Você pode usar o suporte DB2 Java Database Connectivity (JDBC) para executar os seguintes tipos de programas Java:
O Java também pode ser utilizado no servidor para registrar funções definidas pelo usuário, procedimentos armazenados e funções de tabela.
Para obter informações adicionais sobre desenvolvimento de aplicações Java que acessam banco de dados do DB2, consulte a página Web localizada em http://www.software.ibm.com/data/db2/java/ e Road Map to DB2 Programming.
As seguintes variáveis de ambiente devem ser definidas para executar-se programas Java:
Inicie sua aplicação a partir da área de trabalho ou da linha de comando, como uma aplicação qualquer. O controlador DB2 JDBC indica as chamadas JDBC API de sua aplicação e utiliza o DB2 Client Application Enabler para comunicar as solicitações ao servidor e receber os resultados.
Pelo fato dos applets Java estarem liberados na Web, você os considera um pouco diferentes das aplicações Java. Você deve instalar o DB2 (servidor ou cliente) na mesma máquina de seu servidor Web, depois instale o Java Development Kit (JDK) Versão 1.1 a partir dos Sun Microsystems no servidor também (dirija-se ao http://www.software.ibm.com/data/db2/java para obter mais detalhes).
Para executar seu applet, você precisa somente de um navegador Web com Java habilitado na máquina cliente. Quando você carregar sua página HTML, o item applet recebe o applet Java na sua máquina, que depois recebe os arquivos de classe Java, incluindo as classes COM.ibm.db2.java.sql e COM.ibm.db2.jdbc.net e o controlador JBBC do DB2. Quando seu applet chamar a API JDBC para fazer a conexão ao DB2, o controlador JDBC estabelece comunicações separadas com o banco de dados DB2 por meio do servidor applet JDBC que fica no servidor DB2.
Para executar seus applets, faça o seguinte:
db2jstrt portnoem que portno é o número da porta TCP/IP não usada que você especificou no arquivo DB2Applt.java.