Programação - Dynamic HTML 

O advento do Dynamic HTML estabelece um novo ponto de referência em termos da interactividade na World Wide Web.

 Até aqui as páginas HTML eram maioritariamente de uma natureza estática: o utilizador descarrega a página do servidor e aí está. A inclusão, por outro lado, de applets e controlos ActiveX introduz um certo nível de interactividade, no entanto, a página em si continua a ser algo estático.

 Numa perspectiva totalmente inovadora, as páginas desenvolvidas recorrendo a DHTML ganham uma vida própria, utilizando scripts simples, fáceis de desenvolver, em que cada elemento da página é verdadeiramente dinâmico.

 O Dynamic HTML não é uma extensão da linguagem HTML. Nem tão pouco é uma nova linguagem de programação. O DHTML estabelece um nível superior de interactividade entre as scripts e todos os elementos da linguagem HTML incluidos na página.

 Nesta perspectiva, qualquer um dos elementos de uma página é modificável em tempo real, rapidamente e, mais, do lado do cliente. O que, por si só, abre novas possibilidades de interactividade como, por exemplo, a facilidade de mostrar e esconder texto como resposta às acções do utilizador.

 As grandes vantagens

 Dado que o DHTML funciona no browser do utilizador - do lado cliente da ligação browser/servidor - uma vantagem pode ser imediatamente apontada: a redução drástica dos tempos de resposta.

 Utilizando o DHTML para deslocar a maior parte do trabalho para o lado cliente, torna-se possível proporcionar ao utilizador novos graus de interactividade. Por exemplo, a utilização de "pre-caching", que faz o carragamento em background de conteúdo, permite ao utilizador navegar entre páginas com um tempo de espera mínimo.

 Finalmente, não sendo menos importante, esta tecnologia abre novas perspectivas no que se refere ao desenvolvimento de conteúdo para operar do lado do cliente. Utilizando scripts e HTML é perfeitamente viável desenvolver aplicações Internet completas. O nível de complexidade dessas aplicações passará a estar apenas dependente da sua imaginação.

 
 

 Feita esta pequena introdução, a fase seguinte resume-se a estudar um pouco as ofertas, em termos de DHTML, apresentadas pelos dois browsers mais populares - o Navigator 4.0 e o I.E. 4.0. Essa discussão, em conjunto com alguns pequenos exemplos que preparamos, certamente o ajudarão a compreender melhor o que é que DHTML significa realmente.

 Seguinte