IBM Books

Instalação e Configuração do DB2 Clients


Execução de Programas CLI/ODBC

O ambiente de execução DB2 Call Level Interface (CLI) e o controlador ODBC estão inclusos no DB2 Client Application Enabler. Isto consta no Package Client do DB2 ou pode ser carregado a partir da página Web em http://www.software.ibm.com/data/db2.

Este suporte permite que aplicações desenvolvidas utilizando ODBC e APIs da DB2 CLI trabalhem com qualquer servidor DB2 . O suporte de desenvolvimento de aplicação da DB2 CLI é fornecido pelo DB2 Software Developer's Kit (DB2 SDK) que é a parte do produto Software Developer's Kit do DB2, separadamente classificável.

Antes das aplicações DB2 CLI ou ODBC poderem acessar o DB2, os pacotes DB2 CLI têm de ser limitados em servidor.. Embora isso vá ocorrer automaticamente na primeira conexão, se o usuário tiver solicitado autoridade para fazer bind dos pacotes, é recomendável que o administrador faça isso primeiro com cada versão do cliente de cada plataforma que acessará o servidor. Consulte "Ligação de Utilitários do Banco de Dados" para obter detalhes específicos.

As etapas gerais a seguir são solicitadas no sistema do cliente para propiciar às aplicações DB2 CLI e ODBC acesso aos bancos de dados do DB2. Estas instruções supõem que a conexão ao DB2 foi bem-sucedida utilizando ID de usuário e senha válidas. Dependendo da plataforma, muitas destas etapas são automáticas. Para obter detalhes completos, consulte a seção que trata especificamente de plataforma.

  1. Use o CCA para incluir o sistema remoto (se você tiver máquinas cliente e servidor separadas) de modo que suas instâncias e bancos de dados possam tornar-se conhecidos no Centro de Controle e depois acrescente as instâncias e bancos naquele sistema. (Seu sistema local é representado pelo ícone com o rótulo Local.) Se você não tiver acessado este programa, pode usar o comando catalog no processador de linha de comando.

  2. Em todas as plataformas que não sejam OS/2 e Windows 3.1, o controlador DB2 CLI/ODBC é automaticamente instalado quando o DB2 Client Application Enabler for instalado e portanto nada mais precisa ser feito. No OS/2 e Windows 3.1, você tem de usar o ícone Instalar Controlador ODBC para instalar tanto o controlador DB2 CLI/ODBC, quanto o gerenciador de controle ODBC.

  3. Para acessar o banco de dados DB2 a partir do ODBC:

    1. O Microsoft, o Visigenic ou outros ODBC Driver Manager já devem estar instalados (isto é feito pelo padrão durante a instalação do DB2).

    2. Os bancos de dados DB2 devem ser registrados como fontes de dados ODBC. O gerenciador de controle ODBC não lê as informações de catálogo DB2; ao invés disso ele faz referências a sua própria lista de fontes de dados.

    3. Se uma tabela DB2 não tiver um índice único, então muitas das aplicações ODBC serão abertas como somente-leitura. Crie um índice único para cada tabela DB2 que esteja para ser atualizada por uma aplicação ODBC. Consulte a instrução CREATE INDEX no SQL Reference. Usando o Centro de Controle você poderá alterar as definições da tabela e depois clique no item Chave Primária e remova uma ou mais colunas a partir da lista de colunas disponíveis para a lista de colunas de chave primária. Qualquer coluna que você selecionar como parte da chave primária deve ser definida como NOT NULL.

  4. Várias Palavras-Chave de Configuração CLI/ODBC podem ser definidas para modificar o comportamento do DB2 CLI/ODBC e das aplicações que a utilizam.

  5. Se você seguiu as etapas acima para instalar o suporte ODBC e acrescentou os bancos de dados DB2 como fontes de dados ODBC, suas aplicações ODBC estarão agora disponíveis para acessá-las.

