Este documento fornece informações recentemente atualizadas ou outras informações que complementam a documentação do Microsoft® Remote Data Service 1.5.
Este documento contém as seguintes seções:
Descrição do produto
Novos recursos
Notas de instalação
Suporte técnico
Notas técnicas
Problemas comuns
Documentação e Ajuda
Informações de copyright
O Microsoft Remote Data Service (RDS) é uma estrutura rápida e eficiente de conectividade e editoração de dados para aplicativos hospedados no Internet Explorer. Ele se baseia em uma tecnologia de distribuição cliente/servidor que funciona por meio de protocolos de aplicativos HTTP, HTTPS (HTTP pela camada de soquetes de segurança) e DCOM. Utilizando controles ActiveX com reconhecimento de dados, o RDS permite a programação de acesso a dados no estilo do Microsoft® Visual Basic® para desenvolvedores da Web que precisam construir aplicativos distribuídos com uso intensivo de dados para utilização por meio de intranets corporativas e da Internet.
O nome Microsoft® Advanced Data Connector (ADC) está sendo modificado para Microsoft® Remote Data Service (RDS), um recurso do Microsoft® ActiveX Data Objects (ADO). O ADC sempre utilizou o ADO e esta alteração representa uma mudança que visa integrar melhor estes dois componentes e tornar mais clara a relação entre eles. O ADO é uma interface de programação que permite o acesso fácil e flexível a fontes de dados OLE DB e ODBC. O RDS é construído em ADO para fornecer um conjunto de registros de serviço fácil de ser desconectado e um serviço de conexão remota. A funcionalidade do ADC não foi afetada por esta alteração e você verá uma série de ótimos novos recursos com o lançamento da versão 1.5.
São os seguintes os novos recursos do Remote Data Service 1.5. Para maiores informações sobre estes recursos, consulte a documentação.
Antes de instalar o RDS da Microsoft, certifique-se de que seus computadores cliente e servidor atendam os requisitos mínimos de hardware e software.
Para instalar o RDS, você precisa atender a certos requisitos de hardware que abrangem o seguinte:
Para que você possa instalar o RDS em um computador servidor, este computador deve atender os seguintes requisitos de software:
Para acessar os aplicativos RDS a partir de computadores cliente, estes computadores devem atender os seguintes requisitos de software:
Observação O RDS não foi testado com a tecnologia do navegador Netscape.
Para criar páginas cliente da Web, você pode utilizar ferramentas típicas de criação em HTML, como o 'Bloco de notas' ou o Microsoft ActiveX Control Pad com recursos mais completos.
Para programar objetos comerciais do lado do servidor, você pode utilizar qualquer ferramenta compatível com o ActiveX/COM DLL, como o Microsoft® Visual Basic® 4.0 ou posterior, ou o Microsoft® Visual C++®.
Para que o RDS funcione corretamente, você deve ter certeza de que seus componentes de servidor e de cliente sejam corretamente instalados. O componente de servidor é instalado por meio do programa de instalação ('mdac_nts.exe' para Windows NT Server; 'mdac_ntw.exe' para Windows NT Workstation; 'mdac_95.exe' para Windows 95; 'mdac_as' para servidor Alpha; 'mdac_aw.exe' para estação de trabalho Alpha) ou com o programa de instalação integrado ao IIS 4.0. Os arquivos de cliente necessários são fornecidos com o Internet Explorer 4.0, e portanto não é necessário nenhum arquivo '.cab' ou programa de instalação.
Você irá instalar os componentes de servidor do RDS da Microsoft no seu computador servidor da Web, que deve ter o Windows NT Server versão 4.0 com SP3 ou posterior. O programa de instalação considera que seu computador atende a todos os requisitos de software.
O Programa de Instalação instala os arquivos do programa no diretório <device>:\Program Files\Common Files\System\MSADC. (Este local é adjacente a outras tecnologias complementares da Microsoft como ADO e OLE DB.) Os seguintes subdiretórios são criados no diretório \MSADC com o programa de instalação.
Subdiretório | Descrição |
..\MSADC\Doc | Contém a documentação. |
..\MSADC\Samples | Contém os arquivos de exemplo. |
..\MSADC\Samples11 | Contém os arquivos de exemplo para o cliente RDS 1.1, se ele tiver sido instalado. |
O programa de instalação de servidor ('mdac_nts.exe') também cria uma raiz virtual do Microsoft Internet Information Server no seu computador servidor da Web. A raiz recebe a designação http://<nomedoservidor>/msadc e você pode usá-la para fazer referência aos arquivos nessa árvore de diretórios a partir do navegador.
Depois de seguir este procedimento para configurar o Microsoft Remote Data Service no seu computador servidor da Web, você poderá validar sua instalação (consulte "Validando a Instalação", mais adiante).
