Pode-se usar o processador de linha de comando para digitar instruções SQL e comandos DB2. Ele opera nos seguintes modos:
Para chamar o processador de linha de comando no modo de entrada interativo, proceda da seguinte forma:
É possível chamar o processador de linha de comando no modo de entrada interativo, digitando o seguinte comando no prompt de comandos:
Quando estiver no modo de entrada interativo, o prompt será assim:
db2 =>Este prompt indica que os comandos DB2 não são digitados com um prefixo db2; ao invés, são digitados com o comando DB2. Por exemplo:
list node directory
Para executar comandos do sistema operacional no modo interativo, anteceda o comando do com um ponto de exclamação (!). Por exemplo:
!dir db2*.log
Nota: | Windows 3.1x não suporta este método de execução de comandos do sistema operacional. |
Se for preciso digitar um comando longo que não cabe na linha, utilize o caractere de continuação de linha, \. Por exemplo:
db2 => select firstname, lastname, dateofbirth, from \ db2 (cont.) => staff where height=123, order by \ db2 (cont.) => lastname
Nota: | Não é necessário utilizar um caractere de continuação de linha para inserção de comandos longos no modo de entrada interativo em estações de trabalho Windows 3.1. |
Para encerrar o modo de entrada interativo, digite terminate.
No OS/2 e no UNIX, é possível emitir comandos DB2 a partir de um prompt de comandos. Deve-se incluir o prefixo db2. Por exemplo:
db2 list node directory
Para chamar o modo da linha de comandos do processador de linha de comando nos sistemas operacionais Windows 95 e Windows NT, utilize um dos seguintes métodos:
Após chamar o ambiente de comandos do DB2, você pode digitar os comandos DB2 no prompt de comandos. Deve-se incluir o prefixo db2.
Notas:
db2 "select * from employee"
![]() | Para obter informações adicionais sobre o uso do processador da linha de comandos, consulte a Command Reference. |