![]() |
Para concluir as etapas nesta seção, você deve estar com sessão iniciada no
sistema local como usuário com autoridade de Administrador do Sistema (SYSADM)
na instância.
|
![]() |
Você pode configurar conexões do banco de dados através do SmartGuide Incluir Banco de Dados:
Todos estes tópicos são cobertos com mais detalhes no material que segue.
|
Você pode utilizar um perfil de Servidor ou de Cliente para configurar conexões do banco de dados em um cliente.
Os perfis do servidor podem ser gerados para um servidor DB2. Eles contêm informações sobre as instâncias no sistema servidor e os bancos de dados em cada instância. As informações para cada instância incluem as informações de protocolo requeridas para configurar a conexão de um cliente ao banco de dados nessa instância.
Para gerar perfis do servidor, utilize a função Gerar Perfil de Acesso fornecido no Centro de Controle. Quando um perfil é gerado para um sistema do servidor DB2, ele inclui as instâncias do servidor que têm parâmetros de configuração discover_inst definidos como ENABLE e bancos de dados com o parâmetro de configuração discover_db definido como ENABLE. O parâmetro discover, no Servidor Administração, deve ser definido como SEARCH ou KNOWN para gerar um perfil para um sistema servidor.
Para obter informações sobre como definir os parâmetros de configuração discover_inst, discover_db and discover, consulte o tópico "Definição dos Parâmetros de Descoberta".
Para gerar um perfil de acesso, execute as seguintes etapas:
Para processar um perfil de servido e incluir seus bancos de dados à lista de configuração de conexão do cliente, utilize as funções Importar e Incluir do Assistente de Configuração do Cliente (CCA). A função Incluir é o método preferido.
Para incluir um banco de dados com a função Incluir:
As informações nos perfis do Cliente podem ser incluídas no cliente da seguinte forma:
Nota: | Este cenário supõe que as conexões do banco de dados configuradas em um cliente serão exportadas para configurar um ou mais clientes adicionais. |
Os perfis de clientes são gerados a partir de clientes utilizando a função Exportar do CCA. Utilize a função exportar para copiar para outros clientes as informações do banco de dados utilizadas por um cliente.
As informações contidas em um perfil de cliente são determinadas durante o processo de exportação. Dependendo das definições escolhidas, elas podem conter as seguintes informações do cliente:
A exportação pode ser utilizada para gerar um arquivo personalizado que pode ser importado para outro cliente, inicialmente para configurá-lo ou atualizá-lo.
Para exportar um arquivo do cliente, configure o cliente para comunicações e proceda da seguinte forma:
![]() |
A função Exportar do CCA está disponível apenas quando CCA é inicializado
no modo administrador. O CCA pode ser inicializado no modo administrador
modificando o ícone Assistente de Configuração do Cliente para
incluir o parâmetro admin para a inicialização do CCA, ou emitindo o
comando db2cca admin.
|
Execute estas etapas no cliente que deseja configurar. Pode-se utilizar este processo para configurar inicialmente um novo cliente, ou para atualizar um existente.
![]() | Se os bancos de dados estiverem contidos no perfil do cliente que estiver importando, e você selecioná-los para importação, o SmartGuide Incluir Banco de Dados iniciará a importação seletiva dos bancos com os quais desejar estabelecer conexão. |
Ao invés de inserir informações de protocolo para
estabelecer conexão com servidores de bancos de dados remotos, pode-se
utilizar o CCA para localizar todos os bancos de dados na rede seguindo estas
etapas:
![]() |
O seguinte cenário supõe que os padrões de instalação do cliente e do
servidor não foram alterados e que as mensagens utilizadas pelo método de
descoberta Pesquisar não são filtradas pela rede.
|
A pesquisa na rede pode ser personalizada para atender às necessidades de organizações individuais. O material seguinte fornece detalhes sobre esta personalização. Consulte o Administration Guide para obter mais informações sobre parâmetros de configuração individual e valores de registro.
A pesquisa na rede utiliza um recurso do DB2 chamado Descoberta para obter informações dos servidores DB2. Estas informações são utilizadas para configurar clientes para conexões do banco de dados. Dois métodos de descoberta estão disponíveis para pesquisar a rede:
A descoberta conhecida permite descobrir instâncias e bancos de dados nos sistemas conhecidos pelo cliente e incluir novos sistemas para possibilitar a descoberta de suas instâncias e bancos de dados; porém, ela não suporta a pesquisa de servidores na rede.
Dê um clique no sinal [+] ao lado do ícone Sistemas Conhecidos para obter uma lista de sistemas do servidor DB2. Dê um clique no sinal [+] ao lado do sistema para obter uma lista de instâncias e bancos de dados. Selecione o banco de dados que deseja incluir e complete os outros painéis no SmartGuide Incluir Banco de Dados.
Inicialmente, a lista de sistemas estará em branco; no entanto, se estiver executando o CCA no servidor, será exibida uma entrada para o servidor local. Inclua sistemas na lista dando um clique no botão de comando Incluir Sistema. Para utilizar esta opção, deve-se conhecer alguns detalhes sobre o Servidor Administração no sistema DB2 que será pesquisado:
O Servidor Administração receberá os pedidos de descoberta KNOWN, do clientes, nos protocolos especificados pelo valor de registro DB2COMM no Servidor Adminstração.
