IBM Books

Instalação e Configuração do DB2 Clients


Instalação de Clientes Básicos com o uso do Servidor de Código

Para configurar um servidor de código e instalar um ou mais clientes básicos que o acessarão, execute as etapas que se encontram nas seções seguintes:

Se você planeja instalar vários clientes básicos em uma linha, execute todas as etapas para o primeiro cliente básico, e depois execute apenas "Etapa 3. Tornar o Programa de Configuração de Cliente Básico Acessível à Estação de Trabalho de Destino" e "Etapa 4. Instalar Cliente Básico na Estação de Trabalho de Destino" para cada cliente básico subseqüente nesse servidor de código.

Antes de Começar

Leia e execute as etapas nesta seção antes de começar a instalação para garantir que possui os itens solicitados e as informações necessárias.

Criação de um Nome de Usuário para Instalação dos Produtos DB2

Windows 95
O nome de usuário deve ser um nome de usuário válido do DB2.

Um nome de usuário válido do DB2 possui 8 caracteres ou menos e obedece às regras de nomenclatura do DB2. Para obter mais informações sobre as regras de nomenclatura do DB2, consulte o Apêndice C. "Regras de Nomenclatura".

Windows NT
É necessário ter um nome de usuário que será utilizado para instalar o DB2. O nome de usuário deve pertencer ao grupo de Administradores e ser também um nome de usuário válido do DB2 ou possuir o direito de usuário avançado "Agir como parte do sistema operacional" .

Um nome de usuário válido do DB2 possui 8 caracteres ou menos e obedece às regras de nomenclatura do DB2. Para obter mais informações sobre as regras de nomenclatura do DB2, consulte o Apêndice C. "Regras de Nomenclatura".

Se este nome de usuário não obedece às regras de nomenclatura do DB2, mas possui o direito de usuário avançado "Agir como parte do sistema operacional", o programa de configuração criará o nome de usuário DB2ADMIN para executar a instalação.

Nota:Os requisitos acima aplicam-se tanto para o servidor de código como para a estação de trabalho do cliente básico de destino.


note

Esse nome de usuário será removido do sistema quando a instalação for concluída.

Considerações Sobre Segurança do Cliente Básico

O programa de Instalação do Cliente Básico executa três tipos de ações sujeitas a restrições de segurança:

Considerações sobre o Windows NT:

Considerações sobre o Windows 95:

Etapa 1. Instalar o DB2 Client Application Enabler no Servidor de Código

Consulte Capítulo 4. "Instalação do DB2 Clients em Estações de Trabalho do Windows 95 ou Windows NT" para obter instruções completas sobre a instalação do DB2 Client Application Enabler na máquina do servidor de código. Para a característica de cliente básico, considere o seguinte:

Etapa 2. Criar um Arquivo de Resposta para a Instalação de Cliente Básico

Quando você tiver terminado "Etapa 1. Instalar o DB2 Client Application Enabler no Servidor de Código", o DB2 Client Application Enabler no servidor de código conterá o diretório c:\codesrv\sqllib\thnsetup que, por sua vez, conterá todos os arquivos requeridos para a configuração do cliente básico, inclusive o arquivo de resposta de exemplo.

Durante uma instalação interativa, você fornece as informações requeridas para instalar o DB2 e configurar o ambiente dele. No transcorrer de uma instalação não-assistida, essas informações são fornecidas na forma de palavras-chave e valores em um arquivo de resposta. O DB2 Client Application Enabler instalado no servidor de código inclui um arquivo de resposta de exemplo, pronto para ser usado, o db2thin.rsp, com as entradas padrão já em seus lugares. Essas informações serão aplicadas quando você instalar um cliente delgado.



note

Você pode criar um arquivo de resposta diferente e, portanto, uma configuração diferente, para cada instalação de cliente básico. Você também pode editar e novamente salvar o arquivo de resposta para criar uma, duas ou mais configurações "padrão", usando as mesmas como modelos para várias instalações de cliente básico.

Edite o arquivo de resposta modelo utilizando um editor de sua preferência. Por exemplo, pode utilizar o Notepad ou WordPad.

  1. O arquivo de resposta de exemplo, db2thin.rsp, encontra-se localizado no diretório c:\codesrv\sqllib\thnsetup no servidor de código do nosso exemplo.

  2. O arquivo de resposta contém:

    note

    para obter maiores informações sobre


    Para ativar um item no arquivo de resposta, remova o asterisco (*) à esquerda da palavra-chave/variável ambiental, apague a definição atual à direita do valor e digite uma nova definição. As definições possíveis encontram-se relacionadas à direita da definição atual.

  3. Você pode editar as palavras-chave exclusivas para instalação contidas no arquivo de resposta. São elas:
    *REBOOT
    = Sim, Não
    *TYPE              = 0,1,2 (0=compacto,1=típico,2=personalizado)
    *COMP              = Ferramentas Gráficas
    *COMP              = Assistente de Configuração de Cliente
    *COMP              = Centro de Controle
    *COMP              = Visual Explain
    *COMP              = Monitor de Desempenho
    *COMP              = Controlador IBM DB2 ODBC
    *COMP              = Instalação e Configuração do DB2 Clients
    *COMP              = Referência de Mensagens
    *USERNAME          = (id de usuário sob o qual o serviço de segurança
    será executado)
    *PASSWORD          = (senha para o id do serviço de segurança)
     
    


    note

    Será necessário reinicializar a estação de trabalho após a instalação da estação de trabalho de destino. Para que isso seja executado automaticamente, ative a palavra-chave REBOOT.

