É extremamente recomendado que todos os valores de registro específicos do DB2 sejam definidos no registro de perfil do DB2. Se as variáveis do DB2 estiverem definidas fora do registro, não será possível sua administração remota.
Em UNIX, deve-se definir a variável de ambiente do sistema DB2INSTANCE.
Os scripts db2profile (para Bourne shell ou Korn shell) e db2cshrc (para C shell) são fornecidos como exemplos para auxiliar na configuração do ambiente do banco de dados. É possível localizar estes arquivos em INSTHOME/sqllib, onde INSTHOME é o diretório pessoal do proprietário da instância.
Nota: | Exceto para PATH e DB2INSTANCE, todas as outras variáveis suportadas pelo DB2 devem ser definidas no registro de perfil do DB2. Para definir variáveis não-suportadas pelo DB2, defina-as em seu arquivo db2profile ou db2cshrc. |
O proprietário da instância ou o usuário SYSADM pode personalizar estes scripts para todos os usuários de uma instância. Alternativamente, pode-se copiar e personalizar um script e, em seguida chamá-lo diretamente ou incluí-lo no arquivo .profile ou .login.
Para trabalhar com outra instância para a sessão atual, execute db2profile (para Bourne shell ou Korn shell) ou db2cshrc (para C shell) no diretório sqllib do diretório pessoal da instância.
Nota: | Para certificar-se de que o caminho de pesquisa foi definido corretamente,
execute o seguinte comando:
which db2Este comando retorna o caminho absoluto do programa executável CLP do DB2. Verifique se está localizado sob o diretório sqllib da instância. |