Após as instruções específicas de plataforma, há outros detalhes sobre os seguintes tópicos:

Detalhes Específicos de Plataforma para Acesso CLI/ODBC



note

Os detalhes específicos de plataforma sobre como fornecer acesso do DB2 CLI e das aplicações ODBC ao DB2 estão divididos nas seguintes categorias:

Acesso de Clientes Windows 3.1, Windows 95 e Windows NT ao DB2 usando o CLI/ODBC

Antes que o DB2 CLI e as aplicações ODBC possam acessar com sucesso um banco de dados DB2 a partir de um cliente Windows 3.1, Windows 95 ou Windows NT, execute os seguintes passos no sistema cliente :

  1. O banco de dados DB2 (e o nó, se o banco for remoto) deve estar catalogado. Para fazer isso, use o CCA (ou o processador de linha de comando). Veja o "Configuração de Conexões do Banco de Dados" para obter mais detalhes.

    Para obter mais informações consulte o auxílio online no CCA (ou no comando catalog no Command Reference).

  2. Verifique se o Microsoft ODBC Driver Manager e o controlador DB2 CLI/ODBC estão instalados. No Windows 95 e Windows NT eles estão ambos instalados no DB2 a menos que o componente ODBC seja manualmente desmarcado durante a instalação. No Windows 3.1 você tem de usar o ícone Instalar Controlador ODBC para instalar o Microsoft ODBC Driver Manager e o controlador DB2 CLI/ODBC.

    Para verificar que ambos existem na máquina:

    1. Execute o Microsoft ODBC Administrator a partir do ícone no Painel de Controle, ou emita o comando apropriado na linha de comandos: odbcad32.exe para os sistemas operacionais Windows 95 ou Windows NT, odbcadm.exe no Windows 3.1.

    2. Dê um clique no botão de comando Controladores ou no separador Controladores ODBC (dependendo da plataforma).

    3. Verifique se o "Controlador IBM DB2 ODBC" é exibido na lista.

    Se o Microsoft ODBC Driver Manager ou o controlador DB2 CLI/ODBC da IBM não estiverem instalados, então execute outra vez a instalação DB2 e selecione o componente ODBC no Windows 95 ou Windows NT, ou dê duplo clique no ícone Instalar Controlador ODBC no grupo de programa do DB2 no Windows 3.1.

  3. Registre o banco de dados DB2 com o gerenciador de controle ODBC como fonte de dados. No Windows 95 e Windows NT você pode tornar a fonte de dados disponível a todos os usuários do sistema (uma fonte de dados de sistema) ou apenas ao usuário atual (uma fonte de dados do usuário). Use um destes métodos para acrescentar a origem dos dados:

  4. Opcional: Configure o controlador DB2 CLI/ODBC usando o CCA:

    1. Selecione DB2 database alias you want to configure.

    2. Clique na opção Propriedades. A janela Propriedades do Banco de Dados é aberta.

    3. Clique na opção Definições. A janela Definições CLI/ODBC é aberta.

    4. Clique na opção Avançado. Você pode definir as palavras-chave de configuração na janela que for aberta. Estas palavras-chave são associadas ao banco de dados alias e afetam todas as aplicações DB2 CLI/ODBC que acessam o banco de dados. O auxílio online explica todas as palavras-chave, como faz um "Descrições das Palavras-Chave de Configuração".

      Para obter informações sobre como editar manualmente este arquivo (db2cli.ini), veja "Configuração do db2cli.ini".

  5. Opcional: Usando aplicações ODBC de 16 bits.

    Embora não esteja diretamente relacionado ao DB2, alguns usuários têm tido problemas quando executam aplicações ODBC de 16-bit no Windows 95 ou no Windows NT.

    Ambas as aplicações, de 16- e 32-bits, utilizam o mesmo Controlador DB2 CLI/ODBC da IBM. O Microsoft ODBC Driver Manager cuida da conversão entre a aplicação de 16 bits e o controlador ODBC de 32 bits.

    Algumas aplicações de 16 bits foram lançadas com um conjunto antigo de DLLs de Gerenciador de Controle de 16 bits (isto antes de 1995). Estas DLLs não funcionam bem no ambiente de 32 bits. Os seguintes sintomas podem ocorrer quando executamos as DLLs antigas:

    Se (e só neste caso) você estiver enfrentado estes problemas, pode atualizar as DLLs de Gerenciador de Controle ODBC de 16 bits da Microsoft. Estes arquivos acompanham o DB2 no subdiretório SQLLIB\MSODBC16. Use estas novas DLLs para substituir as versões mais antigas que estão localizadas no subdiretório sistema do diretório do sistema operacional Windows.

