É extremamente recomendado que todos os valores de registro específicos do DB2 sejam definidos no registro de perfil do DB2. Se as variáveis do DB2 estiverem definidas fora do registro, sua administração remota não será possível e a estação de trabalho deverá ser reinicializada para que os valores das variáveis sejam efetivados.
Nos sistemas operacionais OS/2 há três variáveis de ambiente do sistema, DB2INSTANCE, DB2PATH e DB2INSTPROF, que não são armazenadas no registro de perfil do DB2. DB2INSTANCE e DB2PATH são definidas na instalação do DB2; DB2INSTPROF pode ser definida após a instalação. No OS/2, a variável de ambiente DB2PATH deve ser definida; normalmente ela é definida durante a instalação e não deve ser modificada. A definição de DB2INSTANCE e DB2INSTPROF é opcional. Como as variáveis de ambiente do sistema não são definidas no registro de perfil, será necessário reinicializar se desejar alterar estas definições.
Para alterar a definição de uma variável de ambiente, digite o seguinte comando:
set parameter = value
Para determinar a definição de uma variável de ambiente, digite:
echo %variable-name%
Para modificar as variáveis de ambiente do sistema deve-se editar o arquivo config.sys e, em seguida, reinicializar para efetivar as alterações.