    A palavra-chave TYPE especifica o tipo de instalação desejado.



    note

    No Windows NT, você deve especificar também um valor para o NOME DO USUÁRIO, e se aplicável, para a SENHA. Especifique um nome de usuário que pertença ao grupo de Administradores local, que tenha oito caracteres ou menos e obedeça às regras de nomenclatura do DB2.

    Se o nome de usuário especificado não atende às regras de nomenclatura do DB2, mas possui o direito de usuário avançado "Agir como parte do sistema operacional", o programa de configuração criará um nome de usuário temporário (que pertence ao grupo de Administradores) denominado DB2ADMIN, com uma senha de DB2ADMIN. O programa de configuração utilizará este nome de usuário para executar a instalação.

  4. Edite as variáveis ambientais contidas no arquivo de resposta.

    A seguir encontra-se uma seção de exemplos de variáveis ambientais contidas em um arquivo de resposta:

    *DB2BQTIME         = 1 -
    *DB2BQTRY          = 0 -
    *DB2CHKPTR         = LIGADO, DESLIGADO
    *DB2CODEPAGE       =
    *DB2DBDFT          =
    DB2INSTPROF        = C:\CFG
    *DB2IQTIME         = 1 -
    *DB2OPTIONS        =
    ...
    


    note

    A única definição de variável ambiental que precisa ser especificada dentro do arquivo de resposta é DB2INSTPROF. A fim de especificar uma configuração de cliente em separado para cada cliente básico, defina o valor DB2INSTPROF para um diretório na estação de trabalho do cliente básico. Para manter uma configuração de cliente no servidor de código, defina DB2INSTPROF para um diretório na estação de trabalho do servidor de código.

  5. Edite os parâmetros de configuração contidos no arquivo de resposta.

    A seguir encontra-se uma seção de exemplos de parâmetros de configuração contidos em um arquivo de resposta:

    *DB2.DIAGLEVEL      = 0 - 4
    *DB2.DIAGPATH       =
    *DB2.DIR_CACHE      = SIM, NÃO
    *DB2.DIR_OBJNAME    =
    *DB2.DIR_PATH_NAME  =
    *DB2.DISCOVER       = DESATIVAR, CONHECIDO ou PESQUISAR
    ...
    

  6. Saia do arquivo. Se alguma alteração foi feita, salve o arquivo sob um novo nome para preservar o arquivo de resposta de exemplo original.

Etapa 3. Tornar o Programa de Configuração de Cliente Básico Acessível à Estação de Trabalho de Destino

Esta etapa provê acesso à estação de trabalho de destino para o programa de configuração de cliente básico, possibilitando que a instalação do cliente básico seja executada. Da estação de trabalho de destino, execute uma das ações seguintes:

Etapa 4. Instalar Cliente Básico na Estação de Trabalho de Destino

Esta etapa instala o código de cliente básico na estação de trabalho de destino e configura as ligações para o servidor de código.
Nota:Certifique-se de que o programa de configuração está disponível na máquina cliente. Isso pode ser realizado através de qualquer método detalhado em "Etapa 3. Tornar o Programa de Configuração de Cliente Básico Acessível à Estação de Trabalho de Destino".

  1. Na estação de trabalho onde o código de cliente básico será instalado, inicie sessão com um nome de usuário que atenda aos requisitos para instalação do DB2. Consulte "Criação de um Nome de Usuário para Instalação dos Produtos DB2" para maiores informações.

  2. Execute o programa de configuração:

    1. Clique em Iniciar e selecione Executar.

    2. No campo Abrir, digite o caminho para o programa de configuração. O caminho aceita os seguintes argumentos de linha de comando:
      * Figure SQLRTHIN not displayed.

      Especifique o caminho completamente qualificado para chamar o programa. Por exemplo:

         x:\sqllib\thnsetup\thnsetup /P x:\sqllib
            /U x:\sqllib\thnsetup\db2thin.rsp /L c:\logdir\db2log.txt
            /M \\db2server /S db2path
       
      

      onde:

      /P
      Especifica o caminho até a localização onde o cliente está instalado no servidor de código. Se você especificar o nome de compartilhamento, o programa de instalação executará implicitamente um NET USE. Ele assumirá a letra de unidade especificada nesse argumento, a máquina especificada, o nome de compartilhamento e emitirá o NET USE.

      /U
      Especifica o nome do arquivo de resposta completo.

      /L
      Especifica o nome de arquivo de registro completamente qualificado, onde as informações e quaisquer erros que ocorram durante a configuração são registrados.

      Se você não especificar o nome do arquivo de registro, o DB2 nomeia-o como db2.log e armazena-o em um diretório denominado db2log, na unidade em que o sistema operacional estiver instalado.

      /M
      Especifica o nome da máquina do servidor de código.

      /S
      Especifica o nome de compartilhamento da unidade/diretório do servidor de código onde o DB2 Client Application Enabler estiver instalado.

      Se esse compartilhamento exigir um nome de usuário e/ou uma senha, especifique o nome de compartilhamento como: sharename, userid, password.

      Senão houver senha, digite: sharename, userid.

      Se nenhum nome de usuário for exigido, digite apenas: sharename.

    3. Clique em OK para iniciar o programa de configuração.

  3. Verifique as mensagens no arquivo de registro quando a instalação terminar.

  4. Após a instalação, a estação de trabalho precisa ser reinicializada antes do cliente básico ser usado.


note

Para configurar os clientes básicos de modo a acessarem servidores, passe para Capítulo 9. "Configuração do Cliente para Comunicações do DB2 Server Usando o CCA".


[ Início da Página | página anterior | próxima página | Tabela de Conteúdos | Índice ]

[ Lista dos Manuais DB2 | Localizar os Manuais DB2 ]