  6. Se você tiver instalado o acesso ODBC (como explicamos acima), agora pode acessar os dados DB2 usando as aplicações ODBC. Inicie a aplicação ODBC e prossiga para a janela Abrir. Selecione o tipo de arquivo bancos de dados ODBC. Os bancos de dados DB2 que você adicionou como fontes de dados ODBC ficarão disponível para seleção a partir da lista. Muitas aplicações ODBC abrirão a tabela como somente-leitura a menos que exista um único índice.



note

Se você solicitou informações adicionais neste ponto pode dirigir-se para os seguintes tópicos no "Informações Detalhadas sobre Configuração":

Acesso de Cliente OS/2 ao DB2 usando o CLI/ODBC

Antes que o DB2 CLI e as aplicações ODBC possam acessar com sucesso um banco de dados DB2 a partir de um cliente OS/2, execute os seguintes passos no sistema cliente:

  1. O banco de dados DB2 (e o nó, se o banco for remoto) deve estar catalogado. Para fazer isso, use o CCA (ou o processador de linha de comando).

    Para obter mais informações, consulte o auxílio online no CCA ou "Configuração de Conexões do Banco de Dados".

  2. Se você estiver usando as aplicações ODBC para acessar os dados DB2, execute os seguintes passos. (Se você estiver usando somente aplicações CLI, salte esta etapa e prossiga para a seguinte.)

    1. Verifique se o Gerenciador de Controle ODBC (Visigenic ou Intersolv) e o controlador DB2 CLI/ODBC estão instalados:

      1. Execute a ferramenta Administração ODBC de uma das duas maneiras:
        • Dê um clique duplo no ícone Painel de Controle a partir de Pasta Principal no WIN-OS/2 ou Pasta ODBC no OS/2, e dê um clique duplo no ícone Administrador ODBC.
        • Execute o odbcadm.exe a partir da linha de comando.

      2. Clique na opção Controladores. A janela Controladores é aberta.

      3. Verifique se o "Controlador IBM DB2 ODBC" é exibido na lista.
      não estiver instalado, então dê duplo clique no ícone Instalar Controlador ODBC na pasta DB2 para instalar ambos, o controlador DB2 CLI/ODBC e o gerenciador de controle ODBC.

    2. Registre o banco de dados DB2 com o gerenciador de controle ODBC como fonte de dados usando um destes métodos:

      • Usando o CCA:

        1. Selecione DB2 database alias that you want to add as a data source.

        2. Clique na opção Propriedades.

        3. Selecione a caixa de verificação Registrar este banco de dados para ODBC.

      • Usando a Ferramenta de Administração ODBC Visigenic, que você pode acessar a partir da pasta ODBC ou executando o odbcadm.exe a partir da linha de comando:

        1. Clique sobre o botão de comando Incluir a partir da janela Fontes de Dados. A Janela Adicionar Fonte de Dados aparece.

        2. Dê um clique duplo no Controlador ODBC do IBM DB2 na lista.

        3. Selecione o banco de dados DB2 para acrescentar e clique OK.

  3. Opcional: Configure o controlador DB2 CLI/ODBC usando o CCA:

    1. Selecione DB2 database alias you want to configure.

    2. Clique na opção Propriedades. A janela Propriedades do Banco de Dados é aberta.

    3. Clique na opção Definições. A janela Definições CLI/ODBC é aberta.

    4. Clique na opção Avançado. Você pode definir as palavras-chave de configuração na janela que aparece. Estas palavras-chave são associadas ao banco de dados alias e afetam todas as aplicações DB2 CLI/ODBC que acessam o banco de dados. O auxílio online explica todas as palavras-chave, como faz "Descrições das Palavras-Chave de Configuração".

      Para obter informações sobre como editar manualmente este arquivo (db2cli.ini), veja "Configuração do db2cli.ini".