O Microsoft Internet Explorer 4.0 já inclui os componentes de cliente do RDS necessários. Portanto, você não precisa incluir um arquivo '.cab' na sua página da Web porque os computadores clientes já terão as DLLs de componente cliente do RDS. Consulte as Notas técnicas para obter uma lista dos arquivos cliente caso seu aplicativo precise fornecer estes arquivos.
Você pode utilizar o aplicativo de exemplo 'ADCTest.asp' para validar a sua instalação do RDS da Microsoft.
http://<nomedoservidor>/MSADC/Samples/adctest.asp
onde <nomedoservidor> é o nome do seu servidor da Web.
Isto deve exibir a página de consulta do RDS (Remote Data Service Query Page). Você irá perceber que as informações sobre o servidor, a conexão e a consulta já estarão fornecidas automaticamente.
Se a grade exibir um conjunto de resultados (resultset), sua instalação estará correta.
Se você tiver qualquer problema, releia as instruções de instalação e consulte "Troubleshooting Remote Data Service" (solução de problemas no Remote Data Service) e "Other RDS Configuration Information" (outras informações de configuração do RDS)na Ajuda on-line (Help).
Se você tiver alguma dúvida técnica sobre o RDS, visite o site "Microsoft Data Access" da Web em http://www.microsoft.com/data/ para obter informações sobre o suporte disponível através do Suporte técnico Microsoft.
Você pode visitar a Home Page do RDS da Microsoft na World Wide Web para obter atualizações da documentação e informações sobre outras tecnologias relacionadas. O endereço é http://www.microsoft.com/data/rds.
Para facilitar a discussão e o compartilhamento de informações, a Microsoft estabeleceu um grupo de notícias público: microsoft.public.ado.rds. Você é convidado a enviar artigos e mensagens para este grupo de notícia não moderado e que não conta com suporte. A Microsoft não garante respostas ou suporte direto. Para maiores informações, visite o site do RDS na Web, em http://www.microsoft.com/data/rds/.
Se você acessar dados do Visual FoxPro, terá que utilizar o driver Visual FoxPro ODBC mais recente (versão 5.0.0.402 ou posterior), que está disponível em http://www.microsoft.com/vfoxpro/vfdownload. Se você não utilizar o driver mais recente, é possível que não consiga executar consultas de maneira correta.
Para carregar a grade nos aplicativos de exemplo do RDS, você precisa ter acesso à Internet (em vez de somente à sua intranet). Se você tentar carregar os exemplos que utilizam a grade Sheridan, o arquivo '.cab' do Sheridan mencionado na linha CODEBASE tentará descarregar o arquivo de correção 'mfc42.dll' a partir do site de soluções gerais da Microsoft da Web. Se ele não conseguir acessar esta correção, a grade não será carregada. Se o controle ActiveX para a grade ('ssdatb32.ocx') já residir no computador cliente, a linha CODEBASE não precisará desfazer o pacote do arquivo '.cab' e o prompt de carregamento de correção não será encontrado.
Se você receber o erro "System error: out of virtual memory error" do servidor da Web que solicita uma reinicialização, a explicação pode ser a seguinte: seu computador servidor da Web pode estar sem memória virtual ou o servidor de fonte de dados SQL pode necessitar de mais espaço TempDB para lidar com o tamanho da consulta que você está tentando executar. A memória virtual pode ser ajustada a partir do Painel de controle (clique no ícone 'Sistema', selecione a guia 'Desempenho' e clique no botão 'Memória virtual' para ver se há espaço extra disponível no disco rígido). Mais informações sobre como ajustar o espaço TempDB podem ser encontradas no subtópico "Desempenho" do tópico "Assegurando Espaço TempDB Suficiente" da Ajuda.
Para conveniência do cliente da Web, os arquivos de cliente do Microsoft Data Access Components foram incluídos no Internet Explorer versão 4.0. A seguir fornecemos uma lista dos arquivos e seus locais de instalação caso você queira torná-los disponíveis para os seus componentes de cliente que não são Internet Explorer e que utilizam o servidor MDAC.
Os arquivos marcados com um asterisco (*) devem ser registrados automaticamente com 'regsvr32.dll', que pode ser encontrado no diretório \system (ou \system32) do seu computador. A notação para \system indicada abaixo se refere ao diretório \winnt\system32 em computadores com o Windows NT, ou \win95\system em computadores com o Windows 95. É importante que estes arquivos estejam consistentemente instalados nestes locais, para garantir que todos os programas que dependem deles continuem a funcionar corretamente nesta versão e nas posteriores.