Este modo fornece todos os recursos da descoberta Conhecida e inclui a opção para permitir a pesquisa de sua rede local para servidores DB2.
Não são necessárias informações sobre o Servidor Administração para a pesquisa. Ao dar um clique no sinal [+] ao lado do ícone Outros Sistemas (Pesquisa na Rede), é exibida uma lista de sistemas do servidor DB2. Dê um clique no sinal [+] ao lado do sistema para obter uma lista de instâncias e bancos de dados. Selecione o banco de dados que deseja incluir e complete os outros painéis no SmartGuide Incluir Banco de Dados.
![]() |
Pesquisa parece ser um método de descoberta mais simples. No
entanto, em redes maiores, os roteadores e as pontes da rede podem filtrar as
mensagens que a pesquisa utiliza para localizar servidores DB2 na rede,
resultando em uma lista incompleta ou até vazia. Neste caso, utilize o método
Incluir Sistema; suas mensagens não são filtradas por roteadores e
pontes. Em caso de dúvida, entre em contato com o administrador da rede para
solicitar assistência.
|
Para que o servidor suporte a descoberta Conhecida, defina o parâmetro descoberta no Servidor Administração para KNOWN. Para suportar a descoberta Pesquisa, defina este parâmetro como SEARCH. Para evitar a descoberta do servidor e de todas suas instâncias e bancos de dados, defina DISABLE para descoberta.
No cliente, a ativação da descoberta também é feita com o parâmetro descobrir; no entanto, neste caso, o parâmetro descobrir é definido na instância cliente (ou no servidor atuando como cliente), da seguinte forma:
![]() |
Servidores configurados com descobrir definido como KNOWN, não
responderão aos pedidos de pesquisa dos clientes. Esta consideração é
importante na alteração do parâmetro descobrir, que foi definido como
SEARCH durante a instalação.
|
A descoberta Pesquisa requer que o parâmetro de configuração discover_comm seja definido no servidor (arquivo de configuração do Servidor Administração) e no cliente (arquivo de configuração do gerenciador do banco de dados).
O parâmetro discover_comm é utilizado para controlar os protocolos de comunicação que o servidor receberá para pedidos de pesquisa dos clientes e que os clientes utilizarão para enviar pedidos de pesquisa. O parâmetro discover_comm pode ser uma combinação dos protocolos TCP/IP e NetBIOS; suportados pela descoberta SEARCH.
No servidor, os valores especificados por discover_comm devem ser
iguais, ou um subconjunto, dos valores definidos por db2comm para o
Servidor Administração.
![]() |
Verifique as definições para o valor de registro DB2COMM emitindo
o comando db2set DB2COMM. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 15. "Controle do Ambiente DB2".
|
No servidor, discover_comm é definido no Servidor Administração. No cliente (ou em um servidor atuando com cliente), discover_comm é definido na instância.
Nota: | Ao utilizar o modo de pesquisa descoberta, pelo menos um protocolo especificado pelo parâmetro discover_comm no cliente deve corresponder a discover_comm no Servidor Administração. Se não houver correspondência, o servidor não responderá aos pedidos do cliente. |
Além disso, há dois valores de registro do perfil DB2 que podem ser utilizados para ajustar a descoberta de pesquisa no cliente: db2discoverytime e db2nbdiscoverrcvbufs. Os valores padrões devem ser adequados na maioria dos casos. Para obter mais informações, consulte o Administration Guide.
Você pode ter várias instâncias, e vários bancos de dados nelas, em um servidor. É possível ocultar algumas delas do processo de descoberta.
Para permitir a descoberta de instâncias do servidor em um sistema pelos clientes, defina o parâmetro de configuração do gerenciador do banco de dados discover_inst em cada instância do servidor no sistema como ENABLE (este é o valor padrão). Defina este parâmetro como DISABLE para ocultar esta instância e seus bancos de dados da descoberta.
Para permitir a descoberta de um banco de dados pelo cliente, defina o parâmetro de configuração do banco de dados discover_db como ENABLE (este é o valor padrão). Defina este parâmetro como DISABLE para ocultar o banco de dados da descoberta.
Atualize o arquivo de configuração do Servidor Administração, no processador da linha de comandos, como segue:
update admin cfg using discover [ DISABLE | KNOWN | SEARCH ] update admin cfg using discover_comm [ NETBIOS | TCPIP ] db2admin stop db2admin start
Nota: | Descoberta de Pesquisa irá operar apenas nos protocolos TCP/IP e NetBIOS. |
![]() |
Se discover_comm inclui netbios, você deve certificar-se
de que o parâmetro do Nome da estação de trabalho (nname) está
definido para o cliente e Servidor Administração. Deve-se certificar-se também
que o valor de registro db2nbadapters está definido para o Número da
placa que deseja utilizar. Para obter mais informações, consulte o Administration Guide.
|
db2set db2discoverytime=35Ele especifica se a descoberta pesquisada deve aguardar 35 segundos para receber uma resposta dos servidores.
db2set db2nbdiscoverrcvbufs=10Ele especifica o número de buffers do NetBIOS que serão alocados para mensagens de resposta dos servidores descobertos.
Para a configuração manual de um banco de dados é necessário conhecer:
Com estas informações, o SmartGuide guiará você nas etapas necessárias para incluir a conexão do banco de dados.