  4. Se você tiver instalado o acesso ODBC (como explicamos acima), agora pode acessar os dados DB2 usando as aplicações ODBC. Inicie a aplicação ODBC e prossiga para a janela Abrir. Selecione o tipo de arquivo bancos de dados ODBC. Os bancos de dados DB2 que você adicionou como fontes de dados ODBC ficarão disponível para seleção a partir da lista. Muitas aplicações ODBC abrirão a tabela como somente-leitura a menos que exista um único índice.



note

Se você solicitou informações adicionais neste ponto pode dirigir-se para os seguintes tópicos no "Informações Detalhadas sobre Configuração":

Acesso de Cliente UNIX ao DB2 usando o CLI/ODBC

Antes que o DB2 CLI e as aplicações ODBC possam acessar com sucesso um banco de dados DB2 a partir de um cliente UNIX, execute as seguintes etapas no sistema do cliente:

  1. O banco de dados DB2 (e o nó, se o banco for remoto) deve estar catalogado. Para fazer isso, use o processador de linha de comando.

    Para obter mais informações consulte Capítulo 10. "Configuração de Comunicações Cliente-Servidor Utilizando o Processador de Linha de Comando" ou o comando catalog no Command Reference.

  2. O controlador DB2 CLI/ODBC é automaticamente instalado quando o DB2 for instalado e portanto nada mais precisa ser feito.

  3. Se você estiver usando as aplicações ODBC para acessar os dados DB2, execute os seguintes passos. (Se você estiver usando somente aplicações CLI, salte esta etapa e prossiga para a seguinte.)

    1. Quando estiver usando uma aplicação ODBC você tem de assegurar-se de que os componentes do Gerenciador de Controle ODBC Visigenic estão instalados e que cada usuário que usará o ODBC tem acesso a ele.
      • Se o DB2 instalou o Gerenciador de Controle, ele deve estar localizado no subdiretório sqllib/odbclib.
      • Se o Gerenciador de Controle foi instalado por outro programa, o arquivo usuário que executa uma aplicação ODBC.

    2. O Gerenciador de Controle utiliza os arquivos de inicialização:
      odbcinst.ini
      O arquivo de configuração do Gerenciador de Controle ODBC indica quais controladores de banco de dados estão instalados. Cada usuário que usará o ODBC tem de ter acesso a este arquivo.
      .odbc.ini
      Configuração de fonte de dados do usuário final. Cada usuário tem uma cópia deste arquivo.
      sqllib/odbclib.

      Definindo um odbcinst.ini

      As definições deste arquivo têm impacto sobre todos os controladores ODBC da máquina.

      Use um editor ASCII para atualizar este arquivo. Ele deve ter um bloco (seção) chamado [IBM DB2 ODBC DRIVER], com uma linha de inicialização "Controlador" indicando o caminho completo do controlador ODBC DB2 (db2.o). Por exemplo, se o diretório raiz de seu usuário final é /u/thisuser/ e o diretório sqllib é instalado lá, então a entrada correta seria:

         [IBM DB2 ODBC DRIVER]
         Driver=/u/thisuser/sqllib/lib/db2.o
       
      
      Veja o arquivo modelo no subdiretório sqllib/odbclib para obter um exemplo.

      Definindo odbc.ini

      As definições deste arquivo estão associadas a um usuário específico da máquina; diferentes usuários podem ter diferentes arquivos odbc.ini.

      O arquivo odbc.ini tem de ser copiado no diretório de origem do usuário final e deve chamar-se .odbc.ini. Atualize este arquivo, usando o editor ASCII, para refletir as informações apropriadas da configuração da fonte dos dados. Para registrar um banco de dados DB2 como fonte de dados ODBC tem de haver um bloco (seção) para cada banco de dados DB2.

      O gabarito modelo odbc.ini mostra:

      • linha 2 (parte do bloco [ODBC Data Source]):
             SAMPLE=IBM DB2 ODBC DRIVER
        
        Indica que existe uma fonte de dados chamada SAMPLE que utiliza o IBM DB2 ODBC DRIVER

      • linhas 4-6 (parte do bloco [SAMPLE]):
                [SAMPLE]
           Driver=/u/thisuser/sqllib/lib/db2.o
           Description=Sample DB2 ODBC Database
        
        Indica que o banco de dados SAMPLE é parte da instância DB2 localizada no diretório /u/thisuser.

      • linha 11 (parte do bloco [ODBC]):
           InstallDir=/u/thisuser/sqllib/odbclib
        
        Indica que o /u/thisuser/sqllib/odbclib deve ser considerado como a localização onde o ODBC está instalado.
        Nota:Se sua aplicação instalou especificamente os componentes ODBC (tais como o Gerenciador de Controle) em alguma parte, você tem de atualizar a linha que começa por InstallDir abaixo do bloco [ODBC] para refletir esta nova localização.

