Quando a configuração do cliente estiver concluída,
utilize as seguintes etapas para verificar se você pode acessar dados a partir
de um banco de dados remoto:
![]() |
Será necessário conectar-se a um banco de dados remoto para testar a
conexão. Se você não possui um banco de dados no servidor, crie o banco de
dados SAMPLE para testar a conexão. Consulte o manual Iniciação Rápida para obter mais informações.
|
connect to database_alias user userid using password
O alias do banco de dados (database_alias) é um pseudônimo local aleatório para o banco de dados remoto no cliente. Se você não fornecer um, o padrão será o mesmo que o nome do banco de dados (database_name). Este é o nome que você utiliza ao conectar-se a um banco de dados a partir de um cliente.
Os valores para Id de Usuário e senha devem ser válidos para o sistema no qual estão autenticados. Por padrão, a autenticação ocorre no SERVER. Se o gerenciador do banco de dados está configurado para autenticação do CLIENTE, a Id de Usuário e a senha devem ser válidas no cliente.
Se a conexão for bem-sucedida, uma mensagem será recebida, exibindo o banco de dados ao qual você está conectado. Você está apto para obter dados desse banco de dados. Por exemplo, para obter uma lista de todos os nomes das tabelas listadas na tabela de catálogo do sistema, digite o seguinte comando SQL no Centro de Comando ou no processador da linha de comandos.
"select tabname from syscat.tables" (para plataformas baseadas em UNIX) select tabname from syscat.tables (para outras plataformas)
Ao terminar de usar a conexão ao banco de dados, emita o comando connect reset no final da conexão ao banco de dados.