'msadce.dll'* - instalado em \Program Files\Common Files\system\msadc
'msadcer.dll' - instalado em \Program Files\Common Files\system\msadc
'msadco.dll'* - instalado em \Program Files\Common Files\system\msadc
'msadcor.dll' - instalado em \Program Files\Common Files\system\msadc
'msader15.dll' - instalado em \Program Files\Common Files\system\ado
'msador15.dll'* - instalado em \Program Files\Common Files\system\ado
'msdadc.dll'* - instalado em \Program Files\Common Files\system\ole db
'msdaps.dll'* - instalado em \Program Files\Common Files\system\ole db
'msdaer.dll'* - (Opcional, para mensagens de erro do ADO) instalado em \Program Files\Common Files\system\ole db
'msdaerr.dll'* - (Opcional, para mensagens de erro do ADO) instalado em \Program Files\Common Files\system\ole db
'msr2c.dll'* - instalado em \system by Internet Explorer
'msr2cenu.dll' - instalado em \system pelo Internet Explorer
'wininet.dll'* - instalado em \system pelo Internet Explorer
'msdatsrc.tlb' - instalado em \system
A propriedade Filter no momento não é capaz de pesquisar valores Null. A configuração pode ser definida como se segue: 'zipcode', '=', '<null>' (que é convertido para NULL pelo código VBScript), seguido pelo método Reset para executar a ação de filtragem. Você obterá um erro de tipo não correspondente.
OnReadyStateChange - É disparado sempre que a propriedade ReadyState é alterada. Este evento não é válido em JScript.
OnDataSetComplete - É disparado quando todos os dados são recuperados.
OnDataSetChanged - É disparado quando um novo Recordset é retornado mas ainda não está inteiramente preenchido.
Durante uma recuperação assíncrona, ocorre a seguinte seqüência de eventos:
OnReadyStateChange - A propriedade ReadyState é definida como adcReadyStateInteractive enquanto os dados estão sendo recuperados.
OnDataSetComplete - Todos os dados são recuperados, mas ReadyState ainda está definido como adcReadyStateInteractive.
OnReadyStateChange - A propriedade ReadyState muda para adcReadyStateComplete.
Para obter um conjunto de registros desconectado por meio do ADO, você pode utilizar a seguinte sintaxe:
Em vez de: cnn.Connectionstring = "provider=msdasql;dsn=MySQL;uid=SalesMgr;pwd=Secret" você pode utilizar: cnn.Connectionstring = "provider=MS Remote;Remote Server=http://MyServer;Remote Provider=msdasql;dsn=MySQL;uid=sa;pwd="
A seguir apresentamos uma lista dos problemas comuns do Remote Data Service 1.5.
O evento OnDataSetChanged será emitido quando o Recordset existir, a execução da consulta for concluída, mas nem todas as linhas estiverem presentes. Imediatamente após a emissão do evento OnDataSetChanged, a propriedade ReadyState terá o valor 3.
O evento OnDataSetComplete será emitido quando o Recordset existir e todas as linhas estiverem presentes. Imediatamente após a emissão do evento OnDataSetComplete a propriedade ReadyState será o valor 4.
Observe que os arquivos de documentação e ajuda para este componente estão em inglês.
© 1998 Microsoft Corporation
NENHUMA GARANTIA. A Microsoft nega expressamente qualquer garantia relativa ao SOFTWARE. O SOFTWARE E QUALQUER DOCUMENTAÇÃO SÃO FORNECIDOS "COMO ESTÃO", SEM GARANTIAS DE QUALQUER ESPÉCIE, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A QUALQUER PROPÓSITO ESPECÍFICO OU DE NÃO VIOLAÇÃO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS MESMAS. VOCÊ ASSUME TOTALMENTE O RISCO DECORRENTE DA UTILIZAÇÃO OU DESEMPENHO DO SOFTWARE.
LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE. De acordo com as limitações impostas pela legislação aplicável, em nenhuma hipótese, a Microsoft ou seus fornecedores serão responsáveis por quaisquer danos especiais, acidentais, conseqüenciais ou quaisquer outros danos indiretos (incluindo, sem limitações, danos por perda de lucros comerciais, interrupções de transações comerciais, perda de informações comerciais ou outras perdas pecuniárias), decorrentes do uso ou da impossibilidade de utilizar este SOFTWARE, ou do fornecimento ou da ocorrência de falha no oferecimento de Serviços de Suporte, mesmo que a Microsoft tenha sido alertada quanto à possibilidade destes danos. Em todo caso, a inteira responsabilidade da Microsoft, sob qualquer cláusula deste EULA, deverá ser limitada a maior quantia paga por você pelo SOFTWARE ou US$5,00; se, contudo, você tiver se vinculado a um Contrato de Serviços de Suporte da Microsoft, a inteira responsabilidade da Microsoft no que se refere aos Serviços de Suporte deverão ser regidas pelos termos daquele contrato. Tendo em vista que alguns países e estados não permitem a exclusão ou limitação de responsabilidade por danos conseqüenciais ou indiretos, a limitação acima pode não lhe ser aplicável.
© 1998 pela Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.