        Por exemplo, se o ODBC tiver sido instalado no /opt/odbc, o bloco [ODBC] parecerá com:

           [ODBC]
           Trace=0
           TraceFile=odbctrace.out
           InstallDir=/opt/odbc
        

      Veja o arquivo modelo no subdiretório sqllib/odbclib para obter um exemplo. Você também pode ver o "Como Configurar o ODBC.INI" para obter mais informações.

      Uma vez que os arquivos .ini estiverem definidos, você pode executar sua aplicação ODBC e acessar os bancos de dados DB2. Dirija-se à documentação que acompanha sua aplicação ODBC para obter auxílio e informações adicionais.

  4. Configure o controlador DB2 CLI/ODBC (opcional).

    Há várias palavras-chave e valores que podem ser utilizados para modificar o comportamento do DB2 CLI/ODBC e das aplicações que a utilizam. As palavras-chave são associadas ao banco de dados alias e afetam todas as aplicações DB2 CLI/ODBC que acessam o banco de dados.

    Para obter informações sobre como editar manualmente este arquivo (db2cli.ini), veja "Configuração do db2cli.ini". Para obter mais informações sobre as palavras-chave específicas veja o CLI Guide and Reference.



note

Se você solicitou informações adicionais neste ponto pode dirigir-se para os seguintes tópicos no "Informações Detalhadas sobre Configuração":

Acesso de Cliente Macintosh ao DB2 usando o CLI/ODBC

Antes que o DB2 CLI e as aplicações ODBC possam acessar com sucesso um banco de dados DB2 a partir de um cliente Macintosh, execute as seguintes etapas no sistema do cliente:

  1. O banco de dados DB2 (e o nó, se o banco for remoto) deve estar catalogado. Para fazer isso, use o processador de linha de comando.

    Para obter mais informações consulte "Configuração de Conexões do Banco de Dados".

  2. Se você estiver usando as aplicações ODBC para acessar os dados DB2, execute os seguintes passos. (Se você estiver usando somente aplicações CLI, salte a etapa #4.)

    1. Um Gerenciador de controle ODBC tem de ser instalado para indicar as comunicações entre as aplicações ODBC e o controlador ODBC DB2. O DB2 não fornece um gerenciador de controle Macintosh ODBC, só o controlador DB2 ODBC em si. Se sua aplicação ODBC não fornecer um gerenciador de controle ODBC, então você pode o gerenciador MacODBC diretamente da Apple.

    2. Registre o banco de dados DB2 com a lista de gerenciador de controle ODBC das fontes de dados (contidos no arquivo Preferências ODBC) como a fonte dos dados usando um destes métodos:

      • Execute o ODBC Setup (em um ambiente de 68K) ou o ODBC Setup PPC (em um ambiente PowerMacintosh) a partir do Painel de Controle

      • Edite o arquivo de inicialização (Preferências ODBC ou Preferências ODBC PPC) diretamente; dirija-se à etapa seguinte no processo para obter mais informações.

  3. Configuração das Preferências ODBC ou Preferências PPC ODBC: o arquivo de inicialização ODBC é utilizado para registrar as informações como os controladores disponíveis e as fontes de dados. Veja a documentação de seu gerenciador de controle para obter os procedimentos de atualização deste arquivo.

    O gerenciador de controle MacODBC utiliza o arquivo de Preferências ODBC ou o arquivo PCC de Preferências ODBC para registrar as informações sobre os controladores disponíveis e as fontes de dados.

    É possível também modificar estes arquivos manualmente. Não altere nenhuma das entradas existentes nos arquivos.

    1. Use um editor ASCII para editar o arquivo Preferências ODBC ou o arquivo Preferências ODBC PPC.

      Ambiente 68K
      A seguir, temos um modelo de arquivo Preferências ODBC:
           [ODBC Data Sources]
           GLOBALDB=IBM ODBC DB2 para Macintosh
           SAMPLE=IBM ODBC DB2 para Macintosh
       
           [GLOBALDB]
           Driver=appl:ODBC$DB2DriverFunctionSet
           Description=My GLOBAL database
       
           [SAMPLE]
           Driver=appl:ODBC$DB2DriverFunctionSet
           Description=My SAMPLE database
      

      Ambiente PowerMacintosh
      A seguir, temos um modelo de arquivo PPC Preferências ODBC:
           [ODBC Data Sources]
           SAMPLE=IBM ODBC DB2 para PPC
       
           [SAMPLE]
      Driver=DB2ODBCDriverPPC
           Description=My SAMPLE database
      

    2. A seção [ODBC Data Source] lista o nome de cada fonte de dados disponível e a descrição do controlador associado.

      Para cada fonte de dados listada na seção [ODBC Data Source], há uma seção que lista as informações adicionais sobre aquela fonte de dados. Elas são chamadas seções Especificação de Fonte de Dados.

