT, e estiver fornecendo uma Id de Usuário e uma senha no comando CONNECT, deverá iniciar o Serviço de Segurança for Windows no sistema. O Serviço de Segurança é instalado pelo DB2 e configurado com um serviço do Windows NT; porém, ele não é inicializado automaticamente. Para inicializar o Serviço de Segurança DB2, dê um clique duplo no ícone
Serviços na pasta Painel de Controle. Selecione a opção
Servidor de Segurança DB2 e dê um clique no botão de comando
Iniciar.
|
Quando uma conexão bem-sucedida for estabelecida, será exibida uma mensagem semelhante à seguinte:
Produto do banco de dados = DB2/NT 5.0.0 ID de autorização SQL = USERID Alias do banco de dados local = SAMPLESe você receber uma mensagem de erro, certifique-se de que o banco de dados SAMPLE existe no servidor e que o gerenciador do banco de dados foi inicializado no servidor.
Para obter mais informações sobre autenticação, consulte o Administration Guide.