      Abaixo da entrada [ODBC DATA SOURCE], acrescente a seguinte linha:

      Ambiente 68K
      database_alias=IBM ODBC DB2 para Macintosh

      Ambiente PowerMacintosh
      database_alias=IBM ODBC DB2 para PPC

      Onde database_alias é o alias do banco de dados catalogado no diretório de banco de dados (o nome do banco utilizado pela instrução Processador de Linha de Comando CONNECT TO).

    3. Acrescente uma nova entrada na seção Especificação de Fonte de Dados para associar a fonte dos dados ao controlador:

      Ambiente 68K
      [database_alias]
      Driver=appl:ODBC$DB2DriverFunctionSet
      

      Ambiente PowerMacintosh
      [database_alias]
      Driver=DB2ODBCDriverPPC
      
      database_alias é o alias do banco de dados catalogado no diretório de banco de dados e listado na seção Especificação de Fonte de Dados.

  4. O controlador DB2 CLI/ODBC pode ser configurado posteriormente editando-se o arquivo db2cli.ini. Este arquivo possui várias palavras-chave e valores que podem ser utilizados para modificar o comportamento do DB2 CLI e as aplicações que o utilizam. As palavras-chave são associadas ao banco de dados alias e afetam todas as aplicações DB2 CLI que acessam o banco de dados. Para obter uma descrição completa de todas as palavras-chave e seu uso, dirija-se ao "Descrições das Palavras-Chave de Configuração".

  5. Se você tiver instalado o acesso ODBC (como explicamos acima), agora pode acessar os dados DB2 usando as aplicações ODBC. Inicie a aplicação ODBC e prossiga para a janela Abrir. Selecione o tipo de arquivo bancos de dados ODBC. Os bancos de dados DB2 que você adicionou como fontes de dados ODBC ficarão disponível para seleção a partir da lista. Muitas aplicações ODBC abrirão a tabela como somente-leitura a menos que exista um único índice.

Informações Detalhadas sobre Configuração

A seção "Detalhes Específicos de Plataforma para Acesso CLI/ODBC" deve fornecer todas as informações que você solicitar. As seguintes informações são úteis quando o suporte de ferramenta do DB2 não está disponível, e para administradores que necessitam de informações mais detalhadas.



note

Os seguintes tópicos constam nesta seção:

Como Vincular o Controlador DB2 CLI/ODBC ao Banco de Dados

O controlador CLI/ODBC fará autobind à primeira conexão ao banco de dados, dado que o usuário possui o privilégio ou a autorização apropriada. O administrador pode querer executar a primeira conexão ou fazer bind explicitamente dos arquivos solicitados.

Veja o "Ligação de Utilitários do Banco de Dados" para obter mais informações.

Como Definir as Palavras-Chave de Configuração do CLI/ODBC

O DB2 CLI pode ser configurado depois usando-se o CCA ou o Configuração de Cliente DB2, aplicável à sua plataforma, ou manualmente editando o arquivo db2cli.ini.

Este arquivo possui várias palavras-chave e valores que podem ser utilizados para modificar o comportamento do DB2 CLI e as aplicações que o utilizam. As palavras-chave são associadas ao banco de dados alias e afetam todas as aplicações DB2 CLI DB2 que acessam o banco de dados.

Por padrão, a localização do arquivo configuração de palavra-chave CLI/ODBC, é a seguinte:

Plataforma:
Localização:

OS/2
diretório sqllib

Windows NT
diretório sqllib

Windows 95
diretório sqllib

Windows 3.1
diretório sqllib\win

UNIX
O diretório sqllib/cfg da instância de banco de dados que está executando as aplicações CLI/ODBC

A variável de ambiente DB2CLIINIPATH pode também ser usada para substituir o padrão e especificar uma localização diferente para o arquivo.

As palavras-chave de configuração habilitam você a:

Para obter uma descrição completa de todas as palavras-chave e o uso delas, dirija-se ao "Descrições das Palavras-Chave de Configuração".

Configuração do db2cli.ini

O arquivo de inicialização db2cli.ini é um arquivo ASCII que armazena valores para as opções de configuração DB2 CLI. Um arquivo modelo é lançado para ajudá-lo a inicializar. Dirija-se ao o CLI Guide and Reference para obter mais informações em cada palavra-chave.

Veja o "Detalhes Específicos de Plataforma para Acesso CLI/ODBC" para obter mais informações sobre como modificar este arquivo de sua plataforma.

Como Configurar o ODBC.INI

O Gerenciador de Controle ODBC de 16 bits da Microsoft e o da Visigenic utilizam o arquivo odbc.ini para registrar informações sobre os controladores disponíveis e as origens de dados. O Gerenciador de Controle ODBC da Visigenic também utiliza o arquivo odbcinst.ini nas plataformas UNIX. Embora os arquivos necessários sejam automaticamente atualizados pelas ferramentas na maioria das plataformas, os usuários das ODBC das plataformas UNIX terão de editá-los manualmente. O arquivo odbc.ini (e o odbcinst.ini onde for exigido) estão localizados:

Plataforma:
Localização:

Windows
drive:\windows (onde drive é a unidade em que o Windows está instalado)

Win-OS/2
drive:\os2\mdos\winos2 (onde drive é a unidade em que o OS/2 está instalado)

UNIX
Diretório de fonte da ID de usuário executando uma aplicação ODBC

É possível também modificar este arquivo manualmente. Não altere nenhuma das entradas existentes no arquivo.

  1. Use um editor ASCII para editar o arquivo odbc.ini.

    Temos a seguir um arquivo de exemplo odbc.ini:

         [ODBC Data Sources]
         MS Access Databases=Access Data (*.mdb)
     
         [MS Access Databases]
         Driver=D:\WINDOWS\SYSTEM\simba.dll
         FileType=RedISAM
         SingleUser=False
         UseSystemDB=False
    

    A seção [ODBC Data Sources] lista o nome de cada fonte de dados disponível e a descrição do controlador associado.

    Para cada fonte de dados listada na seção [ODBC Data Sources], há uma seção que lista as informações adicionais sobre aquela fonte de dados. Elas são chamadas seções Especificação de Fonte de Dados.

  2. Abaixo da entrada [ODBC DATA SOURCE], acrescente a seguinte linha:
    database_alias=IBM DB2 ODBC DRIVER
    
    Onde database_alias é o alias do banco de dados catalogado no diretório de banco de dados (o nome do banco utilizado pela instrução Processador de Linha de Comando CONNECT TO).

  3. Acrescente uma nova entrada na seção Especificação de Fonte de Dados para associar a fonte dos dados ao controlador:
    [database_alias]
    Driver=drive:\windows\system\db2cliw.dll
    
    Em que:

A seguir temos um arquivo modelo da fonte das entradas de fonte de dados da IBM acrescentadas:

     [ODBC Data Sources]
     MS Access Databases=Access Data (*.mdb)
     SAMPLE=IBM DB2 ODBC DRIVER
 
     [MS Access Databases]
     Driver=D:\WINDOWS\SYSTEM\simba.dll
     FileType=RedISAM
     SingleUser=False
     UseSystemDB=False
 
     [SAMPLE]
     Driver=D:\WINDOWS\SYSTEM\db2cliw.dll
     Description=Sample DB2 Client/Server database
Nota:Se você estiver executando uma aplicação ODBC no WIN-OS/2, especifique o caminho equivalente \OS2\MDOS\WINOS2\SYSTEM no lugar do caminho \WINDOWS\SYSTEM.

Configuração UNIX de arquivos .ini

A seção "Acesso de Cliente UNIX ao DB2 usando o CLI/ODBC" possui as etapas detalhadas sobre como atualizar os arquivos odbc.ini e odbcinst.ini.


[ Início da Página | página anterior | próxima página | Tabela de Conteúdos | Índice ]

[ Lista dos Manuais DB2 | Localizar os Manuais DB2 ]